Partilhar

Como cuidar de filhote de maritaca

Como cuidar de filhote de maritaca

A maritaca é um pássaro que surgiu no cerrado e é uma das aves mais procuradas pelo tráfico ilegal de animais, por ser domesticada. Ela pode legalmente ser um animal doméstico e viver em gaiolas, desde que tenha a licença regulamentada. Hoje em dia, é possível encontrá-la em diversos tipos de clima, inclusive em grandes cidades.

O acasalamento das maritacas acontece de agosto a janeiro e, normalmente, as aves costumam ter de 3 a 5 ovos. Se você adotou o animal ou o encontrou na rua ainda pequeno, veja neste artigo do umCOMO como cuidar de um filhote de maritaca.

Identificando o animal

As maritacas medem cerca de 29 cm e podem chegar a pesar 250 gramas. Elas vivem, em média, 30 anos. O animal tem uma cauda curta e azul, um bico cinza com marcas vermelhas nos lados e ausência de pelos ao redor dos olhos.

Para saber o sexo de uma maritaca, é preciso ir a um veterinário e fazer um exame de laparoscopia, já que não há diferença física visível entre o macho e a fêmea. Até os 60 dias de vida, os filhotes são completamente dependentes dos pais. O ninho de maritaca é forrado com penas da fêmea e madeira.

Dica: veja como cuidar de um filhote de papagaio.

Como alimentar filhote de maritaca

Se você encontrou um filhote de maritaca sem plumas, ele provavelmente está com 20 ou 30 dias de vida. O pequeno deve ser alimentado com pasta de bucho para louro, que tem os nutrientes essenciais para ele crescer de forma saudável. Este produto contém probióticos e enzimas que fazem o papel dos pais no processo de alimentação e evitam qualquer complicação para o filhote. Você pode comprar a pasta de bucho em pet shops ou lojas especializadas em aves.

Para alimentar o filhote de maritaca, basta colocar o alimento numa seringa e, com muito cuidado, ajudá-lo a comer a papinha. Se o animal for muito pequeno, alimente-o 8 vezes ao dia. Se ele já for maior, pode aumentar o tempo de acordo com as necessidades dele. Para saber se ele precisa se alimentar, apalpe o papo da ave. Se estiver cheio, deixe a comida para depois.

Após os primeiros 50 dias de vida, a maritaca pode consumir outros alimentos além da pasta. Quando começar a ganhar penas, dê a ele uma mistura de Neston com água ou gema de ovo cozida com maçã ralada. Aqueça um pouco os ingredientes e dê em temperatura média para a maritaca. Aos poucos, introduza outras frutas, verduras e sementes. Depois disso, o filhote pode começar a comer ração junto com estes outros alimentos. Não se esqueça de sempre deixar um bebedouro com água na gaiola. Veja como encher um bebedouro de pássaros.

Como cuidar de filhote de maritaca - Como alimentar filhote de maritaca

Onde abrigar o filhote de maritaca

Deixe o filhote de maritaca numa gaiola para filhotes, que é menor e mais preparada para abriga-lo de forma segura. Depois que ele completar 50 dias, pode transferi-lo para uma gaiola de pássaro adulto, para ajudá-lo a exercitar as asas e aprender a voar.

Não se esqueça de, nos primeiros dias, manter o local aquecido. A gaiola também deve ficar num local que receba a luz do sol, mas com o cuidado de não ficar muito calor. Sempre forre com jornal e limpe com frequência. Quando a maritaca ficar maior, compre acessórios e brinque com ela sempre que puder.

Estes animais são aves que costumam gritar muito. Para tentar diminuir o barulho, diminua os ruídos na casa, já que ele, normalmente, quer chamar atenção e ser mais barulhento que o ambiente. Preste atenção na razão do grito. Se estiver muito frequente, leve a ave para um veterinário para descobrir o motivo de tanto escândalo, pois isso é essencial para cuidar de filhote de maritaca.

Dica: confira também como evitar que seu pássaro fuja.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de filhote de maritaca, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se as fezes estiverem muito líquidas, algo está errado. Consulte um centro veterinário para receber o atendimento correto e, assim, acolher o seu novo amigo da melhor forma.

Escrever comentário sobre Como cuidar de filhote de maritaca

Como cuidar de filhote de maritaca
1 de 2
Como cuidar de filhote de maritaca

Voltar ao topo da página