PARTILHAR

Como cuidar de filhote de maritaca

Como cuidar de filhote de maritaca

A maritaca é um pássaro que surgiu no cerrado e é uma das aves mais procuradas pelo tráfico ilegal de animais, por ser domesticada. Apesar de ser um pássaro silvestre, ela pode legalmente ser um animal doméstico e viver em gaiolas, desde que tenha a licença regulamentada pelo Ibama. Hoje em dia, é possível encontrá-la em diversos tipos de clima, inclusive em grandes cidades.

O acasalamento das maritacas acontece de agosto a janeiro e, normalmente, as aves costumam ter de 3 a 5 ovos. Se você adotou o animal ou o encontrou na rua ainda pequeno, antes de levá-lo para a casa o ideal é procurar o ninho para devolvê-lo aos pais, caso isso não seja possível procure o Ibama e leve o pássaro para que possa receber os devidos cuidados e ser reintegrado à natureza corretamente. Se isso não foi possível no momento, você deverá cuidar do filhote de maritaca enquanto espera a assistência do IBAMA. Neste artigo do umCOMO, portanto, explicamos como cuidar de um filhote de maritaca corretamente.

Maritaca filhote

Para saber o sexo de uma maritaca filhote, é preciso ir a um veterinário e fazer um exame de laparoscopia, já que não há diferença física visível entre o macho e a fêmea. Até os 60 dias de vida, o filhote de maritaca é completamente dependente dos pais. O ninho de maritaca é forrado com penas da fêmea e madeira.

Maritaca adulta

Quando adultas, as maritacas medem cerca de 29 cm e podem chegar a pesar 250 gramas. Elas vivem, em média, 30 anos. O animal tem uma cauda curta e azul, um bico cinza com marcas vermelhas nos lados e ausência de pelos ao redor dos olhos.

Dica: veja como cuidar de um filhote de papagaio.

Como cuidar de filhote de maritaca

Se você encontrou um filhote de maritaca sem plumas, ele provavelmente está com 20 ou 30 dias de vida. O pequeno deve ser alimentado com pasta de bucho para louro, que tem os nutrientes essenciais para ele crescer de forma saudável. Este produto contém probióticos e enzimas que fazem o papel dos pais no processo de alimentação e evitam qualquer complicação para o filhote. Você pode comprar a pasta de bucho em pet shops ou lojas especializadas em aves.

Comida para maritaca filhote

Para alimentar o filhote de maritaca, basta colocar o alimento numa seringa e, com muito cuidado, ajudá-lo a comer a papinha. Se o animal for muito pequeno, alimente-o 8 vezes ao dia. Se ele já for maior, pode aumentar o tempo de acordo com as necessidades dele. Para saber se ele precisa se alimentar, apalpe o papo da ave. Se estiver cheio, deixe a comida para depois.

Após os primeiros 50 dias de vida, a maritaca pode consumir outros alimentos além da pasta. Quando começar a ganhar penas, dê a ele uma mistura de Neston com água ou gema de ovo cozida com maçã ralada. Aqueça um pouco os ingredientes e dê em temperatura média para a maritaca. Aos poucos, introduza outras frutas, verduras e sementes. Depois disso, o filhote pode começar a comer ração junto com estes outros alimentos. Não se esqueça de sempre deixar um bebedouro com água na gaiola. Veja como encher um bebedouro de pássaros.

Como cuidar de filhote de maritaca - Como cuidar de filhote de maritaca

O que maritaca come?

Na natureza as maritacas se alimentam de frutas, algumas plantas, pétalas e até pólen em alguns casos. Se você observar bem o bico curto e côncavo, pode perceber que ele é essencial na alimentação das maritacas para que elas consigam extrair a polpa das frutas.

As maritacas gostam de frutas doces, no geral, e até sementes, que variam dependendo da região em que ela habita. Coco, jabuticaba, banana, caju, manga, mamão, goiaba, são apenas alguns exemplos de frutas que as maritacas costumam bicar para se alimentar.

No caso das maritacas adultas em cativeiro, portanto, as frutas podem ser oferecidas até mesmo com casca, como elas estão na natureza. Na verdade, isso até ajuda na manutenção do bico e garras. Já no caso das sementes e castanhas, é preciso disponibilizá-las com moderação para evitar sobrepeso.

Onde abrigar o filhote de maritaca

Deixe o filhote de maritaca numa gaiola para filhotes, que é menor e mais preparada para abriga-lo de forma segura. Depois que ele completar 50 dias, pode transferi-lo para uma gaiola de pássaro adulto, para ajudá-lo a exercitar as asas e aprender a voar.

Não se esqueça de, nos primeiros dias, manter o local aquecido. A gaiola também deve ficar num local que receba a luz do sol, mas com o cuidado de não ficar muito calor. Sempre forre com jornal e limpe com frequência. Quando a maritaca ficar maior, compre acessórios e brinque com ela sempre que puder.

Estes animais são aves que costumam gritar muito. Para tentar diminuir o barulho, diminua os ruídos na casa, já que ele, normalmente, quer chamar atenção e ser mais barulhento que o ambiente. Preste atenção na razão do grito. Se estiver muito frequente, leve a ave para um veterinário para descobrir o motivo de tanto escândalo, pois isso é essencial para cuidar de filhote de maritaca.

Para garantir a segurança completa da maritaca filhote, sugerimos as dicas do post sobre como evitar que seu pássaro fuja.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de filhote de maritaca, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se as fezes estiverem muito líquidas, algo está errado. Consulte um centro veterinário para receber o atendimento correto e, assim, acolher o seu novo amigo da melhor forma.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
A sua avaliação:
Rosana Barbosa
Eu posso ter uma maritaca

A sua avaliação:
Ana
Estou cuidando de dois filhotes de maritaca que a mãe deles faleceu e um deles cole bem mas o outro não come nada ele nem se quer abre o bico eles já tem penas mas não em todas as regiões do corpo e queria saber se talvez ele só não goste de comer o alimento que eu dou a ele ou se ele está doente e também queria saber se já posso dar água a eles pq eles ainda não conseguem bicar nada tudo tem que ser dado com seringa ou colher com ponta pra eles e o alimento atual que estou dando é fubá um meladinho de fubá morno e um deles come super bem o outro nem se quer abre o bico eu estou tento que abrir o bico dele pra alimentar e mesmo assim ele ainda joga tudo no chão e come só o pouquinho que desce pela garganta
A sua avaliação:
Gabriela Gabriela
Estou cuidado de uma maritaca de 10 dias os olhos ainda não abriu e um dos olhos esta como uma bolha d'água, não sei o que fazer
A sua avaliação:
Pedro
Se alguém me prendesse numa jaula sem eu ter cometido nenhum crime, eu também ficaria gritando e tentando fugir desesperadamente.
João
Quanta ignorância. Esse artigo aqui é sobre como cuidar de uma maritaca que caiu do ninho e não tem como se sustentar, ou está machucada. Nada impede a pessoa de soltar depois de um tempo. A jaula não tem o intuito de prender por maldade e sim de impedir o animal de se assustar e fugir para a morte por predadores e ou mesmo fome/sede.

Dar liberdade ao animal e soltá-lo na natureza é ótimo, mas de nada adianta se ele não consegue sobreviver lá fora sozinho. É a mesma coisa de abandonar no chão e falar 'dane-se, a natureza que cuide, não é problema meu'.
A sua avaliação:
Marília
Estou com um filhote aqui ,quando dou a papa pra ele ,fica regorgitando e meio inquieto. É normal?
A sua avaliação:
JOSÉ
porque os filhotes de 15 dias ou mais ficam de barriga pra cima quando colocamos em em pé
A sua avaliação:
Waldir Barboza
Top os artigos relacionados a animais,sendo que pelo bem da sobrevivência Humana o ideal e correto, é todo animal que esteja fora da natureza seja encamingada ao Ibama.
A sua avaliação:
Gilvane de Jesus
Olá bom dia eu tenho dois filhos de marista dou comida na ceringa uma já está quase coberta de penas a outra não, de elas comiham bem de dois três dias para cá elas não estão querendo começar já mudei a alimentação eu dava fubá de milho comprei farinha láctea estou preoculpada o que pode ser?
A sua avaliação:
Wendel
Com quantos dias a maritaca fica todo cheia de penas
A sua avaliação:
Eduarda
ME AJUDEM ... TENHO 3 bebês recém nascidos, ja alimentei com papinha de fubá e dei água, mas elas não param de gritar estou ficando muito preocupadas me digam oq pode ser ou fazer..
Wendel
E normal amigo todas ficam assim
Wendel
E normal amigo de elas fica gritando
Mary
Não sei se procede mas li que não pode dar água.
A sua avaliação:
Eduarda
Por favor me ajudem, ja dei papinha de fubã,água e elas não param de gritar, elas são recém nascidas e n abriram os olhos ainda, elas gritam muito me ajudem não quero perdelas.
Gilvane de Jesus
As vezes e frio, as minhas comiam bastante a gora não estão querendo comer não sei o que pode ser.
A sua avaliação:
Franciele Alves
tenho um filhote de cocota e não sei o que dar pra ela comer . vi alguns videos que as pessoas dão até papinha de bebê pronta pro filhote
queria saber se pode dar isso ou tenho que comprar algo específico pro filhote?
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Franciele. Além das dicas do artigo acima, também indico a leitura desse outro que é específico sobre alimentação das maritacas: https://www.peritoanimal.com.br/o-que-maritaca-come-23102.html
La branquinho barbosa
Se eu for criar ela e depois soltar preisa ter algum cuidado especifico ou ensinar ela a voa?😊
David das Chagas
Bom dia, acabei de pegar uma Maritaca aparentemente já deveria ser domesticada pois não está muito espantada gostaria de saber qual remédio devo dar para ela eliminar parasitas, e qual alimentação apropriada para a mesma? percebi que a mesma está com as patas meias fechadas fato esse que ocorreu após a chegada na minha residência.Desde já agradeço pela ajuda
Att.
David das Chagas
Alexandre Benedito Novaes
Depois de cuidar do filhote de maritaca, como solta-lo para voltar para a natureza?
Qual período do ano as maritacas ficam na região do estado de São Paulo?
A sua avaliação:
Luis Alberto da Silva Mendonça
Por favor me ajudem estou preocupado choro toda hora quando lembro da minha maritaca chamava quito cuidei com amor mas tinha do que ficasse presa com uns dois meses soltei minha maritaca com as outras e voo chorei mas comia papa ainda e bicava frutas ficou no pe de goiaba o bando veio ficaram juntas um tempo depois ela vôo junto sera que esta bem ou não me ajudem por favor com essa resposta???
fabiola resende
Se ela voou então é pq estava apta, sinal que vc cuidou bem. Ela vai acompanhar o bando e até arrumar um parceiro ou parceira. Vai cumprir a função ecológica dela que é dispensar sementes e plantar árvores... Não fique triste ela está bem
Leni Gardini
eu criei uma maritaca desde pequenina...ela vivia fora da gaiola de dia e de noite eu fechava a gaiola por causa dos gatos visinhos. Criava ela solta em casa...adorava tomar banho na torneira do tanque. Um dia ela recebeu visitas de outras maritacas e era aquela algazarra e gritaria. Então eu soltei ela e disse: Quer ir junto? Pode ir! ela olhou para mim como dissesse: Posso ir mesmo? Ficou um tempinho parada e depois...foi embora com a turma. Anos depois estes dias me apareceu duas maritacas adultas me rodeando a casa e dormem na minha garagem toda noite! Cedo elas vão embora! Poderia imaginar a sujeira que iriam fazer na minha garagem quando passavam a noite, mas pelo meu espanto não fizeram uma sujeirinha sequer! Só dormiam mesmo! Acredito que seja a minha queridinha que criei, e ela veio me visitar! Agora meu sobrinho hoje me traz mais três filhotes de maritacas para eu cuidar!! começar tuuuudo de novo! kkkk
Como cuidar de filhote de maritaca
1 de 2
Como cuidar de filhote de maritaca

Voltar ao topo da página ↑