Partilhar

Por que meu cachorro tem soluço

 
Por Sara Viega. Atualizado: 8 novembro 2019
Por que meu cachorro tem soluço

Nada nos preocupa mais do que detectar algum sinal que nos possa alertar de que nosso cão está com algum problema de saúde. O soluço é um deles e, às vezes, pode ser muito habitual provocando a nossa preocupação. Por que meu cão tem soluço? é algo normal? A verdade é que, à partida, o soluço é devido a causas tão comuns como ter comido rapidamente ou apresentar um estado de excitação elevado. No entanto, em algumas ocasiões pode se tratar de algum problema que precise de uma visita ao veterinário.

Se alguma vez se perguntou "por que meu cachorro tem soluço" e quer esclarecer de uma vez por todas esta dúvida, em umComo.com.br explicamos para você as causas mais frequentes que geram estes movimentos convulsivos em seu cachorro.

Também lhe pode interessar: Como parar soluço de cachorro

O que é o soluço?

O soluço é uma reação através da qual o diafragma realiza movimentos convulsivos de forma repetida durante um determinado período de tempo, podendo variar. As causas podem ser várias, mas a função deste processo é a de expulsar o ar dos pulmões. Mas, porquê? O diafragma é um músculo situado na parte inferior do peito que realiza movimentos que facilitam a entrada do ar para os pulmões, assim como a sua expulsão. No entanto, por vezes este músculo pode irritar e executar tais movimentos de forma mais brusca, aparecendo o famoso soluço, com o seu som característico.

No umComo.com.br já explicamos como parar soluço de cachorro, mas agora vamos nos focar em ajudá-lo a compreender melhor por que os cães têm soluço.

Comer ou beber água rapidamente

Devemos reconhecer que os nossos amigos peludos costumam ser bastante impulsivos, principalmente quando se trata de desfrutar da sua comida. São animais dificilmente saciáveis e é normal que adotem uma atitude ansiosa ou de excitação quando lhe servimos a sua comida. Como consequência, quando o nosso cão começa a degustar o seu prato pode comer muito rápido, facilitando a entrada de ar. Do mesmo modo, se o cachorro tiver realizado um longo passeio ou tiver corrido, pode ter muita sede e se dirigir velozmente ao bebedouro, bebendo água de forma ansiosa. Apesar desta predisposição a beber e a comer rápido ser habitual nos cães, devemos tentar controlá-la, pois pode levar a problemas maiores como a torção do estômago. Neste artigo explicamos para você como evitar a torção de estômago em cães.

Por que meu cachorro tem soluço - Comer ou beber água rapidamente

Estados de excitação, nervosismo ou medo

Neste caso, o motivo do cachorro ter soluço corresponde a problemas no seu comportamento. É conveniente parar para observar e pensar em qual pode ser o motivo para o nosso cão estar nesse estado. Do que o nosso cão tem medo? Por que está tão nervoso? Pode ser que o tenhamos submetido a alguma experiência desagradável e o seu ritmo cardíaco tenha acelerado, aumentando a quantidade de ar em seus pulmões e provocando o soluço no cão. É importante saber como tratar um cão com medo, pois forçá-lo a determinadas situações pode gerar traumas que o afetem para o resto da vida.

Por que meu cachorro tem soluço - Estados de excitação, nervosismo ou medo

Ter frio, principalmente em cães pequenos

O seu cachorro também pode ter solução devido ao frio. Principalmente no caso de cães filhotes e raças pequenas como o Chihuahua ou o Yorkshire, ter frio pode gerar uma tensão do diafragma que acabe em soluço. Por isso, devemos tentar sempre que nosso cão esteja em um lugar com uma temperatura adequada, para que não sofra mudanças em sua temperatura corporal. Neste artigo damos algumas ideias para que você mesmo possa fazer uma cama para cachorro e, desta forma, garantir que o seu amigo dorme em um lugar quente e acolhedor. Além disso, se não tiver a certeza de que o frio é o responsável pelo soluço em seu cão, neste outro artigo ajudamos você a descobrir se o seu cão está com frio.

Por que meu cachorro tem soluço - Ter frio, principalmente em cães pequenos

Problemas estomacais

Nestes casos é possível que seu cão sinta estes espasmos por mais de uma hora. Este fato pode alertá-lo de que a resposta à pergunta de por que seu cão tem soluço pode ser algum problema estomacal derivado de alguma irritação ou outras doenças. Tente detectar se o seu cão apresenta outros sintomas que ajudem a saber se o seu cão está doente. Às vezes, seu cão pode ter soluço por problemas de coração, hipotermia, asma ou outros problemas respiratórios.

Quando ir ao veterinário

Quando estiver tentando descobrir por que seu cão tem soluço deve considerar duas coisas:

  • Idade do cão. O soluço nos cães filhotes é uma reação muito habitual, principalmente após acordar de manhã ou depois de tirar uma soneca. Alguns filhotes inclusive têm soluço enquanto dormem. Os veterinários consideram o soluço nos cães como episódios que acontecem durante o desenvolvimento dele, em seu processo de maturidade psicológica e mental. Por este motivo, se seu cachorro tiver esta reação alguma vez durante este período, não se preocupe. No entanto, ao superar os 8 meses de idade, o soluço torna-se menos frequente, por isso este sinal em cães adultos poderia indicar algum problema mais grave.
  • Duração dos episódios. No geral, o soluço nos cães não costuma durar mais de uma hora. Se as convulsões acontecerem durante um período superior a 60 minutos, é recomendável que vá ao veterinário.
Por que meu cachorro tem soluço - Quando ir ao veterinário

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro tem soluço, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por que meu cachorro tem soluço

O que lhe pareceu o artigo?

Por que meu cachorro tem soluço
1 de 5
Por que meu cachorro tem soluço

Voltar ao topo da página