Partilhar

Como tratar a indigestão em cães

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar a indigestão em cães

Quando um cão vomita ou fica em posições estranhas, pode ser que esteja sofrendo de indigestão. A indigestão em cães ocorre quando o alimento fica mais tempo do que o normal em seu intestino, isto lhe produz alguns incômodos no estômago que fazem com que seu animal se sinta fraco e com náuseas.

Em umComo contamos a você como tratar a indigestão em cães para que você saiba o que fazer quando seu animalzinho se sente mal e como pode evitar que volte a acontecer.

Também lhe pode interessar: Como tratar a paralisia em cães
Passos a seguir:
1

Se seu cachorro vomitou por causa de uma indigestão, o primeiro a fazer é não dar comida a ele até que tenham passado 12 horas do vômito. O motivo é que se ele voltar a comer é bastante provável que o cachorro volte a expulsar a comida, portanto, é melhor deixar que ele descanse o estômago e que se sinta melhor.

Após as 12 horas você deverá dar-lhe comida, mas de forma progressiva, isto é, comece dando só 1/8 da quantidade habitual e depois vá aumentando a quantidade à medida que passam os dias. Ao terceiro dia, seu cão já poderá voltar a comer normalmente.

2

Você também deve tratar a indigestão em cães através da hidratação. Quando um cachorro tem indigestão é importante aumentar a quantidade de água que ele toma habitualmente. Quando o animal vomita ou tem diarreia, perde muita água e, por isso, é importante prestar mais atenção na hidratação de seu cão.

No entanto, você deve ter em conta que as doses de água devem ser dadas aos poucos, porque se ele beber uma grande quantidade de água de uma vez é muito provável que volte a vomitar. O segredo está em dar muita água a ele, mas de forma progressiva ao longo do dia.

3

Outro recurso que você pode usar para tratar a indigestão em cães é dar a ele um chá com ervas medicinais. Por exemplo, o chá de camomila funciona muito bem para tratar de reduzir as náuseas nos animais.

Você pode dar esta infusão durante as 12 horas nas quais seu cachorro não deve comer nada, como te contamos no ponto número 1. A ideia é que seu cão vá tomando camomila em vez da comida, deste modo, você conseguirá desinflamar a zona afetada e que seu cachorro se sinta melhor.

4

Se após seguir estes conselhos que demos em umComo sobre como tratar a indigestão em cães seu animal continuar vomitando, procure um veterinário para que ele realize um diagnóstico claro e descarte qualquer outra doença que não seja uma simples indigestão.

Você deverá fazer a mesma coisa se notar que as fezes de seu cão contêm sangue: pense que as indigestões em cães podem produzir úlceras estomacais.

5

Para prevenir a indigestão em cães você deve seguir uma série de conselhos que tornarão a vida de seu animal mais saudável. Tome nota destes conselhos:

  • Dê uma alimentação saudável e nas quantidades recomendadas para a raça de seu cão; neste artigo revelamos para você quanto seu cachorro deve comer.
  • Tente evitar que o cão coma de uma forma ansiosa: você pode conseguir isto dividindo a ração de seu cão em duas porções, deste modo ele comerá de uma forma mais pausada e melhor para seu estômago.
  • Após comer, repouso. Tente evitar que seu cão comece a correr logo após ter comido, pois ele pode sofrer de um corte digestivo e, portanto, sofrer de dores estomacais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a indigestão em cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como tratar a indigestão em cães

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar a indigestão em cães
Como tratar a indigestão em cães

Voltar ao topo da página