Quanto tempo de exercício precisa um cachorro
O exercício do cachorro é um aspeto fundamental para que o animal leve uma vida saudável e um desenvolvimento adequado. Principalmente os cachorros jovens acumulam uma grande quantidade de energia que precisam de queimar durante o dia. Se não o fizerem, o animal pode-se comportar de forma inapropriada e fazer coisas como morder as plantas e estragar os móveis, além de criar ansiedade e estresse. Nem todos os cachorros precisam do mesmo tempo de exercício, em função da idade e da raça necessitarão de gastar mais ou menos energia. Se quer saber quanto tempo de exercício precisa um cachorro, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra-o.
Passos a seguir:
A maioria dos cachorros não têm o suficiente como um passeio à volta do quarteirão, eles precisam de correr livremente e queimar toda a energia. Para isso, é necessário um passeio que dure entre 30 e 60 minutos, dependendo da raça e da idade do cachorro.
Os cachorros, ao estarem em pleno crescimento, são muito mexidos e precisam de queimar muita energia. O mais recomendável é começar realizando 2 passeios ao dia de 20 minutos cada um. Comece pouco a pouco para que o seu cachorro se habitue ao exercício. Não é aconselhável começar com passeios muito longos, pouco a pouco aumente o tempo e o número de passeios.
Pode levar consigo bolas ou algum brinquedo para lançar ao seu cachorro, para ir a correr buscá-lo. Desta forma, o seu cachorrinho fará exercício ao mesmo tempo que se diverte e começa a prepará-lo para o treinamento. Não se esqueça de levar água para hidratar o seu cachorro depois do exercício físico e guloseimas (especiais para cachorro) para premiar o bom comportamento.
Passada a época de cachorrinho, o recomendável é que leve o seu cachorro a passear 4 vezes ao dia. Passeio e exercício são duas coisas totalmente diferentes, se levar o seu cachorro a passear sem realizar nenhum tipo de exercício físico apenas queimará energia. Deve dedicar grande parte dos passeios ao exercício do seu cachorro. O tempo e a intensidade do exercício será determinada, em grande parte, pela raça do seu cachorro.
Os cachorros de trabalho, como labradores, pastores alemães ou golden retriever, precisam de um exercício físico maior que outras raças. São cachorros que precisam de correr muito e para isso precisam, no mínimo, de 2 passeios de 1 hora cada um ao dia por lugares espaçosos. O ideal seria complementar estes passeios com outros 2 mais tranquilos por espaços diferentes para que possam exercitar a mente e o olfato. Os cachorros nórdicos, como o husky, também fazem parte deste grupo mas com uma diferença, foram criados para trabalhos de tiro e, como tal, pelo menos 2 vezes por semana precisam de se exercitar.
Os cachorros de caça, como beagles ou galgos, precisam de passeios que os permitam correm para manter a musculatura e exercitar o olfato. Este tipo de caninos tem o instinto de rastreio muito desenvolvido e como tal precisam de o exercitar continuamente. Precisam de 2 passeios intensos de 1 hora por campos ou bosque, e outros 2 mais tranquilos. Leve consigo uma bola ou algum brinquedo para lançar ao seu cachorro e fazê-lo correr.
As raças pequenas, como yorkshire, bulldog francês ou chihuahua, não têm exercício suficiente correndo apenas por casa. Também precisam de sair para passear por lugares espaçosos e correr livremente, precisam apenas de menos tempo que as raças anteriores. 2 passeios de 30 minutos com exercício incluído e outros 2 mais tranquilos e curtos são suficientes para queimar toda a sua energia. Há que ter especial cuidado com os cachorros com problemas respiratórios como o bulldog francês, pois ficam sem folgo rapidamente e precisam de passeios mais curtos mas mais frequentes.
É muito importante ter em conta o tempo de exercício que o seu cachorro precisa antes de adotar um. Todas as indicações anteriores fazem referência a passeios diários, não semanais. Assim, o seu cachorro precisa de fazer exercício todos os dias.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo de exercício precisa um cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.