Partilhar

Como saber se meu periquito é macho ou fêmea

Sociáveis e carinhosos, os periquitos são uma das aves mais apreciadas como animal de estimação. Estes pássaros provêm da Austrália, mas seu uso como bicho de estimação estendeu-se por praticamente todo o mundo devido a seu bom caráter e suas atraentes cores. Se você comprou um periquito e não tem muita experiência no cuidado destes animais, com certeza se perguntou alguma vez como saber se é macho ou fêmea. Em umComo.com.br ajudamos você a descobrir.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu papagaio é macho ou fêmea

A cera das narinas

As narinas são os orifícios nasais por onde respira o periquito, e encontram-se na parte alta do bico. Estão cobertas por uma cera que será de uma cor ou outra dependendo do sexo do animal.

Em geral, os periquitos machos têm esta cera de cor azul (como o da foto que ilustra o artigo) e as fêmeas marrom rosado.

Isto, que é extremamente fácil, se complica em três situações:

  • Animais jovens: até os 3 ou 4 meses a cera não adquire a cor definitiva, ainda que com uma exploração minuciosa possa ser observado que os machos têm a cor mais uniforme que as fêmeas.
  • Ácaros: há um tipo de sarna, muito comum nos periquitos, em que a cera que cobre as narinas fica tampada por crostas. Nesse caso é necessário iniciar um tratamento, e, ao cair as crostas, poderá ser vista a cor real.
  • Nem todos os periquitos machos têm a cera azul, ainda que a imensa maioria tenha. Nestes casos recomenda-se seguir o método de palpação celômica, que explicamos a seguir.

Métodos complementares

Uma forma de saber se um periquito é macho ou fêmea é através do caráter, bastante mais agressivo e desconfiado no caso das fêmeas, que costumam mostrar mais resistência para serem tocadas.

Outra maneira de averiguar o sexo do periquito, bastante complicada, é a palpação da cavidade celômica. O celoma é uma cavidade que existe no ventre do periquito que abriga, entre outras coisas, o oviduto e os ovos, se for o caso.

Nas fêmeas, se as pegarmos com cuidado e lhes apalparmos a parte ventral do abdome, poderemos sentir um oco no interior, inexistente nos machos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu periquito é macho ou fêmea, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como saber se meu periquito é macho ou fêmea

15 comentários
Vanessa
Tenho dois periquitos amarelos um tem a narina marrom ea outro é um azul muito mais muito fraquinho mesmo e é todo colorido o outro e todo amarelo qual deles é macho ea fêmea
maxuel
tenho um periquito, mas eu não sei se é macho ou fêmea como eu faço pra saber ?
Brena
meu periquito tem a cera azul escuro ele é macho?
Raimundo nonato garrossobrinho
eu tenho o casade piriquito brasileiro verde mais eu não conheço o macho e fermia
joao vitor
Tenho 2 periquitos um e tem a cor da cera azul bem forte ja a outra e rosa claro nao tanto claro e nas bordas de cima e azul banqueado e mocho ou femea?me ajudem quero formar um casal e tirar muitos filhote.Obg
Paulo Roberto Queiroz
Me periquito,nao sei bem certo,tem as narinas um pouco azulado,émacho ou fêmea?
iara
o meu piriquito e macho porque as narinas tem uma cor azul
gabriel barbosa lameu
como saber se meu periquito verde da mata atlântica é macho ou femea
Rhaiza souza
Quando eh a epoca de botarem ovo
Nayana
Tenho um casal de periquitos Austrálianos, um tinha a carancula azul e esse foi me vendido como macho, só que agora ficou marrom . E a do outro e rosada. Qual seria o macho ou a fêmea estou na dúvida. Espero a resposta, obrigada.

Voltar ao topo da página