menu
Partilhar

Como os peixes se reproduzem

Como os peixes se reproduzem

A vida marinha é fascinante e o acasalamento é parte do processo natural de reprodução dos peixes. No entanto, é um processo diferente, diverso e muito interessante que se faz de forma externa ou interna, geralmente com ovos, mas nem sempre é assim.

Se gosta do mundo marinho com certeza que vai querer saber como os peixes se reproduzem, por isso em umComo explicamos para você, além de dar outros dados curiosos para nutrir a sua mente e para que conheça bem mais sobre estes seres do mar.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um peixe guppy

Segundo a tipologia

Os peixes podem ser ovíparos, vivíparos e ovovivíparos, isto quer dizer que podem se reproduzir por meio de ovos e inclusive ter peixes já desenvolvidos.

O acasalamento dos peixes ocorre de forma extensa; apesar de existirem machos e fêmeas, não são facilmente diferenciáveis porque não têm um órgão exterior que o identifique. São muitos os fatores que influenciam no ciclo de reprodução dos peixes, como a alimentação, a luz, a estação do ano ou as temperaturas; estudos revelam que quanto maior a temperatura, menor o período de incubação.

  • Se forem ovíparos, os ovos navegarão pela água junto com os espermatozoides do macho. Alguns são mais densos e descem até ao fundo do mar, enquanto outros navegam com a água. Em qualquer caso podem proteger os seus ovos em bolhas até que elas estourem, e outros podem inclusive guardá-los dentro da boca.
  • Os vivíparos dão à luz peixes completamente formados, por isso o processo de incubação é feito de forma interna em aproximadamente 400 espécies de peixes deste tipo.
  • Os ovovivíparos são similares aos vivíparos, a sua fecundação é feita de forma interna através dos gonopódios do macho, que introduz os ovos na fêmea. Os sexos são mais fáceis de identificar, já que a fêmea é maior, enquanto o macho possui cores mais vivas. Um dado interessante dos ovovivíparos é que a fêmea, depois de colocar ovos pela primeira vez, não precisará do macho para fecundar pela segunda vez, já que reserva um pouco de esperma da vez anterior.
Como os peixes se reproduzem - Segundo a tipologia

Peixes hermafroditas

Apesar de existirem peixes machos ou fêmeas, alguns peixes podem ser hermafroditas. Este tipo de peixes são muito interessantes principalmente quando vivem em aquários ou tanques, já que não precisam de um sexo fixo porque podem alternar entre macho ou fêmea na hora do acasalamento. Este caso é conhecido como hermafroditismo simultâneo.

Existe outro tipo de hermafroditismo em que os peixes são machos durante a primeira etapa de suas vidas e depois se convertem em fêmeas; este caso é denominado hermafroditismo protândrico, e é muito comum nos robalos.

Quando o peixe se comporta no início de sua vida como fêmea e depois altera para macho, é denominado de hermafroditismo protogênico.

As migrações nos peixes

Alguns peixes iniciam uma aventura migratória para o processo reprodutivo, que pode ser realizado sozinho ou em casal, para muitos ou poucos quilômetros de distância e com um ritual que pode durar várias etapas até desovar. Este tipo de ritual é comum nos peixes mero e pargo. Segundo a espécie, ano após ano procurarão o lugar ideal para o acasalamento.

Quando os peixes vivem em nosso aquário é importante criar as condições adequadas para que cresçam saudáveis, ao mesmo tempo que é necessário identificar se alguma das espécies está grávida. Ao adquirir seus peixes é bom saber o modo de reprodução que possuem; em umComo.com.br oferecemos a você alguns artigos que poderão ajudar em sua criação, descubra:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como os peixes se reproduzem, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
vitoria
os lambari(piaba) se reproduzem rápido ?quanto tempo?como saber qual e femea?
neid land mescouto da silva
o peixe mantem relação sexual
Adulai
Como e que sabes tudo sobre os peixes?

Como os peixes se reproduzem
1 de 2
Como os peixes se reproduzem

Voltar ao topo da página