Partilhar

O que fazer se meu gato vomita

O que fazer se meu gato vomita
Imagem: pixabay.com

O vômito ocasional nos gatos é algo bastante comum que não tem que ser grave. No entanto, quando estes vômitos ficam constantes e aumentam sua frequência, costumam ser sintoma de uma patologia maior e devemos levá-lo ao veterinário imediatamente. Às vezes, pode ser que simplesmente tenha comido muito rápido, seu estômago não tenha tido tempo de digerir a comida e precisa expulsá-la. Em qualquer caso, é importante observar a frequência e o tipo de vômito. Se quer saber o que fazer se seu gato vomita, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato está vomitando
Passos a seguir:
1

Se seu gato vomita, mesmo que seja só uma vez, é importante prestar atenção nele para observar quando acontece e se isto se repete. Desta forma será mais fácil identificar a causa, já que este fato delimitará nossa atuação para combater o problema. Se por exemplo você percebe que ele vomita sempre depois de comer grama ou uma determinada comida, provavelmente este é o motivo dos vômitos e você deve eliminá-lo de sua dieta. Recomendamos visitar nossos artigos sobre quais são os alimentos tóxicos para gatos e quais são as plantas tóxicas.

2

Outra das causas mais comuns são as bolas de pelo. A língua do gato está composta por um tecido áspero e ao se lavar, os pelos grudam nela e são engolidos, acumulando-se no estômago. Nestes casos, o mais eficaz é dar plantas como valeriana que o ajudem a purgar.

O que fazer se meu gato vomita - Passo 2
Imagem: notigatos.com
3

Quando o gato come muita quantidade ou de forma muito acelerada, seu corpo responde a este excesso expulsando-a. Nestes casos é importante realçar que não falamos de vômitos mas de uma regurgitação, já que o alimento não chega ao conteúdo estomacal e fica no esôfago. O que devemos fazer é controlar as quantidades de comida que damos a ele e vigiar que coma com calma, mastigando corretamente.

4

Quando se trata de vômitos frequentes, com ou sem diarreia, sem perda de apetite nem outros sintomas, a causa pode ser uma intolerância alimentar ou gastrite aguda ou crônica. Para comprovar isso deixe seu gato um dia inteiro sem comer e comprove se continua vomitando. Se os vômitos continuarem, leve o gato ao veterinário para que identifique a infecção gastrointestinal e inicie o tratamento mais adequado. Em caso de intolerância, deverá fazer um exame de sangue para determinar qual é o alimento que causa os vômitos e eliminá-lo da dieta.

Se depois de 24 horas ele não continua vomitando, provavelmente a causa seja a ingestão de algum produto intolerante para seu organismo, como papel de cozinha, plástico, lã ou qualquer outro tecido. Se for assim, seu corpo terá expulsado o mesmo com os vômitos e só devemos vigiar para que não o volte a comer.

5

Outra causa que pode provocar vômitos no nosso gato é o estresse. Os felinos são animais altamente susceptíveis às mudanças, sejam do seu meio ou da sua alimentação, e isto pode levar a um estado de estresse leve ou grave. Se tiver mudado de casa, tiver feito reformas recentemente, tiver trocado a comida ou trazido outro animal para casa, possivelmente seu gato esteja estressado e você deve combater isso para acabar com os vômitos.

Imagem: pixabay.com
6

Se os vômitos aparecerem acompanhados de outros sintomas, como perda de apetite, febre, diarreia sanguinolenta, prisão de ventre, etc., provavelmente são parte da sintomatologia de alguma patologia ou doença mais grave e deverá levá-lo ao veterinário. Às vezes podem ser a resposta a uma diabetes felina ou parasitas internos que têm solução, e outras vezes pode revelar o aparecimento de leucemia ou câncer.

7

Prestar atenção às mudanças de atitude e comportamento do gato é fundamental para identificar uma doença ou patologia a tempo, assim como a causa que a provoca. No caso dos vômitos, encontrar o motivo deles é fundamental para combatê-los e eliminá-los.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se meu gato vomita, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre O que fazer se meu gato vomita

34 comentários
adriane fassina bonassina
meu gato é castrado mas algumas vezes ele come cada pouco [ tipo 20 a 20] minutos mas fica estufado triste enjoado e vomita a ração que comeu .

glaucia
meu gato tem 5 meses desde ontem ele esta vomitando não sei o que fazer não tenho dinheiro para levar ele no veterinário
genilsa
ontem e hoje de manhã meu gato esta vomitando a ração que come o que eu faço eu não tenho condições agora de levar ao veterinário.
Editor umComo.com.br
Oi Genilsa! Experimentou as dicas do artigo?
A sua avaliação:
Beezus
Meu gato está vomitando diariamente, mas não teve perda de apetite ou qualquer mudança no comportamento. O horário mais comum está sendo de madrugada, acordo com ele do meu lado fazendo o vomito. Ele foi castrado recentemente, mas ele fez vomito um dia antes de ir pro vet para castrar, então estou na dúvida se este vomito está relacionado com a castração, ou se é algo que já estava ocorrendo.
A sua avaliação:
jorge
o meu gato andou com parasitas mas foi medicado mas nao come muito ,de manha vomita amarelo dois dias ja anda sim . Nao sei que fazer.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jorge! Então tem de o levar ao veterinário novamente a ver do que se trata. As melhoras do seu gatinho!
A sua avaliação:
Maria Ester
Meu velho gato vomita sempre que come. Se o levo ao vet fica stressado porque nunca sai de casa. Mudei para todas as comidas que conheço. Está mais magro mas is to dura há maios dum ano. O pelo está bonito e ele bem disposto. antes de vomitar - mais regorgitar - ele chora exactamente como eu antes de vomitar com uma oclusão intestinal. Que faço?
CLARA
Olá,minha gatinha está vomitando faz 2 dias,ela tá sonolenta e sem querer comer...O que eu faço??
Duda sousa
Meu gatinho não tem falta de apetite n apresenta dores nem nada só que o pelo dele ta bem diferente ta muito feio e estranho e ele vomita tudo que come.o que pode ser?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Duda! A aparência do pelo pode estar relacionada com a alimentação que lhe proporciona. O ideal é dar só para seu gato alimentos próprios para felinos e de qualidade. Quanto aos vômitos, algumas das causas são a expulsão de bolas de pelo ou o fato de ter ingerido alimentos ou plantas tóxicas para ele. Neste artigo poderá encontrar mais causas para os vômitos nos gatos: http://animais.umcomo.com.br/articulo/por-que-meu-gato-esta-vomitando-22524.html Se essa situação já dura há algum tempo, então o melhor é ele ser visto por um veterinário.
Zenaide
vomitando um líquido amarelado. Não é com frequência, geralmente demora quase 10 horas entre um vômito e outro. Ela não está prostada, está bebendo água normalmente porém está alimentando mto pouco. O que pode ser? Obrigada.
patricia
meu gatinho,come raçao vomita,esta vomitando uma gosma e esta tristinho.O que pode ser?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Patricia! Se o gato já vomitou mais de uma vez e não para, o melhor será ir ao veterinário com ele para ver do que se trata. Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)

O que fazer se meu gato vomita
Imagem: pixabay.com
Imagem: notigatos.com
Imagem: pixabay.com
1 de 3
O que fazer se meu gato vomita

Voltar ao topo da página