menu
Partilhar

Dormir com cachorro faz mal?

 
Por Juliana Ribeiro. 4 março 2022
Dormir com cachorro faz mal?

Muitas pessoas decidem dormir com seus cachorros. O desejo de tê-los por perto, a adoração que sentem por eles e o carinho mútuo entre animais e humanos impedem impulsionam muita gente a recusar um descanso sem seus peludos. É um detalhe que serve para fortalecer ainda mais a relação entre os pets e seus tutores.Mesmo assim, existem dúvidas sobre se essa prática é realmente positiva.

Nas noites mais frias, muita gente quer dormir com um cachorro ao lado por causa do calor que ele proporciona. Ainda assim, você deve levar em conta todas as vantagens e desvantagens de descansar acompanhado de um cachorro para decidir se é conveniente continuar dormindo assimcom esse hábito. Para descobrir se dormir com cachorro faz mal e conferir as vantagens e desvantagens, recomendamos que você continue lendo este artigo no umCOMO.

Também lhe pode interessar: Posso dormir com meu cachorro?

É bom ou ruim dormir com o cachorro?

Você costuma dormir com seu cachorro? Isso não é ruim se uma série de condições forem atendidas. Se o seu peludo estiver saudável, livre de parasitas e completamente limpo, não há risco. De qualquer forma, as caminhadas diárias pela rua fazem com que ele acumule sujeira e até pegue algum tipo de doença.

Tem gente que costuma se perguntar se dormir com cachorro faz mal espiritualmente. Mas não há nada que indique qualquer problema, de ordem espiritual, em dormir ao lado de seu amigo peludo.

Para dormir com seu cachorro, porém, você deve evitar que ele fique doente. É necessário, portanto, levar o animal ao veterinário pelo menos duas vezes ao ano (a cada 6 meses) cumprindo o calendário de vacinação marcado e desparasitando-o interna e externamente de forma periódica.

Além disso, é importante dar banho no seu cachorro mensalmente, e escovar o pelo para eliminar ou prevenir possíveis parasitas. No umCOMO, também recomendamos que se limpe as patas sempre que regressar da rua para casa após um passeio. Contamos como fazer isso em nosso post Como cuidar das patas do meu cachorro.

Dormir com cachorro faz mal? - É bom ou ruim dormir com o cachorro?

Quais são os benefícios de dormir com o cachorro?

Compartilhar horas de sono com seu cachorro lhe trará uma série de benefícios para a saúde:

Ajuda a baixar a pressão arterial

De acordo com um artigo publicado pelo Journal of Behavioral Medicine(¹), pode-se afirmar que existe uma relação de causa e efeito entre dormir na cama com um cachorro e a redução da pressão arterial. Este aspecto é essencial para descansar e dormir.

Sensação de segurança

Outro benefício de dormir ao lado do seu amigo peludo é experimentar uma sensação de proteção. Ao tê-lo perto, você notará como adormece com uma sensação mais forte de segurança. Além disso, é muito positivo para aquelas pessoas que são especialmente sensíveis a qualquer tipo de ruído, pois ter a companhia de seu cachorro dará maior confiança.

Reduz a ansiedade e aumenta a felicidade

Por estar em contato ou perto de seus parentes, os cães se sentem felizes. Por isso, liberam serotonina, ou seja, aquela substância conhecida como o hormônio da felicidade. Dormir com eles ajuda os pets a se sentirem mais seguros e felizes, porque partilhar a cama é uma boa forma de proporcionar bem-estar a eles.

Fortalece o vínculo afetivo

Quais são os benefícios de dormir com um cachorro? Outra razão é que, assim como descansar com outra pessoa reforça o vínculo afetivo com ela, já que é um ato íntimo, o mesmo acontece com os cães: dormir com seu peludo é importante para estreitar e fortalecer a relação.

Reduzir o estresse

Outra questão boa de dormir com o cachorro é a redução do cortisol, o hormônio do estresse em humanos. Dormir com seu animal de estimação ajuda a reduzir os níveis desse hormônio no organismo, promovendo, assim, um melhor descanso e um sono de qualidade.

Por que é ruim dormir com um cachorro?

Apesar dos grandes benefícios mencionados na seção anterior sobre dormir com um cachorro, também existem aspectos negativos a serem considerados. Deixar o cachorro subir na cama é contraproducente se falarmos de aspectos como higiene, o perigo de contrair infecções e a diferença nos ciclos de sono. Esses são os principais problemas.

Higiene

É ruim dormir com animais de estimação, mesmo que você cumpra as regras básicas de higiene em casa. Os animais domésticos são transmissores de infecções apesar de estarem vacinados e em boas condições de saúde. Bactérias, parasitas e vírus que normalmente carregam são um risco para o organismo humano.

Infecções

E se os cães dormirem na cama? Compartilhar uma cama com um cachorro, suas lambidas e beijos que você dá a ele aumentam o risco de transmitir infecções como micose, ancilostomíase e infecções por estafilococos devido à resistência a medicamentos, alergias e problemas respiratórios.

Diferentes ciclos de sono

Algumas pessoas podem sofrer com distúrbios do sono ao dormir com seu cão. Os ciclos de sono do animal são diferentes dos humanos, por isso pode levar mais tempo para adormecer. Outra razão pela qual é ruim dormir com um cachorro é que também é mais provável que você acorde à noite com o ronco do seu animal de estimação.

Se você quiser saber mais sobre o ciclo de sono dos cães, recomendamos que leia este post sobre O quanto um cão dorme por dia.

Dormir com cachorro faz mal? - Por que é ruim dormir com um cachorro?

Como dormir com o cachorro na cama

Para aproveitar todos os benefícios de dormir com seu cão na cama e neutralizar os aspectos nocivos, no umCOMO damos as seguintes dicas:

  • Não o deixe subir na cama logo após uma caminhada. Limpe cada uma de suas patas para que a sujeira da rua não fique nos lençóis.
  • Verifique seu peludo diariamente para comprovar se ele não tem parasitas.
  • Escove o pelo com frequência para evitar deixar o pelo morto na cama.
  • Tome todas as precauções possíveis para dormir com cachorros que tendem a urinar-se a cama.
  • Sempre coloque seu cão na cama para evitar esmagá-lo com qualquer movimento involuntário enquanto você dorme.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dormir com cachorro faz mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Referências
  1. Vormbrock, K. Julia y Grossberg, M. John. Cardiovascular effects of human-pet dog interactions. Journal of Behavioral Medicine. Publicado em: link.springer.com/article/10.1007/BF00844843

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Dormir com cachorro faz mal?
1 de 3
Dormir com cachorro faz mal?

Voltar ao topo da página