Partilhar

Por que meu cachorro treme

Por que meu cachorro treme

Os tremores nos cachorros são um comportamento muito habitual que podem não ter qualquer tipo de importância ou, pelo contrário, estarem relacionados com algum tipo de mal-estar ou doença de caráter leve ou grave. Por isso, é fundamental prestar atenção às mudanças de comportamento do seu cachorro e observar quando ocorrem e qual poderia ser a causa. Se seu cachorro treme e você não sabe o motivo, continue lendo este artigo do umCOMO e descubra por que seu cachorro treme.

Também lhe pode interessar: Por que meu cachorro tem soluço

A raça do cachorro

Antes de explicar as possíveis causas do tremor nos cachorros é importante que você saiba que existem algumas raças mais propensas que outras a tremerem, como é o caso dos Chihuahuas e dos Yorkshire Terrier. Este tipo de cachorros costuma tremer quase por qualquer motivo, de maneira que você não deve estranhar se, por exemplo, seu cachorro Chihuahua começar a tremer quando você o felicitar por um bom comportamento.

Por que meu cachorro treme - A raça do cachorro

A excitação ou a emoção

Um dos motivos mais comuns do tremor nos cachorros é a excitação. Ou seja, quando um cachorro passa por uma situação entusiasmante para ele, que lhe gera uma grande alegria, como que você o felicite ou premie por alguma coisa, sua reação pode ser tremer além de estar atento ao que acontece com as orelhas eretas, abanar a cauda, vocalizar latidos curtos ou começar a correr de um lado para o outro.

Por que meu cachorro treme - A excitação ou a emoção

O estresse e a ansiedade

Do mesmo modo, quando sentem medo ou se encontram em um estado de estresse ou ansiedade, muitos cachorros costumam tremer como resposta a esse sentimento. Se, por exemplo, seu cachorro treme quando ouve ruídos muito fortes e repentinos, como bombas, provavelmente seu cão tem fobia a este tipo de sons e você deve levá-lo ao veterinário para tratá-lo e livrá-lo desse mal-estar. Lembre-se que pode comprar brinquedos como o Kong para tratar estes estados de estresse e ansiedade e ajudá-lo a melhorar a situação.

Confira neste artigo quais os sintomas de ansiedade nos cachorros.

Hipoglicemia em cachorros

Além das causas comportamentais, os tremores nos cachorros podem ser causados por motivos físicos. Um dos mais comuns é a queda de açúcar ou hipoglicemia. Esta condição é frequente, sobretudo, em cães de raças pequenas ou miniatura, devido à sua reduzida massa corporal. Se seu cão passou dias sem comer e começou a tremer, provavelmente seus níveis de glicose no sangue encontram-se muito abaixo dos normais. Nestes casos, é importante procurar um veterinário porque, tanto a perda de apetite quanto os tremores, podem ser sintomas de uma doença mais grave.

Por que meu cachorro treme - Hipoglicemia em cachorros

Temperaturas baixas

Do mesmo modo, as temperaturas baixas podem provocar no nosso cachorro respostas como o tremor. Do mesmo modo que nós sentimos calafrios e trememos quando estamos com frio, os cães também o fazem. São reações reflexas que se notam, sobretudo, em raças pequenas e miniatura, e em cães de pelo curto, já que não estão preparados para suportar temperaturas baixas.

Tratamentos com medicamentos

Se seu cachorro está seguindo um tratamento farmacológico é possível que um dos efeitos colaterais dos medicamentos sejam os tremores. Se o seu pet está seguindo um tratamento com medicamentos, tem tremores e suspeita que esta pode ser a causa, é fundamental que não interrompa o tratamento, pois se o especialista o indicou é porque é importante. Assim, o melhor a fazer é falar com o veterinário sobre esta situação e ele averiguar se esta é a causa desta reação no seu peludo ou não e, se for necessário, ajuste ou mude os medicamentos.

Por que meu cachorro treme - Tratamentos com medicamentos

Debilidade muscular e patologias inflamatórias

Se os tremores de seu cachorro forem localizados, por exemplo, nas patas, é possível que sofra de uma debilidade muscular, ou de alguma doença de caráter inflamatório como a artrite canina. Neste caso é importante que o cachorro seja mantido em repouso até se recuperar. Lembre-se que em função do tamanho e do peso de seu cão ele precisará de um tempo ou outro de exercício, o excesso pode provocar lesões.

Além disso, se o seu cachorro sente algum tipo de dor aguda, é possível que trema ou sofra de calafrios. Tente apalpar as zonas com tremores para ver se é este o motivo.

Síndrome de Shaker em cachorros

Os tremores nos cães são um dos sintomas mais comuns da síndrome de Shaker, também conhecida como síndrome do cão tremedor, comum nas raças pequenas. Esta doença apresenta anomalias no sistema neurológico, convulsões, debilidade nas extremidades e tremores. Se seu cachorro tiver alguns destes sintomas não hesite em levá-lo ao veterinário.

Por que meu cachorro treme - Síndrome de Shaker em cachorros

Por que meu cachorro treme a boca

Além disso, os tremores nos cães às vezes ocorrem em uma parte localizada do seu corpo, por exemplo como referimos antes nas patas o que pode indicar debilidade ou alguma doença como a artrite. Mas, outra das partes mais comuns que costuma ser afetada pelo tremor é a boca, por isso é normal já se ter questionado sobre por que seu cachorro treme a boca.

Claro que, a maioria dos motivos referidos ao longo do artigo podem ser o motivo, mas de seguida vamos lhe mostrar quais são as causas mais frequentes do tremor na boca em cachorros:

  • Emoção ou grande excitação.
  • Intoxicação ou envenenamento.
  • Medo.
  • Ansiedade ou estresse.
  • Incômodos na boca.
  • Feridas na boca.
  • Altos na boca.
  • Ao lamber urina ou outras substâncias do solo para detetar melhor o cheiro e o sabor, muito comum quando detetam feromonas.
  • Doenças neurológica.
  • Quando sonham que podem mover a boca ou as patas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro treme, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por que meu cachorro treme

O que lhe pareceu o artigo?
20 comentários
A sua avaliação:
tatiane nascimento pires
treme pata esquerta dianteira , e treazeira direira, a raça dele e vira, tem nove meses, e normal?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Tatiane! O cachorro pode estar tremendo das patas por diversos motivos, confira aqui quais são eles: http://www.peritoanimal.com.br/por-que-o-meu-cachorro-treme-20127.html Se descartar as quasas de excitação, medo ou frio, seria bom levá-lo ao veterinário pois pode ser um problema de saúde. Obrigada pelo seu comentário!
lucia
Tenho uma cadela de 4 anos nunca cruzou.tem mais ou menos três semanas que ela esta tremendo muito.e a respiração fica ofegante.Ela não faz uso de nenhuma medicação .estou com medo porque tudo que ela encontra ela quebra nos dentes e as vezes engole.O que será que ela tem ? me ajudem. Ela é de porte pequeno.pelo liso parece que é da raça bacer.
lea
minha cadela comecou a tremer e esta com a respiracao ofegante como se estivece cansada. ela esta gravida sera que tem a ver com isso;
Grism da Silva
O meu cachorro treme muito mas o corpo inteiro ele está quente não tem convulsões ou sequer toma medicamentos ele é um poodle de 15anos e eu já não sei o que fazer estou ficando preocupada por me ajude.......
Danielly costa cantanhede
Depois que minha cadela entrou no cio, o meu cachorro mais velho de 2 anos fica seguindo ela já que os 2 não são castrados e ele se treme querendo pega-la isso e normal ele se tremer? Séria ansiedade por ela estar no cio!!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Danielly! Essa situação é normal nos machos, muitos vezes eles até ficam batendo os dentes. Se você não quer que a sua cadela engravide, o ideal seria esterilizá-la, isso iria deixar os dois mais calmos. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Soleide
Meu cachorro está mto bem der repente começa tremer ele fica quieto não tem mta coordenação no momento mas logo passa e fica bem só que agora tbem babou, ele é de porte médio branquinho e era abandonado na rua.
Ismael carvalho
Tenho um filhote de pastor alemão, de 4 messe de idade. E eli ta com uma das patas dianteiras tremendo e com a parte traseira dolorosa e fraca...
Kah
Boa Tarde! Eu Tenho Um Cachorro Filhote Que Ganhei Sábado! e Ele Ontem á tarde tremeu muito e hoje resolvi vir aqui para poder saber porque ele tremia tanto! Obrigada pela orientação! Deus Abençoe!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Kah, se você tem o cachorro em sua casa há pouco tempo, é normal que ele esteja com medo e assustado e pode ser isso que esteja fazendo com ele trema. A não ser que se trate de um Chiahuahua ou de um Yorkshire, que por natureza costuma tremer bastante.
Daniel
Boa tarde Eu tenho um American bully ele nasceu faz 45 dias a cabeça as pernas não param de tremer até pula gostaríamos de saber se tem cura
genilda
ola,eu tenho pit com labrador ele quando nasceu ficou com as patinhas presa.eu ganhei depois d um ano.ele treme as duas patas .aque mais treme e da esquerda,as mãozinhas oque seria? e oque devo fazer,eu agradeço e aguardo resposta se possivel

Por que meu cachorro treme
1 de 6
Por que meu cachorro treme

Voltar ao topo da página