Comportamento do gato

O que fazer se meu gato não quer comer

O que fazer se meu gato não quer comer
Imagem: pixabay.com

A maioria dos gatos sabe racionar a própria comida deles e tal como o fariam em ambiente selvagem, comem cerca de 10 ou mais refeições por dia. No entanto, nem todos aprendem esta habilidade e devemos proporcionar as quantidades de comida adequadas para evitar um dos problemas mais comuns em gatos de apartamento: a obesidade. Se você observar que seu felino come menos do que o habitual ou que deixou de comer, provavelmente terá ocorrido algo com ele que provocou esta nova conduta. Se não sabe o que fazer se o seu gato não quer comer, continue lendo este artigo do UmComo e descubra.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato não quer comer

Passos a seguir:

1

Uma das causas que pode estar causando a falta de apetite no seu gato pode ser a comida. Você mudou recentemente sua alimentação? Se é assim, talvez não goste do sabor desta nova comida e por isso a recusa. Ainda que não a tenha mudado recentemente, é sempre aconselhável começar por aqui para se certificar de que é esta ou não a causa.

Idealmente você não deve mudar a ração de repente para que o gato não estranhe e se recuse a comer. Comece por juntar as duas rações e vá progressivamente diminuindo a quantidade de ração antiga que coloca no prato até ao dia em que verifica que o seu gato já come bem a nova ração e coloca apenas essa.

2

Se o seu gato come sempre normalmente, você não mudou a alimentação e de repente deixou de comer, o mais aconselhável é que o leve a um veterinário para que o examine. A perda de apetite pode ser sintoma de que você sofre de alguma doença. A anorexia é o primeiro sinal clínico de quase todas as doenças, entre elas a leucemia, parasitas ou doenças infecciosas.

3

Se você o levou ao veterinário e seu gato está saudável, experimente misturar comida seca com úmida para dar-lhe um toque mais atraente e atraí-lo para ela. Outro truque que não costuma falhar é a comida enlatada, com os nutrientes e proteínas adequados para seu felino, com potenciadores de sabor. Se vai mudar sua comida porque está enjoado ou não gosta, lembre-se de que deve fazê-lo misturando ambas as comidas e, pouco a pouco, retirar a antiga para deixar apenas a nova.

Os patês, para além de terem um sabor que a maioria dos gatos ama, são constituídos por uma grande quantidade de água, o que ajuda na hidratação do seu felino!

O que fazer se meu gato não quer comer - Passo 3
Imagem: animalmascota.com
4

Sobretudo, não dê a seu gato de sua comida já que isto poderia ser a causa da sua falta de apetite. Os felinos, ao contrário dos cachorros, têm um paladar mais fino e não é de estranhar que deixem de comer se provaram algum alimento que gostam mais do que o seu alimento anterior.

Se você optar por oferecer para o seu felino uma dieta totalmente caseira, deve consultar o seu veterinário ou mesmo um especialista em nutrição animal porque é imprescindível garantir que você fornece na dieta do seu gato os os nutrientes que ele precisa, vitaminas, aminoácidos essenciais etc. Se pretende seguir dando ração para ele, relembre que os petiscos de "comida humana" podem fazer com que ele deixe de querer a comidinha dele.

5

Outro fator que pode estar afetando o apetite de seu gato é que tenha entrado em um estado de estresse ou ansiedade. Os felinos são animais muito tranquilos que requerem um lugar que se adapte a esta característica e onde possa relaxar. Identifique a origem do problema e tente modificar o meio para deixá-lo mais tranquilo, bem como dar-lhe de comer em um espaço em que esteja sozinho, longe de outros animais se tiver. Se tem mais gatos ou cachorros, isto pode estar gerando concorrência entre eles na hora de comer.

Cada animal deve ter o seu próprio pote de comida. O mesmo se aplica à caixinha de areia. Os especialistas em comportamento felino afirmam que o ideal é ter n+1 caixas de areia, sendo que n é o número de gatos. Ou seja, se você tem dois gatos, deveria ter 3 caixas de areia.

6

Verifique se apresenta outros sintomas além da falta de apetite, como mucosidade, lacrimejamento, gengiva inflamada, náuseas, vômito, diarreia, etc. Se apresentar algum deles, seu gato pode ter conjuntivite, infecção na boca, parasitas, rinotraqueíte, insuficiência renal ou qualquer das doenças mais comuns em gatos. Por isso, você deve levá-lo ao veterinário imediatamente e iniciar o tratamento mais adequado.

O que fazer se meu gato não quer comer - Passo 6
Imagem: pixabay.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se meu gato não quer comer, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
115 comentários
Iracema
Ganhei um gato hoje,que deve ter 3 ou 4 meses e não davam ração pra ele.Ele tá recusando ração. O que faço?
Editor umComo.com.br
Oi Iracema! Dê uma olhada nas dicas desse artigo: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-meu-gato-comer-racao-21466.html
A sua avaliação:
vanessa campos
boa tarde gostaria de saber uma informação tenho uma gatinha de 5 anos que algum tempo não come a ração so come algumas saquetas ela ta comigo desde que nasceu e agora emagreceu o que devo fazer para a minha gatinha voltar a engordar por favor ajudem me
Manu
No tarde, adotei uma gata adulta de aproximadamente 7 anos. Já tem 10 dias e ela não quer comer!! Já tentei dar comida na boca e inclusive comprei um suplemento para gatos, que ela está rejeitando. Agora ela parece estar deprimida. O que eu faço? Antes ela vinha e pedia carinho agora não quer nem saber de chegar perto de mim. Estou preocupada. Por favor me de uma ajuda.
Editor umComo.com.br
Oi Manu! A gata está apenas há 10 dias com você? Antes ela vivia na rua ou era de outra pessoa? A ração ou sachê é a mesma?
Virgílio rezende
Meu gato esta que tô e não come
Editor umComo.com.br
Oi Virgílio! Fora a falta de apetite ele está bem? Bebe água, defeca e urina normalmente? Se ele come ração, experimente dar um pouco de sachê para estimular o apetite dele. Se não resultar, é importante que você visite o seu médico veterinário de confiança.
Emerson
Bom Dia .. Pessoal tenho um gatinho super Feliz e espoleta, porém nos últimos três dias não o reconhecemos mais. quieto sem comer sem beber sem brincar e só fica deitado. Detalhe ganhamos outra gatinha bebe.. alguém poderia me ajudar com alguma sugestão??
Editor umComo.com.br
i Emerson! Se a mudança comportamental dele coincidiu exatamente com a chegada da nova gatinha filhote, muito provavelmente essa é a causa. A introdução de um gato novo em casa deve ser feita de forma muito progressiva e tem algumas regras a serem seguidas. O que aconselhamos é que siga essas regras direitinho para conseguir que eles vivam harmoniosamente. Compartilho com você um artigo do site PeritoAnimal que explica de uma forma bastante clara como deve ser feita essa introdução: https://www.peritoanimal.com.br/como-acostumar-um-gato-com-outro-filhote-22413.html
Emerson
Obrigado Pela Atenção Editor, Levei meu gatinho ao Veterinário e foi constatado uma pequena Infecção. Foi Tratado e logo sera Castrado.. Td Bem Até Aqui.. Grato!!!
Ana Santos
O meu gato tem 5 anos deixou de comer e de beber, já esteve internado e a soro, já fez antibiótico e medicação para os enjoo mas nada resulta, foi lhe diagnosticado fígado gordo e calcos renais. Preciso de encontrar um medicamento que se chama cyproheptadine mas foi retirado do mercado Português, alguém sabe com o posso arranjar?? Obrigado Ana Santos
BIANCA
Meu gato esteve muito resfriado tomou antibióticos mas agora ele esta sem apetite só quer beber leite sera q ainda esta doente ou sera que ele esta assim por causa do resfriado q ele teve
A sua avaliação:
ESTELA
MUDAMOS DE CASA E MINHA GATA COMEÇOU A VOMITAR DEPOIS DE UNS DOIS DIAS, DEIXOU DE COMER A RAÇÃO QUE ELA AMAVA, ENTÃO TROQUEI DE RAÇÃO, PEGUEI UMA ÚMIDA, ELA COMIA E DEPOIS VOMITAVA, COMEÇOU A VOMITAR UMA ESPUMA AMARELA, DEPOIS COMPREI UMA PARA GATOS CASTRADOS, ELA COME SÓ QUE PASSA MAL TAMBÉM, ELA FICA O DIA INTEIRO DENTRO DE CASA, CONTINUA BEBENDO ÁGUA, SÓ QUE NÃO SAI MUITO E NÃO VEJO FEZES NA CAIXA DE AREIA, ACREDITO QUE POR NÃO TER MURO MINHA CASA AINDA E ELA NÃO CONHECER O BAIRRO, ESTEJA ASSUSTADA, PREFIRO ACREDITAR NISTO, POIS ELA SÓ QUER FICAR NA MINHA CAMA OU ALGO QUE TENHA O MEU CHEIRO.
isabel
e agora já melhorou ? é porque eu acho que está a acontecer o mesmo com a minha gata
Amanda
Minha gatinha tem 3 anos e recentemente surgiu feridas e queda de pelos nela, no entanto, a gente tratou e colocou um colar cervical, e ela melhorou bastante e retiramos o colar, só que agora ela não toma água e nem quer comer, não sei o que fazer.
Editor umComo.com.br
Oi Amanada! Experimentou as dicas do texto?
maria de fatima fariada costa
minha gatinha nao esta comemdo e ela esta emagrecendo e ta com imflamaçao vaginal o que fazer para ela melhorar
Mario Luiz Spillere Da Silva
Meu gato cheira a ração e não come,ja coloquei vários tipos de ração e não adianta,será o calor.?
A sua avaliação:
Maria Cristina oriani
Meu gato dele lipose hepatica ficou 5 dias internado voltou pra casa mas quase não se alimenta.

Me ajuda o que devo fazer tem alguma Gitana ingetavel que podemos aplicar pra ajudar na recuperação Me ajuda
A sua avaliação:
Edmar Ferreira da Silva
Minha gata está com 5 anos e hoje nao bebe e nem come e vomita espuma. Se for dar alguma coisa ela fica colocando a lingua para fora. Fica o dia todo escondida em algum lugar e procura sempre lugares frios para deitar. Me orientem por favor. Ela está morrendo aos poucos.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Edmar! É importante que nessa situação tente procurar ajuda veterinária. Enquanto isso, pode ver o que pode estar causando essa situação aqui: http://animais.umcomo.com.br/artigo/por-que-meu-gato-fica-com-a-lingua-de-fora-25489.html
A sua avaliação:
JOSE COELHO
O QUE FAÇO QUANDO GATO DEITA ESPUMA PELA BOCA
A sua avaliação:
Raimundo
Meu gato tá muito fraco, tem três dias que ele não come nada, vomita os remédios, dorme o dia inteiro. Ajudaaaaaaaaaaa!!!! Por favor!!! Meu gatinho não pode morrer! É a única alegria que eu tenho na vida depois que perdi meu pai!!!
A sua avaliação:
Júlia Quadros
se a minha gatinha não poder levantar como eu posso dar comida para ela
manuella
se poder compre leite apropriado para gatos, ele custa 60R$, caso ñ der pra comprar como meu caso kkk, quando vc fizer arroz, d a agua do arroz para teu gato em uma mamadeira
A sua avaliação:
Maria Lucia Olivier
Estive fora por vários dias, por motivo da morte de minha neta. Quando voltei, a minha gata não quis mais comer.Tem 17 dias que não come absolutamente nada.Não está conseguindo nem beber água.O que devo fazer?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Se a sua gata já está há esse tempo todo sem comer, você deve levá-la o quanto antes ao veterinário!
A sua avaliação:
Cristiane
Boa tarde minha gata parou de comer faz uns dias e ela bebi bastante água, só que está tremendo o lado direito do corpo muito
A sua avaliação:
amanda
meu gato ainda é novinho mas nem tanto,ele não come ração nem comida normal que conzinhamos o que eu faço ?
manuella
meu gato também ele so come se eu coloco a raçao de uma em uma na boquinha dela, ela so bebe a agua sozinha,raçao ñ~, tente o mesmo método
A sua avaliação:
Sara
Porr favorrrr, eu preciso de ajuda e rápido, meu gato estava normal gordinho ( como sempre ) e comendo MUIITOO bem, mas, na quinta - feira quando eu sai de casa, ele parou de comer do nada, e esta muiiitooo magro eu preciso de ajuda.
Observação: Não posso levá - lo ao veterinário, pois não tenho muito dinheiro.
Imagem: pixabay.com
Imagem: animalmascota.com
Imagem: pixabay.com
1 de 3
O que fazer se meu gato não quer comer