Como manter um aquário de água salgada
Se optarmos por um aquário de água salgada em vez de um de água doce é porque somos experientes na matéria ou, pelo menos, deveremos sê-lo; já que necessitamos de mais conhecimentos para cuidar deste tipo de infraestrutura do que os necessários para aquários comuns. Por isso, em umComo.com.br, explicamos o passo a passo como manter um aquário de água salgada.
Vai precisar de:
- Aquário
- Sal
- Filtro
- Tubo de luz
- Termo-aquecedor
- Hidrômetro
- Água
Passos a seguir:
O primeiro que devemos saber é que um aquário de água salgada não deve ser menor de 200 litros. Os de tamanho menor são recomendados exclusivamente para água doce.
Estes aquários requerem a instalação de um filtro, um elemento fundamental, já que será responsável por gerenciar as impurezas e resíduos orgânicos da água. Existem filtros de vários tipos e citamos, a seguir, os principais:
- Internos. São úteis e fáceis de usar, mas subtraem a capacidade no aquário.
- Externos. São muito eficientes e são colocados sob o aquário. O problema é que são caros.
- De fundo. Neste caso, a areia é a superfície filtrante. Sua manutenção é bastante complexa.
- Seco-úmido. Estes filtros são os que proporcionam uma maior qualidade, já que não estão sempre inundados e permitem a entrada de oxigênio.
O termostato é um elemento imprescindível, caso tenhamos peixes tropicais, e sua função consiste em manter a água a uma temperatura constante. Apesar de serem aparelhos elétricos, podem ser completamente imersos na água.
Na tampa do aquário, devemos colocar um tubo de luz fluorescente, para regular o crescimento das plantas de nosso aquário. É muito importante utilizá-las, já que a vegetação é uma parte fundamental do ecossistema de nosso aquário.
Devemos ter um hidrômetro, um dispositivo que nos permite controlar a manutenção dos níveis de água salgada nos limites adequados para a sobrevivência dos nossos peixes, ou seja, entre 1.020 e 1.023.
Lembre-se de que o cuidado e a manutenção de um aquário de água salgada requer muita atenção, por isso é importante ter tempo para fazê-lo.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como manter um aquário de água salgada, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.