Doenças comuns dos Cães

Como desentupir o nariz de um cachorro

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como desentupir o nariz de um cachorro

Quer saber como desentupir o nariz do seu cão? De seguida vamos dar alguns conselhos para que o nariz do seu pet fique em perfeitas condições. A verdade é que os cães vivem a maior parte das suas experiências através do seu focinho: cumprimentam seus amigos, exploram, pesquisam e, em suma, este é o seu principal sentido para conhecer tudo o que há de estranho ao seu redor. Mas os cães, devido à sua curiosidade, enfiam o focinho em lugares inapropriados ou perigosos, e uma semente ou um vírus pode acabar congestionando ou inflamando a zona. Como consequência, seu cão sofrerá uma infecção nos seios do crânio, chamada de sinusite. Não é algo grave mas deve fazer alguma coisa para tratar. Por isso, em umComo vamos explicar para você como desentupir o nariz do seu cachorro.

Passos a seguir:
1

A sinusite não é um problema grave e costuma melhorar espontaneamente. Mas, enquanto isso, seu cão roncará, terá o focinho escorrendo e muitos espirros, de modo que o mais recomendável é ajudar o seu pet para evitar todos os incômodos desnecessários.

Um dos primeiros conselhos que pode experimentar para desentupir o nariz do seu animal é dar a ele um prato quente. Preparar uma boa e deliciosa refeição não só será um prazer para seu amigo, pois o calor será essencial para destapar os seios congestionados, facilitando a respiração. Uma boa ideia é preparar uma sopa e adicioná-la à tigela da sua ração. Também pode esquentar um pouco de comida úmida do seu cão e dar de comer para ele.

Em umComo contamos para você como tratar o resfriado do seu cão.

Como desentupir o nariz de um cachorro - Passo 1
2

Outro conselho para conseguir desentupir o nariz do seu cão é melhorar a sua alimentação. Geralmente, quando um animal está com sinusite tende a perder o apetite, de modo que terá que reforçar seu sistema imunológico para se recuperar totalmente. Por isso, deve oferecer-lhe um cardápio delicioso para que seja irresistível e consiga todos os nutrientes necessários para a sua saúde.

Além da alimentação, deve limpar o seu focinho. A sinusite provoca uma elevada acumulação de mucos nas fossas nasais; é muito incômoda e, além de tudo, complicará a respiração do seu animal, de modo que pegue em um pano suave umedecido com água morna e elimine todas as secreções. Também é recomendável que esfregue a zona com delicadeza. Se seu focinho estiver ressecado ou um pouco irritado, limpe com suavidade, pode usar toalhinhas de bebê com alguma loção calmante como aloe vera.

Como desentupir o nariz de um cachorro - Passo 2
3

Uma boa forma de conseguir que o nariz destape é fazendo com que o vapor suba. Faça com que a atmosfera umedeça e verá como as membranas aliviam a irritação e os seios tampados descongestionam. Se seu cão tiver o hábito de ir ao banheiro com você enquanto toma banho, deixe-o ficar dentro porque o vapor fará com que ele melhore e muito.

Também pode ligar o vaporizador elétrico para umedecer o ar. Adicione algumas gotas de mentol na água e o resultado será ainda melhor, porque esta planta tem um poderoso efeito calmante e ajuda descongestionar os seios nasais. Também pode optar por um umidificador de água fria para aliviar a irritação da mucosa.

Uma última solução para acabar com o congestionamento do seu cão é colocar gotas de solução salina estéril. Isso ajudará a destapar o nariz, aliviar a irritação e diminuir as secreções. Só tem que inclinar a cabeça e verter um par de gotas em cada orifício.

Como desentupir o nariz de um cachorro - Passo 3
4

Ainda que a sinusite não seja considerada grave, em certos casos, pode ser indício de alguma infecção bacteriana. Se seu cão tiver mucos espessos e transparentes, febre e letargia, vá de imediato ao veterinário. O mais normal é que receite algum tipo de antibiótico ou medicamento para a infecção.

Gostamos sempre de lembrar que não deve medicar o seu animal por conta própria e/ou sem supervisão. Em caso de dúvida, consulte um profissional pelo bem da saúde do seu cão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desentupir o nariz de um cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como desentupir o nariz de um cachorro