Partilhar

Como tratar picada de marimbondo em cachorro

 
Por Márcio Menino. Atualizado: 5 julho 2018
Como tratar picada de marimbondo em cachorro

Chegando a primavera e o verão os passeios pelo jardim da cidade e floresta acabam por se tornar um pouco mais perigosos para os nossos cachorros. Devido à sua curiosidade natural e necessidade de cheirar o mundo à sua volta para o compreender os nossos cães correm o risco de ser picados por abelhas e marimbondos. Neste artigo do umComo explicamos como tratar picada de marimbondo em cachorro para que ele possa continuar a brincar sem problemas.

Reações à Picada de Marimbondo

Se o seu cachorro for picado por um marimbondo, a primeira reação dele vai ser um latido alto de dor. Em seguida ele vai fugir do local a correr mas vai ficar a olhar para o sítio onde estava em busca do marimbondo que o picou. Quando se sentirem um pouco mais seguros vão procurar aliviar a dor e a coceira derivados da picada. Nessa altura é essencial que com a ajuda de um lupa consigamos encontrar a zona picada, que aparecerá inchada e vermelha. Geralmente o inchaço derivado da picada de marimbondo nos cachorros é bastante grande, e ocorre na maior parte dos casos na zona do nariz e da boca porque eles vivem constantemente cheirando as flores e tentando morder os insetos. Com a lupa verifique se o ferrão continua no cachorro e retire-o para que não injete mais veneno no pobre animal. Pode utilizar um cartão de crédito ou a carta de condução para raspar o ferro.

Como tratar picada de marimbondo em cachorro - Reações à Picada de Marimbondo

Tratando o Cachorro

Se o seu cachorro tiver sido picado no nariz ou na boca o melhor será procurar um veterinário que possa administrar um anti-histamínico e uma pomada para aliviar o inchaço e a dor. Se o inchaço não for muito grande e ele conseguir respirar pode dar um anti-histamínico que tenha em casa fornecido anteriormente pelo veterinário. Prepare também um saco com gelo para colocar na zona da picada a fim de aliviar a dor e a coceira do cachorro. No entanto deve ficar atento aos sinais dados pelo cachorro porque a picada do marimbondo pode provocar reações bem mais graves no seu cachorro, como vômitos, diarreia, cansaço rápido, se assim for leve imediatamente o cachorro no veterinário para que lhe sejam administrados fluídos e medicamentos para tratá-lo.

Sugestão: Primeiros-socorros e cuidados obrigatórios para tratar uma picada de marimbondo

Como tratar picada de marimbondo em cachorro - Tratando o Cachorro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar picada de marimbondo em cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como tratar picada de marimbondo em cachorro

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar picada de marimbondo em cachorro
1 de 3
Como tratar picada de marimbondo em cachorro

Voltar ao topo da página