Quais são as plantas tóxicas para os gatos
Os felinos são animais despertos e muito curiosos, sempre prontos para explorar cada canto da nossa casa e descobrir coisas novas. Estas qualidades são as que precisamente muitas vezes os põem em perigo, e por isso torna-se importante tomar algumas medidas para manter os gatos seguros em casa e longe daquilo que possa ser arriscado para eles. As plantas são um grande fator de risco para o nosso animal de estimação, já que muitas delas são venenosas para o animal. Por isso, em no umCOMO explicamos quais são as plantas tóxicas para os gatos mais comuns.
Passos a seguir:
Embora nem toda a gente possa ter em casa uma macieira, esta fruta é bastante comum e consume-se de forma habitual em muitos sítios. Por isso, é bom saber que a semente da maçã é altamente tóxica para os felinos, causando problemas na vista, alterações na respiração e dilatação das pupilas.
O damasco também é uma planta muito comum que se torna venenosa para os gatos, da mesma forma que a semente da maçã é altamente tóxica para este animal. Os sintomas são similares aos de uma intoxicação com sementes de maçã: dificuldades em respirar, dilatação das pupilas e danos na vista.
Muito típica no Natal, a flor poinsétia é uma planta que se torna venenosa para os gatos na sua totalidade. Se o animal comer ou trincar qualquer uma das suas partes, pode ficar afetado. O látex no seu interior produz irritações na pele e olhos, coceira e bolhas, enquanto que se consumir a planta, o animal pode ter diarreia, vômito, dor abdominal e danos nas mucosas. O melhor é mantê-la fora do alcance do gato para não correr riscos.
O eucalipto é outra planta muito habitual, talvez não na maior parte dos jardins, mas sim em espaços abertos ou em bosques, por isso se costumar levar o seu gato a dar um passeio, é muito importante estar atento à sua presença. A sua ingestão produz no felino vômito, fraqueza e excesso de salivação.
A cannabis devido aos seus claros efeitos sobre o corpo humano, torna-se também bastante tóxica para os gatos. Se o animal a ingerir ficará com a coordenação dos seus movimentos afetada, terá vômitos, diarreia, salivação excessiva, taquicardia e, em casos mais extremos, pode chegar a convulsionar e a entrar em coma.
A palmeira sagu é uma planta bastante comum em jardins públicos e privados, mas apesar da sua aparência inofensiva é uma das mais tóxicas para os gatos. Após a sua ingestão o animal apresenta vômitos, diarreia, gastroenterite com sangramento e, nos casos de intoxicações mais graves, dano no fígado e morte.
As tulipas são plantas muito comuns em casa, mas o seu bulbo torna-se prejudicial para os gatos. Ao comê-lo podem ter vômitos, diarreia e irritação gástrica, um quadro menos grave em comparação com outras plantas, mas igualmente perigoso para o animal.
Outra flor muito comum nos jardins são os lírios, se o gato os ingerir apresentará hipertensão arterial, dor abdominal, diarreia, vômitos e mau estar geral que podem afetar gravemente a saúde do seu felino.
A azaleia dá um toque de cor e vida ao nosso jardim, mas torna-se tóxica para os gatos, conduzindo inclusive à morte nos casos de intoxicação grave. Se o animal a comer os seus sintomas são vômitos, diarreia, salivação excessiva, hipertensão e coma.
As begônias são muito atrativas, mas devemos manter o nosso gato longe delas, pois ao prová-las o animal ficará com uma sensação de ardor e irritação na boca e língua, dificuldade em mastigar e vômitos.
A hedera é um elemento muito comum dos jardins, a planta no geral é tóxica para os gatos, mas os seus frutos são extremamente prejudiciais, pelo que devemos ter especial cuidado em mantê-los longe do felino. Se o animal se roçar na planta pode apresentar dermatite, erupções e bolhas. Se a consumir os sintomas são diarreia, vômitos, febre, mau estar geral, espasmos, diminuição ou aumento do ritmo cardíaco e, em casos mais extremos, pode entrar em coma e morrer.
A difembaquia, ou Comigo-ninguém-pode, é um clássico em muitas casas, o látex que circula pelo seu interior é muito tóxico, mas os sintomas apenas ocorrem quando o animal começa a comer a planta, por isso é normal que o gato depois deixe de a comer. Ao contato pode produzir irritações na pele, inflamação e bolhas, se a comer o gato sentirá dor e ardor na boca, inflamação na garganta e no estômago, dificuldade em mastigar, vômitos e dificuldade em respirar.
Estas são algumas das plantas de uso mais comum, presentes em muitas casas e jardins, que se tornam tóxicas para o nosso gato.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as plantas tóxicas para os gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.