Como saber se o meu cachorro tem parvovirose

A parvovirose ou parvovírus canino é uma das doenças mais comuns nos cachorros e das que apenas temos informação. Se se desconhecerem os sintomas, estes podem levar-nos a um diagnóstico errado e confundi-la com uma infeção gastrointestinal comum. Esta doença viral pode ser muito grave em cachorros adultos e mortal em cachorrinhos, uma vez que durante os primeiros meses de vida do seu animal de estimação, o seu sistema imunológico é fraco e, por isso, são mais susceptíveis a pegar infeções. Para responder a todas as suas dúvidas sobre esta doença, neste artigo de umComo.com.br mostramos-lhe como saber se o seu cachorro tem parvovirose. Não descuide da saúde do seu animal de estimação e leia cuidadosamente cada uma das indicações.

Também lhe pode interessar: Como curar a parvovirose canina
Whatsapp 2 Twitter 0 Google +
    Índice
  1. O que é a parvovirose canina?
  2. Como se contagia a parvovirose?
  3. Quais são os sintomas da parvovirose canina?
  4. Tratamento para cachorros com parvovirose
  5. Como prevenir a parvovirose
  • O que é a parvovirose canina?


    A parvovirose canina é uma doença infecciosa grave produzida por um vírus do tipo 2, chamado vírus do parvo, e que afeta o sistema gastrointestinal, os glóbulos vermelhos do sangue e, nos casos mais graves ou em cachorrinhos, pode chegar a atacar o músculo cardíaco. Há alguns anos que se detetou esta doença e, por isso, há pouca informação e as probabilidades de sobrevivência são muito baixas. 80% dos cachorros estiveram em contato com este vírus porque se transmite, sobretudo, através das fezes infetadas. É bastante importante desinfetar corretamente o chão contaminado que esteve em contato com a matéria fecal infetada, visto que o vírus do parvo é altamente resistente e pode permanecer durante meses no chão e em objetos contaminados. A maioria dos detergentes e desinfetantes não são suficientes para o eliminar, os produtos mais eficazes são o cloro e a água sanitária.

  • Como se contagia a parvovirose?


    Para saber se o seu cachorro tem parvovirose canina, deve conhecer como se transmite a doença. A parvovirose canina ataca, sobretudo, cachorros com menos de 6 meses, cachorros adultos ou mais velhos e cachorros sem vacinas nem desparasitação. É imprescindível desparasitar os nossos cachorros e dar-lhes as vacinas necessárias para evitar este tipo de doenças. Outros fatores que ajudam ao desenvolvimento desta doença podem ser o estresse, parasitas intestinais ou o baixo estado de ânimo. Raças como o pastor alemão, doberman, pitbull ou rottweiler são mais vulneráveis que o resto a sofrer a doença do parvo.

    A parvovirose canina é altamente contagiosa, evolui a grande velocidade e transmite-se por via oral, através do contato com fezes infetadas ou material contaminado como o chão, o recipiente da comida ou inclusive os nossos próprios sapatos, e, em cachorrinhos, através do leite materno se a mãe for portadora. Os objetos podem contaminar-se através dos nossos sapatos por terem pisado uma fez infetada, por outro cachorro contaminado ou pelo contato com excrementos de roedores.

  • Quais são os sintomas da parvovirose canina?


    A parvovirose canina costuma demorar entre três a quatro dias a manifestar-se e os seus sintomas podem ser diversos em função do sistema afetado. Para saber se o seu cachorro tem parvovirose, deverá prestar especial atenção aos sintomas.

    Quando a parvovirose afetar o sistema gastrointestinal os sintomas são:

    • Febre (é o primeiro sintoma);
    • Queda de humor/Depressão;
    • Dificuldade em respirar, fraqueza e suspiros excessivos;
    • Isolamento;
    • Falta de apetite/Anorexia;
    • Vômitos espumosos;
    • Diarreia com sangue e odor forte;
    • Desidratação provocada pelos vômitos e diarreia.

    Quando o parvo ataca o músculo cardíaco, aos sintomas anteriores acrescenta-se a dispneia, o arqueamento do corpo e, em cachorrinhos ou em casos muito graves, miocardite. A parvovirose em forma cardíaca em cachorros costuma acabar com morte súbita pela fraqueza do sistema imunológico do animal.

  • Tratamento para cachorros com parvovirose


    Se o seu cachorro apresenta algum dos sintomas anteriores, não duvide em levá-lo ao veterinário para que o analise e diagnostique a doença. Uma vez detetada a parvovirose, o tratamento deve se iniciar imediatamente. Devido ao seu recente descobrimento, não existem medicamentos específicos para tratar a doença. De maneira que, os veterinários costumam basear o tratamento em combater a desidratação, o desequilíbrio eletrolítico, e controlar os vômitos e diarreias para prevenir que a infeção aumente. Até que não esteja totalmente curado, o seu animal de estimação não pode estar em contato com outros cachorros.

  • Como prevenir a parvovirose


    No caso da doença da parvovirose o melhor tratamento é a prevenção. Para evitar que o seu cachorro desenvolva a parvovirose canina é fundamental que siga rigorosamente o plano de vacinas designado pelo veterinário, o desparasite, mantenha uma correta higiene tanto do seu cachorro como do seu ambiente, lavar o recipiente da comida e manter a comida num lugar onde os roedores não a possam alcançar.

    Lembre-se que antes das primeiras vacinas, o seu cachorro não pode estar em contato com outros cachorros nem sair para a rua. Através do leite materno o cachorro pode contrair a doença, que pode combater-se com as vacinas pertinentes e eliminá-la do sistema sem notar que estava doente. Assim, o vírus é descartado através das fezes e, por isso, deve evitar o contato do cachorro com a sua própria matéria fecal.

  • Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a levar o seu animal de estimação ao veterinário no caso de ele apresentar qualquer tipo de condição o mal-estar.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a como saber se o meu cachorro tem parvovirose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e medicamentos nos cachorros.

Conselhos
  • É imprescindível desinfetar corretar todos os materiais contaminados para favorecer o tratamento do seu cachorro.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como saber se o meu cachorro tem parvovirose:


20 comentários


01-05-2016 Cristina santos disse:
Acho que o cachorro do meu filho morreu hoje de parvovirose mais fiquei em dúvida alguns sintomas e agora estou preocupa pois tenho outros
12-02-2016 sandra disse:
olá boa noite tenho vários gatos e meus gatos estão com estão com está doença já perdi 8 gatos com a parvovirose e um deles teve morte celebral e o coração ficou batendo por 48 horas e mas 3 já estão doentes tambem e eu não sei o que devo fazer já que não tenho condições de pagar um veterinario e estou vendo os meus filhotes morendo sem pode fazer nada quando eu era pequena eu cuidava dos cachorros de minha tia e de uma lapada eu vi os de minha tia morrerem assim e não foi só cão e os gatos da casa tambem .pensei que não ia mas ver está doença maldita estou lidano com ela de novo.
15-01-2016 Maria julimar disse:
Li tudo sobre Parvo nesse artigo de vcs porém não consigo detetar se meu chow chow tem esa doença, toda vez que ele come quase que imediatamente ele faz cocô diarréia. ..se puder aguardo resposta
16-11-2015 andrea disse:
meu filhote morreu de parvovirose achei o cumulo me mandarem de uma clinica para outra e me fazer gastar tudo novamente para depois de seis horas me falarem que o animal morreu o medico sabe mais o bolso conta mais que a vida do animal acabei gastando o dobro de uma consulta para ter uma morte absurdo????????
08-11-2015 Gessi disse:
Bom.dia, meu filho tinha um cadela que pegou parvovirose e eu tenho uma cadelinha poodlle que ainda e bebe ta com 3 meses, to morrendo dewdo que ela pegou o vorus, com quantos dias se manifesta a doença qiero ficar mais tranquil ja isolei ela todinha por favor me ajude
11-09-2015 Josileide Pereira Rocha disse:
Meu cachorro esta com cinomose e por último começou a obrar sangue quero saber se posso dar as vacina pois dei só e primeira dose, ele tem 7 meses, estou dando agrovete 50000, sintoneurim e sulfadiazina , estou certa, e ele chora muito. que remedio dou para dor.
07-08-2015 Sonia disse:
Meu cachorrinho ficou com febre vomitando ele pegou um cotonete molhou nas fezes do meu cachorro e me cobrou 100 reais esta certo depois disse que ele estava com giardia? Esta certo isto?
01-08-2015 mauricio leite disse:
ola tenho uma cadelinha de dois anos e seis meses e a tres dias ela esta bamba das pernas traseiras e se isolando dos outros caes ,mas não esta com diareia nem vomito ou qualquer inflamação no olho, naris, e ouvido, estou achando que pode ser sinomose, so que ela esta se alimentando bem( ,ela entrou no ciu a dois meses atras mas deixamos ela presa e nenhum cachorro pegou ela ,mas ela injou as tetas com leite e sangue ).
23-06-2015 patricia fontoura disse:
tenho 2 filhotes,que estao com parvovirose,estamos fazendo o tratamento,com caldo de frango ,mas o vomito nao para,o plasil,nao esta fazendo o efeito desejado,sera que vou curar meus câozinhos,o que posso fazer a mais,acho que enjoaram do frango,o que dar.
23-06-2015 Sara Viega disse:
Oi Patricia, você já os levou ao veterinário? Se não, isso seria o melhor a fazer.
09-12-2015 Guilherme Sousa disse:
Patricia é bom dar agua de coco e soro para hidratar tbm
22-06-2015 Rose disse:
Adotei um cao ja com 3 meses ,dei a primeira vacina com tres meses,,queria que me esclarecesse algo estava mto bem comia bem qndo um dia comecou a chorar achei q era gases pois sua barriga estava mto inchada..chorava mto e no outro dia amanheceu morto ..fiquei chocadaa e mto triste.........sera q foi parvovirose? tinha nas fezes bem pouco de sangue.....pois pelo que andei lendo o cao nao come fica quietnho tem diarreia vomitos ...eele era mto amado sempre brincando,,,,,ah as fezes dele era um pouco fortes esta doenca pod se manisfestar assim tarde ? fico ansiosa esperando a resposta obrigado.
02-06-2015 Marcilio Sena disse:
O parvovírus canino não é recente...digo, sua descoberta! Detectado e caracterizado desde a década de 70! Mais antigo até mesmo que o vírus da aids! No mais, gostei muito das informações e da orientação de sempre levarmos nossos amiguinhos ao veterinário! É assim mesmo que devemos fazer! Parabéns
02-06-2015 Sara Viega disse:
Oi Marcilio, muito obrigada por partilhar conosco a sua opinião! Sem dúvida que é muito importante levar os nossos cachorros ao veterinário, só ele poderá conferir se está tudo bem com a sua saúde!
17-05-2015 elson da silva oliveira disse:
quantos meses o cachorro o canino esta com o vírus da parvo-virose e cinomose
08-04-2015 cristiana pauli disse:
Adorei essas perguntas e resposta sabe porque tive um cachorro e faleceu dia 23 03 2015 esse ano nunca tive cachorro mas meu marido deu um pra ela mas como nso sabiamos que existia essas doencas pegou a tal da doenca e em uma semana ja estava mas avancado levei em tres veterinarios e nimguem sabia oque ele tinha ai qusndo foi o quarto veterinario la em casa nao tinha mais jeito tive que sacrificar ele pois a doenca ja tinha atingido os musculo ele estava ja com espasmos eas duas patas dele trazeira nao consegui mais sndar e ja estava com convulsao nao sabia mais oque fazia .doeu muito mais nso ia deixar o bichinho sofrer daquele jeito morro de saudades dele todo dia eu a minha filha e o meu marido mas o veterinario disse que ele ia amanhecer morto pois a doenca ja tinha atinjido tudo e estava em estado terminar se o primeiro veterinario que eu levava sempre descobrise tinha salvado ele .mas falaram que ele nao tinha nada que cachorros sonham ai mostrei o video oque ele fazia mas nada fizeram pro meu cachorro .agora oque faco quando comprar outro cachorro tenwue dar quantos meses pro viros sair daonde o cachorro que tinha o virus
24-02-2015 Daya disse:
ola! esqueci de dar a terceira dose da vacina para minha cachorra e já se passou um mês,ela esta com quatro meses.Poso dar agora vai fazer efeito?
27-02-2015 Sara Viega disse:
Oi Daya, penso que pode sim. Mas de qualquer forma, o seu veterinário lhe dirá se há ou não problema.
29-01-2015 michele moreno disse:
peguei um cachorrinho da rua e ele tem todos os sintomas de parvovirose e os olhos dele corre muita infecçao oque faço
30-01-2015 Sara Viega disse:
Olá Michele, leve ele ao veterinário.
26-06-2014 Igor disse:
Olá, estou ficando sem opções para minha cachorrinha, gostaria de sua opnião. É uma vira-lata de 3 meses, aos 15 dias de idade foi rejeitada pela mãe, que parou de amamentar, a partir dai sua alimentação foi com papinha de desmame e desde 1 mês de idade ela apresenta diarréia crônica. Já levei em 3 veterinários diferentes, fez exame de sangue e de fezes, mas os exames não apresentaram nenhum problema. Já tomou alguns antibióticos, e passou um tempo comendo apenas arroz com frango, continuando com diarréia. Agora está tomando um outro antibiótico e comendo só papinha de banana com maçã cozidas, no inicio o cocô saiu algumas vezes durinho e ganhou peso, mas uns dias depois voltou a sair aguado como no inicio. Ela é bem ativa, gosta de brincar, e tem bastante apetite, mas ela é muito magrinha e está sempre com os ossinhos aparecendo, não consegue desenvolver. Para ter uma noção, o pai é um Pointer e a mãe é porte grande também, e com 3 meses está pesando apenas 2,8kg. Nenhum dos veterinários conseguiu descobrir a causa dessa diarréia. Preciso de sua opnião sobre a minha cadelinha.
17-04-2014 Sara Viega disse:
Olá Isadora, desde já agradeço o seu comentário. Um cachorro que esteja contagiado por parvovirose pode transmitir a doença para outro cachorro, até estar completamente curado.
16-04-2014 isadora disse:
bom dia, gostaria de saber se um cachorro que sobreviveu a parvo carrega o vírus e pode transmitir para outro cachorro!?
21-03-2014 Sara disse:
Olá Anadir, desde já agradeço o seu comentário. A parvovirose pode ser transmitida para os seres humanos. Esta situação pode acontecer caso entre em contato com fezes contaminadas do seu cachorro ou materiais contaminados, como o chão ou o recipiente da comida do cachorro.
21-03-2014 anadir disse:
eu gostaria de saber se pega em em pessoas e que minha filha tem 12 anos,e eu operei o rins.nos cuidamos muito do nossos animas mas o cachorro de minha vizinha pegou.obrigada.
Vídeos em destaque
DIETA | Remédios Caseiros Cabelo | Tratamentos e Dicas Top 10 DIETA | Remédios Caseiros