Construir gaiolas de pássaros

Como fazer uma gaiola para pássaros

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer uma gaiola para pássaros
Imagem: venividizoom.com

Se você procura um animal de estimação que não exige muitos cuidados, que não destrói sua casa enquanto você está ausente, que não arma conflito com outros animais que já tem e que dê uma companhia agradável, talvez você gostasse de adotar um pássaro. Eles são um dos animais de estimação preferidos dos humanos e, quando bem treinados logo a partir das primeiras semanas, podem se revelar bons companheiros! Também é importante que, ao levar o pássaro para casa, ele já tenha um sítio seguro onde ficar, e aí estamos falando das gaiolas. É possível escolher gaiolas em lojas de animais, mas será muito mais interessante se você construir uma. Para isso, continue lendo este artigo umComo.com.br em que lhe ensinamos como fazer uma gaiola para pássaros.

Vai precisar de:
  • Ripas de madeira
  • Régua
  • Instrumento para cortar madeira (serra, tico tico, esquadro, etc)
  • Tela em arame fino e maleável
  • Grampeador de pressão
  • Alicate de corte
  • Paus de madeira
Também lhe pode interessar: Como escolher uma gaiola para pássaros
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar comece por planear a dimensão que pretende para gaiola. Isso vai depender do espaço disponível e do número de pássaros que pretende acomodar nela. Neste artigo nós ensinamos como fazer uma gaiola quadrada de madeira, pois é a mais fácil de reproduzir em casa se você não tem experiência.

Como fazer uma gaiola para pássaros - Passo 1
Imagem: gaiolasroni.com.br
2

Desta forma comece por reunir alguma madeira. Você deverá cortá-la em 12 ripas com cerca de 2 cm de espessura e 50 cm de comprimento (mais uma vez, este valor depende da dimensão que pretende). O mais fácil é procurar pelas ripas de madeira já prontas, e cortar no comprimento desejado.

Como fazer uma gaiola para pássaros - Passo 2
Imagem: criatividadecomcarinho.blogspot.pt
3

Essas 12 ripas farão a estrutura principal da gaiola. Prenda 4 ripas em forma de um quadrado, em que duas ficarão na vertical e duas na horizontal, unidas pelos topos com pregos. Prenda outras quatro da mesma forma. Com as 4 ripas restantes, una essas duas estruturas em quadrado uma à outra, em cima e em baixo, como mostra a imagem ao lado.

Como fazer uma gaiola para pássaros - Passo 3
Imagem: forum.vidadeperiquito.com.br
4

Nesta fase você já terá a caixa da gaiola, pelo que já dá para ter uma ideia de como irá ficar. A etapa seguinte é, portanto, fechar a caixa. Para isso você irá necessitar de uma tela em arame fino e maleável (chamada tela de galinheiro), com a qual irá revestir a estrutura da gaiola prendendo-a com grampos. Revista toda a gaiola, inclusivamente por baixo.

Como fazer uma gaiola para pássaros - Passo 4
Imagem: telasriogrande.com.br
5

Com um alicate de corte, corte um U em um pedaço da tela. Esta abertura simples servirá para que você consiga aceder ao interior da gaiola, e a própria tela, por ser maleável, servirá de dobradiça. Use um pedaço de arame para fechar.

Como fazer uma gaiola para pássaros - Passo 5
Imagem: naturezactiva.com
6

Sua gaiola está quase terminada! Finalize colocando no interior paus de madeira presos na tela, para que seu pássaro se possa apoiar neles. Por norma a gaiola deverá ter 2 ou 3 paus, mais que isso tornará o espaço muito apertado.

Como fazer uma gaiola para pássaros - Passo 6
Imagem: irismaroliveira.blogspot.pt
7

Agora sim, sua gaiola de pássaros artesanal está pronta! Não se esqueça de colocar no interior recipientes para a água e alimentação do seu pássaro e uma folha de jornal ou travessa de plástico grande por baixo da gaiola, de forma a acumular os dejetos e manter a área limpa. Neste sentido também será útil consultar nosso artigo como limpar a gaiola dos pássaros.

Como fazer uma gaiola para pássaros - Passo 7
Imagem: imagens.usp.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma gaiola para pássaros, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Dobre as pontas da tela de arame depois de a ter colocado na estrutura da gaiola, para que ninguém se magoe nela.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Marcelo
Pássaros não devem ser engaiolados e agora, com a quarentena, vocês já devem ter percebido o por quê!
Se vocês estão se sentindo incomodados com a falta de liberdade na quarentena, sugiro que assobiem dentro da máscara pra passar o tempo...
Fernando Marques
Os pássaros são as criaturas com o maior poder de liberdade, pois podem voar. Acho que este artigo, ao estimular o aprisionamento de animais, presta um tremendo desserviço.
Coisali
fodasekkkkkk
Juarez
Gostei muito das explicações,mais por favor,onde eu compro as varetas para montar as gaiolas
joao paulo
Qual e a madeira mais usada, tipo pinho, maçaranduba ou madeira mista eu tenho todos as ferramenta só não sei qual e o tipo de madeira que devo comprar pra fazer as gaiolas.
Deborah da Silva
Tenho criação de pássaros, estou muito interessada em fazer gaiola, o que devo fazer? Qual seria o primeiro passo? Grata obrigado.
Marcelo
A quarentena está te deixando frustrad@ e deprimid@ sem liberdade? Experimente cantar pra passar o tempo... Pergunte aos seus engaiolados como eles fazem!
Imagem: venividizoom.com
Imagem: gaiolasroni.com.br
Imagem: criatividadecomcarinho.blogspot.pt
Imagem: forum.vidadeperiquito.com.br
Imagem: telasriogrande.com.br
Imagem: naturezactiva.com
Imagem: irismaroliveira.blogspot.pt
Imagem: imagens.usp.br
1 de 8
Como fazer uma gaiola para pássaros