Partilhar

Como fazer uma casinha para cachorro

Por Ana Caseiro. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer uma casinha para cachorro
Imagem: cachorrogato.com.br

As casinhas dos cachorros são o seu recanto, o seu espaço, o seu refúgio. Fazem-nos sentir-se seguros, protegidos e confortáveis. Fazem parte do seu bem-estar, pois representam o seu próprio lar.

Além de serem ótimas para o cachorro, são perfeitas para o dono, pois evitam que o cachorro tenha que ficar dentro de casa, dando-lhe assim a oportunidade de ter o seu espaço abrigado num espaço exterior.

Se você está procurando construir o lar do seu cachorro, veja nesse artigo de umComo.com.br como fazer uma casinha para cachorro.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como escolher uma casinha para meu cachorro
Passos a seguir:
1

Antes de iniciar a construção da casinha do seu cachorro, tenha em conta um fator preponderantes: as dimensões de seu cachorro!

A casinha ideal para o seu cachorro deverá ter altura e largura suficiente para que ele consiga estar lá dentro de pé e deitado e consiga dar uma volta em torno de si mesmo. Se ele ainda crescer mais, tenha em conta as suas dimensões futuras!

Como fazer uma casinha para cachorro - Passo 1
Imagem: g9zoo.pt
2

As casinhas de madeira são ótimas pois este material absorve e retém o calor e protege seu cachorro dos ventos e da chuva. No entanto, é necessário utilizar uma madeira de boa qualidade, para que esta dure mais tempo e não apresente sinais de bolor e cupins. As melhores opções são jatobá, ipê e peroba.

Um aspeto que deverá ter em conta é a porta da casinha. Esta não deverá ficar centrada na casa, pois desta forma o cachorro ficará muito exposto ao vento e à chuva. Dessa forma, o ideal é que fique mais para o lado, de forma a que o espaço onde o cachorro se deita e dorme fique todo coberto com uma das paredes. Poderá mesmo criar uma pequena parede interna que divida a porta desse espaço.

Como fazer uma casinha para cachorro - Passo 2
Imagem: blupet.com.br
3

Comece por cortar 4 quadrados do mesmo tamanho, com cerca de 15 cm de altura, para que estes fiquem por baixo de toda a casinha. É importante que a casa esteja ligeiramente elevada do solo para evitar a entrada de bichinhos e a acumulação de água e umidade.

De seguida, corte, com as medidas que definiu, 4 tábuas com cerca de 2 x 4 polegadas, para fazer a base da casinha. Encaixe-as, colocando as laterais por dentro da frontal e da traseira, formando um retângulo, e pregue-as muito bem. Depois pregue um quadrado a cada um dos cantos da base.

Corte uma chapa de compensado com as medidas da sua base e pregue-a por cima das tábuas.

Como fazer uma casinha para cachorro - Passo 3
Imagem: produto.mercadolivre.com.br
4

Agora comece a cortar as paredes da sua casinha! Para as laterais, defina uma altura e marque a medida da lateral da sua base; para a frontal e traseira, marque as medidas da base e a altura das laterais e acrescente, para cima, um triângulo, para fazer o teto da casinha.

Na parte frontal, marque a porta, tendo em conta a medida de seu cachorro e corte-a.

Corte a madeira, lixe-a e pregue as diversas partes nos respetivos locais.

Como fazer uma casinha para cachorro - Passo 4
Imagem: preciolandia.com
5

Para finalizar com o telhado, meça o comprimento do triângulo frontal até ao triângulo traseiro, bem como a sua altura, e corte duas tábuas de compensado com estas medidas, dando uma ligeira margem para cada um dos lados.

Pregue as tábuas em cada um dos lados, certificando-se que no topo fica bem justinho, de forma que não entre chuva por nenhuma ranhura ou abertura. Você pode mesmo sobrepor uma das tábuas à outra.

Como fazer uma casinha para cachorro - Passo 5
Imagem: linkatual.net
6

Decore e personalize a casinha do seu cachorro! Pinte-a com tintas atóxicas, para que não lhe façam nenhum mal!

Você pode escrever seu nome, desenhar pegadas, ossos, desenhar um alpendre, etc. É só deixar a imaginação e a criatividade fluir!

Como fazer uma casinha para cachorro - Passo 6
Imagem: sempretops.com
7

Recheie o interior da casinha! Você poderá forrá-la com um pouco de alcatifa no local onde ele irá dormir ou colocar um pedaço da sua carpete preferida, poderá colocar um puff ou uma manta, etc.

Coloque seus brinquedos lá dentro e, se for caso disso, a tacinha da comida e da bebida.

E a casinha do seu cachorro está prontinha, agora é só ensiná-lo como usá-la!

Como fazer uma casinha para cachorro - Passo 7
Imagem: bomgostoemmoveis.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma casinha para cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como fazer uma casinha para cachorro

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Geanele
Adorei a ideia!!!
Editor umComo.com.br
Oi Geanele! Que bom saber que você gostou da ideia! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como fazer uma casinha para cachorro
Imagem: cachorrogato.com.br
Imagem: g9zoo.pt
Imagem: blupet.com.br
Imagem: produto.mercadolivre.com.br
Imagem: preciolandia.com
Imagem: linkatual.net
Imagem: sempretops.com
Imagem: bomgostoemmoveis.blogspot.com
1 de 8
Como fazer uma casinha para cachorro

Voltar ao topo da página