Cuidar de um periquito

Quais são as principais doenças dos periquitos

Quais são as principais doenças dos periquitos

Todos os animais correm o risco de ficar doentes e sofrer condições que podem afetá-los em maior ou menor grau. Assim ocorre também com os periquitos, um dos pássaros mais comuns nas residências, que podem se ver afetados por diversas doenças e parasitas. Sempre que vejamos algum sintoma em nosso animal de companhia, deveremos ir ao veterinário para que diagnostique o que está acontecendo com o nosso animal de estimação e administre o tratamento adequado. Com este artigo de umComo.com.br você pode fazer uma ideia de quais são as principais doenças dos periquitos.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu periquito tem ácaros

Índice

  1. Catarro gastrointestinal
  2. Asma
  3. Bronquite
  4. Epilepsia
  5. Fraturas
  6. Paratifose
  7. Piolho

Catarro gastrointestinal

Produz-se quando o periquito ingere alimentos adulterados ou comida verde sem lavar. O pássaro está triste, apresenta uma cor violeta ou roxa, com a parte superior do peito muito distendida, as penas arrepiadas e deixam de comer, mas bebem com muita ânsia. Esta doença dura uns 3-5 dias e, infelizmente, é incurável e o periquito morre. Para evitá-lo, devemos alimentar o nosso animal de estimação com grãos limpos e alface bem lavada.

Asma

Doença crônica que se caracteriza pela dificuldade de respirar. É uma doença difícil de curar (às vezes inclusive impossível), mas não costuma resultar em morte. É importante não cansar o periquito, para que possa respirar mais tranquilamente.

Bronquite

Tal como no caso dos humanos, se trata de uma inflamação dos brônquios e mucosas que cobrem as vias aéreas. Pode-se produzir por causa de germes, pelo pó, etc. É necessário separar de outros exemplares para evitar o contágio e colocar em um lugar ventilado, mas sem correntes de ar.

Epilepsia

Esta condição é comum nos exemplares jovens, é possível reconhecer porque os periquitos se mostram muito alterados, andam à volta pela jaula e terminam ficando paralisados, o que já lhes impede de saltar e voar. Trata-se de uma doença incurável.

Fraturas

Produz-se o rompimento de algum osso, normalmente das asas ou das patas. Em geral, não supõe nenhuma complicação, mas uma má solda do osso poderia deixar o periquito manco.

Paratifose

Quando os periquitos são contagiados por esta doença perdem a alegria, deixam de cantar, ficam com os olhos fechados e respiram aceleradamente, entre outros sintomas. Será necessário isolá-los, mas infelizmente demoram muito pouco para morrer.

Piolho

Trata-se de uns parasitas muito pequenos que se metem debaixo das penas destas aves por causa da má higiene. Os principais sintomas são as penas arrepiadas e o fato dos pássaros estarem inquietos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as principais doenças dos periquitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se você acha que o seu periquito está doente, leve-o ao veterinário.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
64 comentários
A sua avaliação:
Georgiana
A periquita tava bem com seu filhote q já estava com 2 semana,
Daí no outro dia de manhã estava os dois mortos, oq pode ser a causa da morte da mãe com o Filho
A sua avaliação:
Giselia
Meu periquito fêmea morreu e saiu um liquido estranho do pico, em boa quantidade

Nao sei oq aconteceu

Por favor alguem sabe oq significa?
A sua avaliação:
Sirlene
Minha piquitita está cega ela voa meio sem direção se bate nas laterais do viveiro às vezes fica com os olhos fechados. Estou triste com medo que ela morre. Moro na roça não sei oque fazer. Alguém mim ajuda por favor.
A sua avaliação:
robson gutierrez
olá... tinha um periquito que ficou com a gente por 7 anos, sempre bem cuidado. um dia escutei um barulho estranho na gaiola tipo de um piado afogado, fui ver ele estava caido morto com sangue no bico e nas narinas, ficamos arrasados.... o que poderia ser? obrigado
A sua avaliação:
Gabriel
meu periquito ele fica fazendo um som diferente e baixo e nao come direito o que pode ser ?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Gabriel! Impossível saber o que o seu papagaio tem de errado sem um exame físico. Recomendamos que você consulte um veterinário de aves o mais rápido possível para que ele possa recomendar um tratamento adequado. Rápidas melhoras!
A sua avaliação:
shayra
meu periquito ele tomou muito ivomec e n sei oq fzr ele esta enjoado e ta se balançando muito e n quero que ele morra oq fzr?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Shayra! Ele tomou Ivomec oral? Começou com esse comportamento logo após tomar? Você deve consultar um veterinário com a máxima urgência. Pelo que você descreve, o mais provável é que o fármaco tenha entrado nas vias respiratórias e ele está com muita dificuldade em respirar.
Priscila Rangel
Ola boa noite hj estou mt triste. Pq todos os filhotinhos da minha periquita morreram. Vou contar a história qm sabe alguem possa me ajudar pra q isso n aconteça de novo na próxima ninhada. Ganhei um viveiro com uma fêmea e um macho e 2 filhotes desses casal ja grandinho. Essa fêmea teve ms1 ninhada de 2 ovinhos, ms n vingou nenhum. Acredito q tenha sido pq mudou de casa. Daí ligo depois colocou 4 ovos 3 nasceram Ms um acabou morrendo bem pequeno ela o colocou do outro lado do ninho. Agora já estao grandinhos espertos cm 3 meses. Dai ela colocou ms 3 ovos e a outra fêmea q era filha dela q veio junto tb colocou 5 ovinhos e todas as 2 foram do msm macho. Sendo q essa q colocou 5 e do pai dela, a fêmea Ms velha q colocou 3 ovos só nasceu 1. E a fêmea de 5 ovos nasceram 4. Ah umas 2 semanas a tras qnd fui olhar o ninho da q tinha 1 filhote apenas esse filhote estava morto, estava grandinho e empenando. Passado uns 4 dias o 3° filhote da outra fêmea pareceu morto tb a começando a empenar. No dia seguinte o caçula dessa ninhada tb amanheceu morto tb ja tendo as peninhas. Fiquei triste ms ainda conformada por ter 2 filhotes espertinhos cm bastante penujem. Ms qnd foi hj o dia já n começou tão bem. Ao acordar fui olhar o ninho e um filhote estava morto, ms o mas velho ainda estava vivo. Ms qnd foi a tarde ele cabou morrendo. Percebi q eles tinham um pouco as penas abertas. Alguém pode me ajudar me dizendo o q pode ter causado a morte desses meus 5 filhotes? Aki na minha cidade essa época esta um pouco frio, ms eu cubro bem o viveiro pra ajudar a proteger do frio. Agradeço mt se alguem souber dizer o q houve pra q n aconteça de nova. Pq é mt triste.
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Priscila! Pelo que você descreve pode se tratar de uma doença vírica e por isso causou a morte de todas as aves. Se for esse caso, é importante que consulte assim que possível um médico veterinário de animais exóticos, para que seja feito um diagnóstico e mais nenhuma ave sofra o mesmo destino. A única forma de saber exatamente a causa de morte será fazer a necrópsia de alguma das aves que morreu. Esperemos que não volte a passar nenhuma fatalidade.
Vera fagundes
meu periquito está triste,olhos fechados ,arrepiado,quite .O que fazer? Li muitas coisa importantes sobre periquito.Foi de grande valia. Obrigada.
Editor umComo.com.br
Oi Vera! Pelo que você descreve, ele tem sinais clínicos de que está doente. As aves raramente demonstram que estão doentes e quando o fazem é porque está num estado avançado. Assim sendo, a ida ao veterinário de animais exóticos deve ser o mais breve possível.
Rubens mattos
a minha periquita esta com o anus encho o que eu faço,como trata?
Editor umComo.com.br
Oi Rubens! Você necessita levar a sua periquita num veterinário o mais rápido possível para que ele possa fazer um diagnóstico correto e recomendar um tratamento adequado.
A sua avaliação:
Hélvio Amaral
Meus periquitos bebem pouca água, o que é???
Gianini Cavalcanti
Bom, na minha opnião talvez seja por quer eles estejão doente ou a vasilha não esta sendo bem lavada ou pode ser normal mas a minha dica e leva á um veterinario espero que tenha ajudado
A sua avaliação:
vera lucia
Meu periquito está com verrugas na carinha que coçam e stá nascendo mais quase tapando os olhos. suas patinhas estão esbranquiçadas, comprei extrato e thuya eusei na água durante alguns dias e nada adiantou e os carcinhos aumentaram. O que fazer...
Gianini Cavalcanti
Bom, na minha opnião leve para um veterinario ele dira se o passarinho presiza de algo ou esta doente espero que tenha ajudado
A sua avaliação:
Marianni
olá, gostaria de saber quais são procedimentos para curar a asma (ou pelo menos dar uma aliviada).
Gianini Cavalcanti
Bom, na minha opnião deixe eles em um lugar com bastante ar que eles esteja seguros e confortaveis isso aliviara um pouco espero que tenha ajudado
A sua avaliação:
valdany ramalho
boa tarde! o meu periquito só quer ficar encima da gente. tem algum problema dele trazer alguma coisa pra nós.Porque fica muito encima da nossa cabeça e defeca encima da gente. tem algum risco?
Marianni
Isso é óbvio! Mas é só ter um censo mais higiênico.
Gianini Cavalcanti
talvez,Bom na minha opnião leve para um veterinario ele dira tudo oque fazer.
A sua avaliação:
Givanete Gonçalves
boa noite o meu perequito se reproduziu tudo estava normal estes dias quando foi hoje a noite quando fui colocar o curtinado no viveiro encontrei o macho morto sem causa alguma com um pequeno sangramento na narina a femea esta com os filhotes que acabaram de nacer como devo agir acara dele estava arrepiada ele era mais velho que a frmea tem mais eles convivem com os quatro filhotes nassido em abril e dois casais antigos o que devo fazer
Teresina
Tremores e as vezes fica no canto
Cida Elias
Meu periquito Ta triste so pedindo carinho, com as penas arrepiadas, e tem um inchaço na asa e de cor roxa, ele bebe e come normalmente, e asa está caidinha. O que faço? O que ele pode ter?
Gianini Cavalcanti
Bom,Na minha opnião leve para um veterinario de confiança ele dira o que fazer mas sim pode ser falta de cuidados ou pode ter alguma doença espero que tenha ajudado
André
Existe algum tipo de tratamento para epilepsia em periquitos?
Gianini Cavalcanti
Bom,Na Minha opnião diga para um veterinario ele dira o que fazer espero que tenha ajudado
Claudia
Boa tarde, temos um casal periquitos e fazem crias. Neste momento ela está a por ovos (5) e ficou com a parte de baixo da barriga muito inchada. Parece que tem um ovo lá. Está muito murcha, penas levantadas, sentada no chão, pouca força. Alguém tem alguma ideia o que posso ajudar? Agradeço por qualquer dica. Muitos cumprimentos,~ Claudia
Siani
Tente por casinha de periquito pra ela por este o vinho. .As vezes se não coseguirem eles ficam ali parados e é perigoso que morram..põe a casinha e qdo ela por tire o ovos se não quiser a cria..No fundo da gaiola mal sinal.
Gianini Cavalcanti
Bom na minha opnião leve para um veterinario de confiança ele dira o que fazer espero que tenha ajudado Boa Sorte
Douglas diniz
Tenho um piriquito que so fica no fundo da gaiola ele n como e n bebe agua isso pod ser oque?alguma duença?
Hélvio Amaral
Leve ele ao veterinário!
Gilson Marques
Tenho uma casal de periquito, a fêmea aparaceu com um caroço, junto a cloaca, gostaria de saber o que pode ser, e o tratamento. Estou limpando todo dia, para que não haja acumulo de fezes.
Quais são as principais doenças dos periquitos