Outros Ciências animais

Qual a diferença entre crocodilo e jacaré

Qual a diferença entre crocodilo e jacaré
Imagem: repteis1b.blogspot.com

Crocodilo e jacaré quais as diferenças entre estes dois répteis? Estes animais são bastante parecidos fisicamente, mas pertencem a duas famílias diferentes. Os Crocodilos pertencem à família Crocodilidae e os jacarés pertencem à família Alligatoridae, apesar das parecenças destes dois animais e de frequentarem o mesmo tipo de ambientes pântanos, estas duas espécies não convivem. Estes répteis são a seguir às aves, os parentes mais próximo dos dinossauros, estes animais surgiram há aproximadamente 248 milhões de anos, tendo convivido com os dinossauros. No Brasil não existem crocodilos, apenas existem diversas espécies de jacarés. Neste artigo de umComo.com.br vai descobrir qual a diferença entre crocodilo e jacaré.

Também lhe pode interessar: Qual é a diferença entre vespa e abelha

Índice

  1. Crocodilo
  2. Jacaré
  3. Qual a diferença entre crocodilo e jacaré

Crocodilo

Os crocodilos vivem na América, África, Ásia e Austrália. Os crocodilos da Austrália e ilhas do Pacífico, além de frequentarem os rios, frequentam também o mar. Este animal não pára de crescer, em idade adulta um crocodilo de boa saúde deve chegar aos 3 metros. O único predador deste animal é o tigre, que raramente se alimenta dele. O maior réptil do mundo atualmente é o crocodilo de água salgada que atinge os 6 a 7 metros e pesa 1500 kg, no entanto o maior crocodilo encontrado, foi um exemplar descoberto na Índia, com 10 metros de comprimento. A principal arma do crocodilo é a sua mandíbula cheia de dentes afiados, a mordida deste animal é similar à queda de um objeto de uma tonelada no seu braço.

Uma curiosidade bastante interessante sobre os crocodilos é o facto destes animais enquanto devoram as vítimas, deixarem cair lágrimas. Daí a expressão "lágrimas de crocodilo", que significa que as lágrimas são falsas, não são realmente sentidas, pois o crocodilo chora mas não deixa de comer as presas. Mas claro, existe uma resposta científica para as lágrimas do crocodilo, quando o crocodilo está digerindo a presa, a passagem desta pressiona com força o céu da boca dele, o que comprime as glândulas lacrimais e faz com que ele deixe cair lágrimas enquanto come a vítima.

Qual a diferença entre crocodilo e jacaré - Crocodilo
Imagem: freshwaterblog.net 

Jacaré

Os Jacarés são habilidosos nadadores e conseguem ser muito rápidos em terra quando isso é necessário. Na idade adulta podem medir 1,80m e atingir os 300kg. No continente Americano existem diversas espécies de jacarés. Estes animais agrupam-se durante o dia para tomarem sol e à noite caçam, geralmente as presas encontram-se dentro da água quando são atacadas. Os jacarés sacodem as vítimas até as desfazer em pedaços, só utilizam os seus 80 dentes quando a presa é grande.

O jacaré está em vias de extinção, pois muitas pessoas apreciam o sabor da sua carne, e o seu couro é utilizado para fabricar peças de moda, que valem verdadeiras fortunas.

Qual a diferença entre crocodilo e jacaré - Jacaré
Imagem: pantaneirosulmatogrossense.blogspot.com

Qual a diferença entre crocodilo e jacaré

As diferenças entre os crocodilos e os jacarés são apenas físicas, o jacaré tem o focinho mais largo e arredondado, tem também membranas entre os dedos das patas traseiras, já o crocodilo tem a cabeça mais afilada e escamas no ventre. Mas a diferença mais visível está nos dentes, os jacarés possuem quatro dentes caninos que se encaixam na mandíbula, enquanto nos crocodilos, estes mesmos dentes ficam expostos quando eles fecham a boca.

Qual a diferença entre crocodilo e jacaré - Qual a diferença entre crocodilo e jacaré
Imagem: lookfordiagnosis.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre crocodilo e jacaré, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Omaro
Eu sou um crocodilo ou um jacaré?
Imagem: repteis1b.blogspot.com
Imagem: freshwaterblog.net 
Imagem: pantaneirosulmatogrossense.blogspot.com
Imagem: lookfordiagnosis.com
1 de 4
Qual a diferença entre crocodilo e jacaré