Doença da parvovirose canina

Como saber se o meu cachorro tem parvovirose

Como saber se o meu cachorro tem parvovirose

A parvovirose ou parvovírus canino é uma das doenças mais comuns nos cachorros e das que apenas temos informação. Se se desconhecerem os sintomas, estes podem levar-nos a um diagnóstico errado e confundi-la com uma infeção gastrointestinal comum. Esta doença viral pode ser muito grave em cachorros adultos e mortal em cachorrinhos, uma vez que durante os primeiros meses de vida do seu animal de estimação, o seu sistema imunológico é fraco e, por isso, são mais susceptíveis a pegar infeções. Para responder a todas as suas dúvidas sobre esta doença, neste artigo do umCOMO mostramos-lhe como saber se o seu cachorro tem parvovirose. Não descuide da saúde do seu animal de estimação e leia cuidadosamente cada uma das indicações.

Também lhe pode interessar: Como saber se o meu cachorro tem parasitas

Índice

  1. O que é a parvovirose canina?
  2. Como se contagia a parvovirose
  3. Quais os sintomas da parvovirose canina
  4. Tratamento para cachorros com parvovirose
  5. Como prevenir a parvovirose
  6. Alimentação para um cachorro com parvovirose

O que é a parvovirose canina?

A parvovirose canina é uma doença infecciosa grave produzida por um vírus do tipo 2, chamado vírus do parvo, que afeta o sistema gastrointestinal, os glóbulos vermelhos do sangue e, nos casos mais graves ou em cachorrinhos, pode chegar a atacar o músculo cardíaco. Há alguns anos que se detetou esta doença e, por isso, há pouca informação e as probabilidades de sobrevivência são muito baixas.

80% dos cachorros estiveram em contato com este vírus porque se transmite, sobretudo, através das fezes infetadas. É bastante importante desinfetar corretamente o chão contaminado que esteve em contato com a matéria fecal infetada, visto que o vírus do parvo é altamente resistente e pode permanecer durante meses no chão e em objetos contaminados.

A maioria dos detergentes e desinfetantes não são suficientes para o eliminar, os produtos mais eficazes são o amoníaco, cloro e a água sanitária. Nunca se devem misturar estes produtos nem devemos usá-los se houver alguém ou algum animal no cômodo que estivermos desinfetando, deve deixar o cômodo livre, usar um produto e depois ventilar. Depois quando secar, deve usar outro dos produtos e ventilar de novo. Por último, deve usar o último produto e voltar a ventilar o cômodo o máximo de tempo possível antes de entrar alguém. Além disso, deve usar luvas de latex e máscara para realizar este processo de desinfeção.

Como saber se o meu cachorro tem parvovirose - O que é a parvovirose canina?

Como se contagia a parvovirose

Para saber se o seu cachorro tem parvovirose canina, deve conhecer como se transmite a doença. A parvovirose canina ataca, sobretudo, cachorros com menos de 6 meses, cachorros adultos ou mais velhos e cachorros sem vacinas nem desparasitação. É imprescindível desparasitar os nossos cachorros e dar-lhes as vacinas necessárias para evitar este tipo de doenças. Outros fatores que ajudam ao desenvolvimento desta doença podem ser o estresse, parasitas intestinais ou o baixo estado de ânimo. Estas raças são especialmente vulneráveis e propensas a sofrer desta doença:

  • Pastor Alemão
  • Doberman
  • Pitbull
  • Rottweiler

A parvovirose canina é altamente contagiosa, evolui a grande velocidade e transmite-se por via oral, através do contato com fezes infetadas ou material contaminado como o chão, o recipiente da comida ou inclusive os nossos próprios sapatos, e, em cachorrinhos, através do leite materno se a mãe for portadora. Os objetos podem contaminar-se através dos nossos sapatos por terem pisado uma fez infetada, por outro cachorro contaminado ou pelo contato com excrementos de roedores.

Como saber se o meu cachorro tem parvovirose - Como se contagia a parvovirose

Quais os sintomas da parvovirose canina

A parvovirose canina costuma demorar entre três a quatro dias a manifestar-se e os seus sintomas podem ser diversos em função do sistema afetado. Para saber se o seu cachorro tem parvovirose, deverá prestar especial atenção aos sintomas.

Quando a parvovirose afetar o sistema gastrointestinal os sintomas são:

  • Febre (é o primeiro sintoma);
  • Queda de humor/Depressão;
  • Dificuldade em respirar, fraqueza e suspiros excessivos;
  • Isolamento;
  • Falta de apetite/Anorexia;
  • Vômitos espumosos;
  • Diarreia com sangue e odor forte;
  • Desidratação provocada pelos vômitos e diarreia.

Quando o parvo ataca o músculo cardíaco, aos sintomas anteriores acrescenta-se a dispneia, o arqueamento do corpo e, em cachorrinhos ou em casos muito graves, miocardite. A parvovirose em forma cardíaca em cachorros costuma acabar com morte súbita pela fraqueza do sistema imunológico do animal.

Tratamento para cachorros com parvovirose

Se o seu cachorro apresenta algum dos sintomas anteriores, não hesite em levá-lo ao veterinário para que o analise e diagnostique a doença. Uma vez detetada a parvovirose, o tratamento deve se iniciar imediatamente. Devido ao seu recente descobrimento, não existem medicamentos específicos para tratar a doença. De maneira que, os veterinários costumam basear o tratamento em combater a desidratação, o desequilíbrio eletrolítico, e controlar os vômitos e diarreias para prevenir que a infeção aumente. Até que não esteja totalmente curado, o seu animal de estimação não pode estar em contato com outros cachorros.

Como saber se o meu cachorro tem parvovirose - Tratamento para cachorros com parvovirose

Como prevenir a parvovirose

No caso da doença da parvovirose o melhor tratamento é a prevenção. Para evitar que o seu cachorro desenvolva a parvovirose canina é fundamental que siga rigorosamente o plano de vacinas designado pelo veterinário, o desparasite, mantenha uma correta higiene tanto do seu cachorro como do seu ambiente, lavar o recipiente da comida e manter a comida num lugar onde os roedores não a possam alcançar.

Lembre-se que antes das primeiras vacinas, o seu cachorro não pode estar em contato com outros cachorros nem sair para a rua. Através do leite materno o cachorro pode contrair a doença, que pode combater-se com as vacinas pertinentes e eliminá-la do sistema sem notar que estava doente. Assim, o vírus é descartado através das fezes e, por isso, deve evitar o contato do cachorro com a sua própria matéria fecal.

Não esqueça que este vírus não é transmissível para humanos, sendo algo diferente. Saiba mais no artigo Como tratar parvovírus B19 ou humano.

Alimentação para um cachorro com parvovirose

Além do tratamento veterinário, é fundamental ajudar a alimentação de um cachorro infetado. Desta forma, a dieta para um cachorro com parvovirose para se poder recuperar mais facilmente e rapidamente, deve ser baseada nas seguintes indicações:

Manter uma boa hidratação

É fundamental que enquanto o cachorro estiver sofrendo do vírus e se medique, lhe seja dado um extra de hidratação, pois com os vômitos e as diarreias perdem muita água. Isto é simples através do soro intravenoso no hospital veterinário ou em casa com as bolsas de soro que o especialista deve proporcionar.

Além disso, deve oferecer-lhe água fresca com frequência mas em pouca quantidade, pois ao ter vômitos se beber muita água de repente podem ocorrer mais. Se não beber por si mesmo, terá de lhe dar água com uma seringa de xarope diretamente na boca, mas pouco de cada vez. Além disso, sempre que o veterinário considerar oportuno, podemos oferecer-lhe bebidas isotônicas.

Retirar o alimento

Durante as primeiras 24-48 horas é fundamental que o cachorro não coma alimento sólido de nenhum tipo, visto que é o momento no qual o vírus é mais violente e as diarreias e os vômitos são mais frequentes e graves. Evitando a comida durante estas horas facilitamos a recuperação do nosso amigo peludo.

Dieta macia

Quando o veterinário disser que já se pode incorporar algum alimento sólido, devemos começar por oferecer caldo de frango caseiro, sem condimentos nem sal e bem coado, ao nosso pet como se fosse água. Depois já pode ir adicionando pouco a pouco alguns alimentos de ingestão fácil como:

  • Mais caldo de frango caseiro
  • Água de arroz
  • Arroz branco
  • Pedaços de peito de frango
  • Alimento enlatado especial para cachorros em recuperação ou com problemas digestivos

Toda esta comida deve ser preparada sem sal e sem condimentos, visto que isto pioraria a saúde do nosso pet. Quando o veterinário considerar que o cão está recuperado poderá voltar a dar-lhe ração, mas nunca antes. Após a total recuperação do seu peludo deverá voltar a desinfetar a casa e todos os materiais e objetos com os quais entrou em contato.

Como saber se o meu cachorro tem parvovirose - Alimentação para um cachorro com parvovirose

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu cachorro tem parvovirose, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos

  • É imprescindível desinfetar corretar todos os materiais contaminados para favorecer o tratamento do seu cachorro.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
36 comentários
A sua avaliação:
Edite Franco
Gostaria d perguntar se posso dar soro oral (à venda nas farmácias) como daquele que damos às crianças em cachorro que contraiu PARVAVIROSE e não come nada já há 72h... Obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá, Edite, se o seu cãozinho não come nada há 72h, o ideal é levá-lo ao veterinário. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
A sua avaliação:
santclair s quaresma
gostei muito desse artigo ,serviu pra aplicar a medicação certa para o meu cachorro.
Janaina Monteiro
Qual a dieta pra filhote com sintomas de paravirose .
A sua avaliação:
nicoli
minha cachorrinha acordou meio jururu hoje, eu e minha mãe ficamos asustadas pq ela n e assim, ela é agitada, late em todo mundo, arranha a porta quando ta tempo de chuva ,etc... hoje que ela tinha eses motivos para chorar e latir ela ficou dentro de sua casinha chorando... fiquei com muito medo e vim procurar no google : COMO SABER SE SEU CÃO TEM PARMOVIROSE foi ai que eu achei este site muito muito bom
A sua avaliação:
Guilherme Pio Douglas
o meu cachorro ta obrando sangue com mau cheiro
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Guilherme! Descubra algumas das causas de sangue nas fezes do cachorro aqui: http://www.peritoanimal.com.br/sangue-nas-fezes-do-cao-o-que-pode-ser-20913.html É importante que vá com ele ao veterinário o quanto antes. Rápidas melhoras do seu cachorro!
A sua avaliação:
Andreia de Sousa
Gostaria de saber se a parvovirose e transmitida para humanos. .
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Andreia! O parvovírus não se contagia aos humanos, fique tranquila. Pode ficar sabendo mais sobre esta doença aqui: http://www.peritoanimal.com.br/a-parvovirose-canina-sintomas-e-tratamento-20011.html#transmissao-do-parvovirus
Sandra
Meu cachorro tá com suspeita de parvovirose te cura e pode dar leite ele não come nada
Cristina santos
Acho que o cachorro do meu filho morreu hoje de parvovirose mais fiquei em dúvida alguns sintomas e agora estou preocupa pois tenho outros
sandra
olá boa noite tenho vários gatos e meus gatos estão com estão com está doença já perdi 8 gatos com a parvovirose e um deles teve morte celebral e o coração ficou batendo por 48 horas e mas 3 já estão doentes tambem e eu não sei o que devo fazer já que não tenho condições de pagar um veterinario e estou vendo os meus filhotes morendo sem pode fazer nada quando eu era pequena eu cuidava dos cachorros de minha tia e de uma lapada eu vi os de minha tia morrerem assim e não foi só cão e os gatos da casa tambem .pensei que não ia mas ver está doença maldita estou lidano com ela de novo.
Maria julimar
Li tudo sobre Parvo nesse artigo de vcs porém não consigo detetar se meu chow chow tem esa doença, toda vez que ele come quase que imediatamente ele faz cocô diarréia. ..se puder aguardo resposta
andrea
meu filhote morreu de parvovirose achei o cumulo me mandarem de uma clinica para outra e me fazer gastar tudo novamente para depois de seis horas me falarem que o animal morreu o medico sabe mais o bolso conta mais que a vida do animal acabei gastando o dobro de uma consulta para ter uma morte absurdo????????
nicoli
isso tambem acontesseu comigo, exatamente a mesma historia
Gessi
Bom.dia, meu filho tinha um cadela que pegou parvovirose e eu tenho uma cadelinha poodlle que ainda e bebe ta com 3 meses, to morrendo dewdo que ela pegou o vorus, com quantos dias se manifesta a doença qiero ficar mais tranquil ja isolei ela todinha por favor me ajude
Josileide Pereira Rocha
Meu cachorro esta com cinomose e por último começou a obrar sangue quero saber se posso dar as vacina pois dei só e primeira dose, ele tem 7 meses, estou dando agrovete 50000, sintoneurim e sulfadiazina , estou certa, e ele chora muito. que remedio dou para dor.
Sonia
Meu cachorrinho ficou com febre vomitando ele pegou um cotonete molhou nas fezes do meu cachorro e me cobrou 100 reais esta certo depois disse que ele estava com giardia? Esta certo isto?
mauricio leite
ola tenho uma cadelinha de dois anos e seis meses e a tres dias ela esta bamba das pernas traseiras e se isolando dos outros caes ,mas não esta com diareia nem vomito ou qualquer inflamação no olho, naris, e ouvido, estou achando que pode ser sinomose, so que ela esta se alimentando bem( ,ela entrou no ciu a dois meses atras mas deixamos ela presa e nenhum cachorro pegou ela ,mas ela injou as tetas com leite e sangue ).
patricia fontoura
tenho 2 filhotes,que estao com parvovirose,estamos fazendo o tratamento,com caldo de frango ,mas o vomito nao para,o plasil,nao esta fazendo o efeito desejado,sera que vou curar meus câozinhos,o que posso fazer a mais,acho que enjoaram do frango,o que dar.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Patricia, você já os levou ao veterinário? Se não, isso seria o melhor a fazer.
Guilherme Sousa
Patricia é bom dar agua de coco e soro para hidratar tbm
Rose
Adotei um cao ja com 3 meses ,dei a primeira vacina com tres meses,,queria que me esclarecesse algo estava mto bem comia bem qndo um dia comecou a chorar achei q era gases pois sua barriga estava mto inchada..chorava mto e no outro dia amanheceu morto ..fiquei chocadaa e mto triste.........sera q foi parvovirose? tinha nas fezes bem pouco de sangue.....pois pelo que andei lendo o cao nao come fica quietnho tem diarreia vomitos ...eele era mto amado sempre brincando,,,,,ah as fezes dele era um pouco fortes esta doenca pod se manisfestar assim tarde ? fico ansiosa esperando a resposta obrigado.
Marcilio Sena
O parvovírus canino não é recente...digo, sua descoberta! Detectado e caracterizado desde a década de 70! Mais antigo até mesmo que o vírus da aids! No mais, gostei muito das informações e da orientação de sempre levarmos nossos amiguinhos ao veterinário! É assim mesmo que devemos fazer! Parabéns
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcilio, muito obrigada por partilhar conosco a sua opinião! Sem dúvida que é muito importante levar os nossos cachorros ao veterinário, só ele poderá conferir se está tudo bem com a sua saúde!
elson da silva oliveira
quantos meses o cachorro o canino esta com o vírus da parvo-virose e cinomose
cristiana pauli
Adorei essas perguntas e resposta sabe porque tive um cachorro e faleceu dia 23 03 2015 esse ano nunca tive cachorro mas meu marido deu um pra ela mas como nso sabiamos que existia essas doencas pegou a tal da doenca e em uma semana ja estava mas avancado levei em tres veterinarios e nimguem sabia oque ele tinha ai qusndo foi o quarto veterinario la em casa nao tinha mais jeito tive que sacrificar ele pois a doenca ja tinha atingido os musculo ele estava ja com espasmos eas duas patas dele trazeira nao consegui mais sndar e ja estava com convulsao nao sabia mais oque fazia .doeu muito mais nso ia deixar o bichinho sofrer daquele jeito morro de saudades dele todo dia eu a minha filha e o meu marido mas o veterinario disse que ele ia amanhecer morto pois a doenca ja tinha atinjido tudo e estava em estado terminar se o primeiro veterinario que eu levava sempre descobrise tinha salvado ele .mas falaram que ele nao tinha nada que cachorros sonham ai mostrei o video oque ele fazia mas nada fizeram pro meu cachorro .agora oque faco quando comprar outro cachorro tenwue dar quantos meses pro viros sair daonde o cachorro que tinha o virus
1 de 5
Como saber se o meu cachorro tem parvovirose