Partilhar

Por que meu cachorro tem o nariz seco e rachado

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Por que meu cachorro tem o nariz seco e rachado
Imagem: pixabay.com

Todos que decidem adotar uma bichinho de estimação para desfrutar de sua companhia e cuidar dele se preocupam quando observam que algo não está bem como antes. É o caso da secura do focinho em cachorros. Em general, costuma estar úmido, pois o lambem com frequência, e, portanto, quando notamos que está seco e, ainda, rachado, nos perguntamos que está acontecendo com o nosso cachorro. Se for o que está acontecendo com o seu bichinho, continue lendo este artigo de umComo e descubra por que seu cachorro está com o nariz seco e rachado.

Também lhe pode interessar: Como saber se o meu cachorro tem febre
Passos a seguir:
1

É importante destacar que um nariz seco e inclusive rachado não tem que ser sinônimo de doença ou outros problemas com seu cachorro. Você deve saber que ao longo do dia o focinho do cachorro passa por muitas etapas, que variam em função do clima e a atividade que realize. Se, por exemplo, está vento ou esteve exposto ao sol, é normal que em alguns momentos tenha o nariz seco. Além disso, depois de ter dormido é habitual notar o focinho ressecado.

2

O problema reside quando a secura do focinho perdura e as rachaduras pioram. A melhor forma de saber se é normal ou não que seu cachorro tenha o nariz seco e rachado é realizando uns cuidados básicos, tais como limpar seu focinho com sabão e secá-lo suavemente, aplicar uma quantidade mínima de vaselina sobre o nariz, aumentar a quantidade de água e evitar que se deite ao sol ou se exponha ao vento ou frio.

3

Se depois de realizar esses cuidados seu cachorro continuar com o nariz seco e com rachaduras, um dos motivos desta patologia é a debilidade do sistema imunológico. É provável que seu cachorro esteja com as defesas baixas e você deve proporcionar algum suplemento ou mudar a ração atual. O mais recomendável é ir a um veterinário para que indique a você as recomendações a seguir se esta for a causa da secura.

4

Outras das causas da secura do focinho são as queimaduras solares. Se seu cachorro costuma se deitar sob a luz direta do sol e apresenta vermelhidão no nariz, além da secura e rachaduras, provavelmente se queimou e deve aplicar uma loção específica que só o veterinário pode recomendar a você.

Por que meu cachorro tem o nariz seco e rachado - Passo 4
Imagem: pixabay.com
5

Se além da secura e rachaduras, também observa que o nariz de seu cachorro tem feridas, é provável que sofra de alguma doença cutânea e deverá ir a um especialista para que o examine, diagnostique a patologia da pele e inicie o tratamento adequado.

6

Algumas doenças de caráter mais grave que provocam uma acelerada desidratação em seu cachorro podem derivar em um nariz seco e rachado, como, por exemplo, a parvovirose canina ou a cinomose. Em ambos os casos, a secura do focinho é um sintoma que aparece acompanhado de outros como diarreia, vômito, secreção nasal verde ou amarelada, etc.

7

Como pode ver, para dar resposta à pergunta por que seu cachorro tem o nariz seco e rachado, você deverá observar seu comportamento e perceber se apresenta outros sintomas como os citados nos passos anteriores. Em geral, quando se trata de momentos pontuais durante o dia, a secura não é prolongada e não se percebe vermelhidão nem secreção estranha, costuma ser normal. Lembre-se que o clima e a temperatura afetam o grau de umidade do nariz do seu cachorro. Se, por exemplo, você vive em um lugar frio e seu cachorro cheira constantemente o chão quando sai para passear, é normal que seu focinho esteja seco.

Por que meu cachorro tem o nariz seco e rachado - Passo 7
Imagem: pixabay.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro tem o nariz seco e rachado, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por que meu cachorro tem o nariz seco e rachado

O que lhe pareceu o artigo?

Por que meu cachorro tem o nariz seco e rachado
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
1 de 3
Por que meu cachorro tem o nariz seco e rachado

Voltar ao topo da página