Cuidar de um periquito

Como alimentar um periquito

Como alimentar um periquito

Se falarmos de pássaros, os periquitos são dos animais de companhia mais comuns. São muito dóceis e, por isso, podemos treiná-los para que comam em nossa mão, entrem e saiam da gaiola... Mas além de adestrá-los, também deveremos alimentá-los corretamente para que tenham uma vida saudável. Este tipo de pássaro é propenso a sofrer de problemas de obesidade, por este motivo teremos que controlar o que lhe damos para comer. Se quiser saber qual é a melhor dieta para seu animal de estimação, não perca este artigo do umCOMO sobre como alimentar um periquito.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um periquito

Passos a seguir:

1

A ração seca diária que vocês devem proporcionar-lhe deve ser de entre 12 e 15% do seu peso.

2

A dieta deve ser uma mistura específica para periquitos ou ração de alta categoria.

3

Estes pássaros também precisam comer vegetais, de modo que vocês podem preparar um picadinho muito fino de pelo menos quatro dos seguintes ingredientes: pimentão vermelho ou verde, cenoura, pepino, abóbora, verduras de folha verde (acelga, alface, endívia, rúcula, agrião...), tomate, maçã ácida com pele ou brócolis.

4

2 ou 3 vezes por semana vocês podem dar-lhe alguma fruta da época, como prêmio e não em excesso já que contêm muitos açúcares.

5

Aos periquitos não devemos dar as seguintes frutas e verduras: tâmaras, toranja, ameixas, limões, abacate, maracujás, batatas, feijão, vagem, cebola e salsa.

6

Durante o cio e criação é importante a contribuição mineral, que se encontra nos ossos de lula ou pota, ou colocando na gaiola de nosso periquito uma pedra de cálcio.

7

É importante trocar a água todos os dias ou, no máximo, a cada dois dias.

8

Se tiver um periquito em casa, também podem te interessar outros artigos: Como treinar um periquito.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar um periquito, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos

  • Alimente seu periquito com uma dieta saudável e equilibrada.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Tauane silva
Amo meus bicho
Jurema
Faltou dizer que também não se deve dar aos periquitos, alface, pois causa diarreia que pode ser fatal e semente de maçã, pois essas contem doses altas de cianeto, um veneno muito forte. No mais ta excelente as dicas, parabéns.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jurema, obrigada por partilhar conosco essa dica extra! Continue acompanhando as nossas dicas :)
Sueli Ferreira
acabei de ganhar um periquito australiano e tenho muitas dúvidas. Primeiro, tem como saber, mais ou menos, qual a idade dele? É que estou pensando em comprar uma fêmea e penso que deveriam ter a mesma idade. Ele está muito assustado, parece estressado, todas as vezes que me aproximo da gaiola ele fica bem nervoso. Só faz barulho no periodo da manhã, assim mesmo, bem pouco. Eu pensei que cantassem o dia todo. Fica tentando escapar da gaiola, ja percebeu onde fica a portinhola e tenta abri-la de vez em quando. Tenho colocado, todos os dias, frutas e legumes picadinhos, mas ele nem chega perto - só tem comido a ração seca. Qdo toco piano, percebo que ele tb fica muito nervoso - aí eu o coloco em outro cômodo com a porta fechada. Ele foi encontrado na rua há 1 semana. O que posso fazer pra melhorar a situação???
Como alimentar um periquito