Partilhar

Como saber se o meu gato tem febre

Como saber se o meu gato tem febre

Quando o nosso animal de estimação está apático e indiferente é normal que pensemos que se encontra doente, o problema está em determinar exatamente o que tem para saber como o podemos ajudar. Uma das perguntas mais frequentes que os donos fazem é, como saber se o meu gato tem febre? Em umComo.com.br descrevemos-lhe os principais sinais desta condição.

Também lhe pode interessar: Como baixar a febre de meu gato
Passos a seguir:
1

Pode saber se o seu gato tem febre tendo em conta alguns dos principais sinais que o seu animal pode apresentar. Por exemplo, se observar que está inquieto e angustiado. Estes sintomas também podem significar alguma outra doença nos gatos, por isso é importante que examine o seu animal de estimação para determinar se tem ou não tem febre.

2

O primeiro aspecto que pode conferir para determinar se o seu gato tem febre é no nariz. O dos gatos, tal como o dos cachorro, deve estar sempre úmido mas quando o animal tem febre o nariz fica seco.

Como saber se o meu gato tem febre - Passo 2
3

Outra forma que tem de saber se o seu gato está sofrendo de febre é ter em atenção a sua respiração. Se notar que está acelerada e sente que os batimentos do seu coração também estão mais acelerados que o normal, é provável que o seu gato tenha febre.

4

A atitude e vitalidade do seu gato também fica afetada quando este sofre de febre: notará que o seu animal de estimação está visivelmente afetado e apático, permanecendo a maior parte do tempo deitado, com os olhos pesados e irritados.

Como saber se o meu gato tem febre - Passo 4
5

A forma mais precisa de saber se o seu gato tem febre é medindo a sua temperatura. Para isso deve introduzir o termômetro no seu reto, no caso dos gatos adultos a temperatura habitual é de 38º a 39º e se for mais jovem é 39,5º. Se o seu felino supera estas temperaturas então tem febre.

É possível que esta ação não agrade ao seu gato, por isso talvez seja conveniente pedir ajuda a alguém da sua família para que o ajude a agarrá-lo enquanto lhe mede a temperatura.

6

Se o seu gato tem febre não lhe dê nenhuma medicação sem consultar o veterinário, para que este determine qual é a origem da subida de temperatura. É importante que um especialista diagnostique a causa da febre e, deste modo, possa administrar um ou outro remédio.

Como saber se o meu gato tem febre - Passo 6
7

Também é importante que conheça as doenças mais comuns dos gatos, essas que é provável que sofra pelo menos uma vez na vida. Em umComo vamos explicá-las para você:

  • Alergia: assim como os humanos, um gato também pode sofrer de algum tipo de alergia.
  • Broncopneumonia: ou seja, a inflamação dos brônquios.
  • Gripe: também é comum que, dependendo das épocas do ano, o seu gato sofra de gripe.
  • Conjuntivite: a infeção ocular também pode surgir nos olhos dos gatos.
  • Cataratas: os gatos podem sofrer desta doença e, se não for tratada a tempo, pode originar cegueira.
  • Problemas gastrointestinais: ao comer algo em mau estado ou pegar um vírus desta índole, um gato pode sofrer de vômitos e diarreia.
  • Otite: a infeção nos ouvidos também é comum nos gatos.

Neste artigo de umComo poderá encontrar informação mais detalhada sobre as doenças mais comuns dos gatos.

8

Se o seu gato tem, efetivamente, febre é importante que tenha em conta alguns cuidados especiais para o ajudar a baixar a febre. É importante que o mantenha bem hidratado, que coloque a sua caminha em um lugar quente da casa (junto ao aquecimento, com uma manta quente,...), também pode colocar compressas úmidas no corpo para o ajudar a baixar a febre.

Se vir que o seu gato não melhora, é importante que o leve a um veterinário para que faça um diagnóstico apropriado do estado de saúde do seu animal de estimação.

Em umComo contamos com detalhe alguns conselhos sobre como baixar a febre do seu gato.

Como saber se o meu gato tem febre - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu gato tem febre, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como saber se o meu gato tem febre

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
ana cristina
Estou preocupada
Angela
Eu suspeito que meu gato Fred esta com febre que tipo de medicação eu poderia dar para ele tem 5 meses e 10 dias
A sua avaliação:
Luana
Bom dia , gostaria de saber se pode dar dipirona, para o meu gato spaike
A sua avaliação:
Josiane da Silva Alves
Minha gata te 6 meses .brincava muito e a coisa de uma semana, so fica deitada e tem hora que fica se tremendo. mais esta esperta comendo só ñ brinca .minha precupacão foi castrada a um mes e meio .Mais fiz todos os procedimentos que o veterinario recomendou ...E agora ou esta madurecendo?????
Mauricio Moreno
O gato com febre sofre os sintomas do passo 01 ou do passo 04? Ele via ficar inquieto e ansioso OU abalado apático e a maior parte do tempo deitado?? Que dúvida! Será que poderiam me responder? Obrigado
maria teresa guerreiro
Como posso saber ,se o meu gato tem febre,ela não come e mia muito,bebe agua,em relação as fezes não sei,se vomita tambem não sei,eu vive no campo ,por isso tenho dificuldade em saber,porque ela anda solta....só vêm a casa ,quando a chamo...mas vejo que ela não tá bem...ajude_me por favor...obrigado
Carina
Grata por essas informações valeu umcomoooo!!!!!!
Pedro Alcântara
O artigo não foi útil pois não mostra a solução para o problema!! Queremos a solução, isto é, o remédio e o procedimento que os veterinários indicam!
cintia
O meu gato esta cheio de dores na pata ,esquerda da frente pois ele também tem o nariz seco e quente , o que devo fazer ? agora não tenho dinheiro para o veterinário e ele e o meu ÚNICO amigo
Usuário anônimo
porque é de tarde da noite, moro no interior e não tenho como chamar o veterinário pra dar remedio pro meu gato

Como saber se o meu gato tem febre
1 de 5
Como saber se o meu gato tem febre

Voltar ao topo da página