Cuidar de peixes de água salgada

Como manter um aquário de água salgada

Como manter um aquário de água salgada
Imagem: mascotasdistintas.com

Se optarmos por um aquário de água salgada em vez de um de água doce é porque somos experientes na matéria ou, pelo menos, deveremos sê-lo; já que necessitamos de mais conhecimentos para cuidar deste tipo de infraestrutura do que os necessários para aquários comuns. Por isso, em umComo.com.br, explicamos o passo a passo como manter um aquário de água salgada.

Vai precisar de:

  • Aquário
  • Sal
  • Filtro
  • Tubo de luz
  • Termo-aquecedor
  • Hidrômetro
  • Água
Também lhe pode interessar: Como construir um aquário de água salgada

Passos a seguir:

1

O primeiro que devemos saber é que um aquário de água salgada não deve ser menor de 200 litros. Os de tamanho menor são recomendados exclusivamente para água doce.

2

Estes aquários requerem a instalação de um filtro, um elemento fundamental, já que será responsável por gerenciar as impurezas e resíduos orgânicos da água. Existem filtros de vários tipos e citamos, a seguir, os principais:

  • Internos. São úteis e fáceis de usar, mas subtraem a capacidade no aquário.
  • Externos. São muito eficientes e são colocados sob o aquário. O problema é que são caros.
  • De fundo. Neste caso, a areia é a superfície filtrante. Sua manutenção é bastante complexa.
  • Seco-úmido. Estes filtros são os que proporcionam uma maior qualidade, já que não estão sempre inundados e permitem a entrada de oxigênio.
3

O termostato é um elemento imprescindível, caso tenhamos peixes tropicais, e sua função consiste em manter a água a uma temperatura constante. Apesar de serem aparelhos elétricos, podem ser completamente imersos na água.

4

Na tampa do aquário, devemos colocar um tubo de luz fluorescente, para regular o crescimento das plantas de nosso aquário. É muito importante utilizá-las, já que a vegetação é uma parte fundamental do ecossistema de nosso aquário.

5

Devemos ter um hidrômetro, um dispositivo que nos permite controlar a manutenção dos níveis de água salgada nos limites adequados para a sobrevivência dos nossos peixes, ou seja, entre 1.020 e 1.023.

6

Lembre-se de que o cuidado e a manutenção de um aquário de água salgada requer muita atenção, por isso é importante ter tempo para fazê-lo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como manter um aquário de água salgada, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Fernando Pedrosa
Como posso manter vivas, o máximo de tempo lagostas.
luis fernando
estou pensando em montar um aquario de 600 litros 100x100x60 de agua salgada, mas gostaria q especificassem melhor sobre a quantidade e o tipo de sal que pode ser usado em aquarios, e quanto ao consumo medio de energia de um aquario.
Imagem: mascotasdistintas.com
Como manter um aquário de água salgada