As pulgas, piolhos e ácaros

Como saber se meu papagaio tem parasitas

Como saber se meu papagaio tem parasitas

Ainda que os papagaios sejam aves muito resistentes às doenças, às vezes podem ter parasitas, como a maioria dos animais. Segundo a zona do papagaio onde atuem estes parasitas, podemos distinguir entre parasitas internos e parasitas externos. Em umComo.com.br damos as chaves para você saber se seu papagaio tem parasitas e de que tipo, para poder agir corretamente e combatê-los.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu papagaio está doente

Parasitas internos

Quando falamos de parasitas internos nos referimos, basicamente, aos vermes intestinais e a um tipo de protozoário (parasitas microscópicos) chamado coccídeo.

Ambos são bastante frequentes; de fato, os papagaios que vivem em liberdade costumam ter um verdadeiro número destes parasitas em seu intestino sem que lhes provoquem sintomas.

O primeiro sinal que você notará caso seu papagaio tenha parasitas internos é a diarreia. Nos casos de diarreia, as fezes aparecem menos sólidas, com a consistência diminuída.

Parasitas externos

Os parasitas externos que podem afetar os papagaios são fundamentalmente, os ácaros.

São menos frequentes que os anteriores, exceto em periquitos.

Quando ocorre em papagaios, costuma-se notar nervosismo, sinais de coceira e às vezes queda de penas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu papagaio tem parasitas, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Daniel
Meu papagaio sempre pareceu estar bem, falava bastante seu humor é quase sempre o mesmo, mas há tempos vejo uma espécie de verme andando pela casa, me perguntava da onde aquilo estava vindo, pensava que poderia ser do esgoto, mas tambem, imaginava que pudesse vir dele, hoje, notei que há vermes em suas vezes também, há algum remédio que me recomendas dar a ela? Ele ainda está bem, mas não quero esperar ele ficar mal para agir, pode ser tarde demais.
A sua avaliação:
Touro ferdinando
Lixo,nao falou bosta nenhuma do assunto
Angela Plibersek
Sim Editor, os 2 veterinários são especialista em aves. Agora me indicaram uma terceira que vou levar, vamos ver se resolve.
Angela
Tenho um papagaio que está a 40 anos comigo. Ele durante o dia fica solto e vem algumas rolinhas no pedestal dele. Ele começou a se coçar eu levei ao veterinário receitou ALLAX + antibiótico, não adiantou, levei a outro veterinário o mesmo disse que era seborreia, mandou eu dar banho e passar vinagre, antibiotico e deu também o Piusana, mas nada adiantou, parece que ele arranca a penugem e na penugem tem uma coisinha dura e preta. Será que você poderia me dar uma luz? Obrigada
Marlene
Boa tarde por favor o mesmo acontece com meu papagaio assim como a Angela tbm levei ao vet os mesmos procedimentos e ele tbm continua com o mesmo problema, por favor nos dem uma resposta.
Editor umComo.com.br
Oi Marlene! Existem várias possibilidades para a ave apresentar esses sinais. Nomeadamente parasitas, dermatite ou outras doenças subjacentes. Sem avaliar o animal e fazer provas complementares é muito difícil ter uma luz sobre um possível diagnóstico. Acredito que a situação seja muio frustrante porque já consultou dois médicos veterinários diferentes. Os veterinários eram especialistas em animais exóticos?
A sua avaliação:
ELISABETE MARIA NASCIMENTO
Me ajudem . meu papagaio está com uns sete anos .Hoje coçando sua cabeça ,descobri um carocinho em seu pescoço ,e as fezes tbm estão com bastante liquido ,as penas do rabo poucas e arriadas e fica assim meio que arrepiadas ao longo do corpinho , entre as asas fica assim meio que mais altas as penas proximo ao rabo . Pelo amor de Deus me ajudem.
João Thomazetto
Pode levar no Veterinário mesmo se for ilegal, em nosso conselho de ética devemos tratar qualquer animal com problemas e em caso de animais não registrados não iremos entrar em contato com as autoridades, isso só acontece em caso de maus tratos ao animal.
Sueli
Meu papagaio esta tendo tipo de uma caimbra nas perninhas pode ser algum problema de saúde
Melissa
Se ele tem, oque deve ser feito ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Melissa, se seu papagaio tiver parasitas, o melhor a fazer é consultar um veterinário e seguir as suas indicações.
conceicçao
Meu papagaio esta apresentando fezes com sangue,e regurgitando uma baba viscoça o que sera?
Joao
Leve a um vet seu animal pode estar com problemas sérios, não se preocupe caso ele seja ilegal nós Veterinários não denunciamos animais irregulares.
Como saber se meu papagaio tem parasitas