Partilhar

Como cuidar de uma calopsita

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar de uma calopsita
Imagem: equipeveterinariafv2010.blogspot.pt

Se você é da opinião de que aves não são bons animais de estimação, tente uma calopsita, (ou caturra, caso viva em Portugal)! Esta espécie de pássaro é considerada, pela legislação brasileira, uma ave doméstica, devido à sua dependência para com o dono: são dóceis, interativas, alegres, se apegam muito e os machos calopsita podem presenteá-lo com belas melodias. Agora que ficou conhecendo um pouco melhor esta espécie, talvez pondere adquirir uma para lhe fazer companhia. Se é o caso, continue lendo este artigo umComo.com.br e saiba como cuidar de uma calopsita!

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um filhote de calopsita

Alguns pontos a ter em conta antes de comprar uma calopsita

  • Trata-se de um animal de estimação dependente, que lhe irá exigir atenção e cuidados. Certifique-se de que reúne as condições necessárias para criar uma calopsita, a nível de tempo e dinheiro;
  • Uma calopsita pode viver até 25 anos, o que significa que, se tratar bem dela, terá a companhia da sua durante grande parte da vida;
  • Não é aconselhado que, quando viajar, leve a calopsita consigo. Por essa razão, se for uma pessoa que viaja muito, pondere adotar um animal mais versátil, ou peça a alguém de confiança que fique com ela durante a sua ausência;
  • Você tem cachorros e gatos em casa? Pense acerca de como eles lidarão com a chegada de um pássaro, e qual o cômodo da casa mais indicado para colocar a gaiola em segurança.
  • As calopsitas são bem vocais ao amanhecer e entardecer, por essa razão, se você tiver de dormir até tarde de manhã ou deitar-se cedo, talvez elas não serão o animal de estimação ideal para si.

O espaço da calopsita

Se você está decidido em levar uma calopsita para o seu lar, comece procurando e escolhendo gaiolas. Estes pássaros medem cerca de 30 cm e irão necessitar de uma gaiola de tamanho médico com poleiros, de forma a conseguirem se movimentar com facilidade, abrir suas asas e não bater constantemente com as penas do rabo nas grades da gaiola. Se você tem jeito para manualidades, experimente fazer uma gaiola para pássaros. Coloque a gaiola em um cômodo que receba sol pela manhã e seja fresco ao entardecer, que não sofra bruscas mudanças de temperatura nem que contenha odores intensos. Tenha ainda o cuidado de não colocar a gaiola sob luz solar direta e aprenda como limpar a gaiola.

Como cuidar de uma calopsita - O espaço da calopsita
Imagem: clasf.com.br

A alimentação

As calopsitas não são muito exigentes a nível alimentar nem existe uma dieta específica para esta espécie, pois elas tendem a comer um pouco de tudo. Por essa razão você pode alimentá-las com ração específica para a sua espécie (adoram sementes), ou com legumes, frutas e vegetais que tenha habitualmente em casa, pão e ovo cozido. Apenas tenha em atenção que, entre essas opções, há alguns alimentos que não lhes deve dar: abacate, alface, maçãs com semente, tomate e alimentos tipicamente humanos e não naturais, como gelados, carne ou iogurtes. O comedor e bebedor não deve ser de plástico, pois a sua calopsita poderá começar a roê-los, e a água não deve ser servida gelada.

Como cuidar de uma calopsita - A alimentação
Imagem: casadospassaros.net

O corte/aparo das asas

Por se tratar de uma espécie de ave tão dócil, frequentemente donos de calopsitas as soltam de suas gaiolas e deixam que andem livremente pela casa, de forma a conseguir interagir mais facilmente com elas. Para evitar que sua calopsita fuja ou voe para espaços perigosos dentro de casa, pode optar pelo corte de suas asas, que consiste no aparo das penas. Peça a alguém experiente que faça isso, como um veterinário, para não machucar sua calopsita ou colocar a saúde dela em risco.

Como cuidar de uma calopsita - O corte/aparo das asas
Imagem: casadospassaros.net

Os hábitos e comportamentos

A nível de saúde, as calopsitas não têm tendência a adoecer, mas elas podem se revelar bastante deprimidas se não receberem a atenção desejada, chegando até mesmo a sofrer automutilação! Os comportamentos variam um pouco de calopsita para calopsita, mas de forma geral são pássaros alegres, brincalhões e ativos que adoram passar algum tempo com seus donos. Aprenda como amansar uma calopsita e dedique-lhe cerca de 1h por dia, durante a qual você a acariciará, assobiará para ela e brincará. Calopsitas tendem a aprender melodias com grande rapidez, por isso toque algumas músicas calmas para ela, assobie ou coloque-a próxima de outros pássaros. Se você não tiver oportunidade de passar todo esse tempo com sua calopsita, compre-lhe um brinquedo ou encontre um parceiro para ela, tendo em conta que deverá lhes apresentar algumas opções - as calopsitas escolhem seu próprio parceiro. Outro ponto muito importante a saber no momento de criar uma calopsita é que elas têm tendência para sofrer terrores noturnos, por essa razão, nunca a deixe na escuridão completa.

Como cuidar de uma calopsita - Os hábitos e comportamentos
Imagem: portalpets.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma calopsita, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como cuidar de uma calopsita

O que lhe pareceu o artigo?
36 comentários
Daniela
Eu quero um calopsita
CELIA COMELATO MURGEL
OTIMO MUITO BOM MINHA CALOPSITA TINHA 5 MESES ESTAVA GORDINHO FELIZ AMANHECEU MORTA SERA QUE FOI DE FRIO
A sua avaliação:
ZANJA CERDEIRA
GOSTEI MUITO DOS ARTIGOS SOBRE CALOPSITAS. APRENDI MUITO !!! ADOREI !!!
A sua avaliação:
Daniela salemmo amatruda
Comprei uma calopcita cinza da cara branca Tem 64 dias Todas as urientaçoes estaö sendo muito uteis agradeço se me mandarem mais dicas de alimenraçaõ e de ser calmo. Me disseram que é macho obrigada
A sua avaliação:
Aldacir Teixeira Barbosa
Gostei muito do texto de "Como cuidar de uma calopsita". Parabéns!
Editor umComo.com.br
Oi Aldacir! Que bom que você gostou do artigo. Continue acompanhando nossas matérias, valeu pelo comentário :)
jessica soares
Oii... estou preste a ter uma calopsita filhote, queria saber qual tipo de papinha que compro no pet??? pois li o artigo mas não falaram qual era, papinha de bebe tem mt conservante não sei se seria ideal dar para um animal ne.
Editor umComo.com.br
A sua avaliação:
Maria Isabela
Boa tarde gostaria de uma ajuda urgente!! A minha calopsita e de outra pessoa e essa pessoa me deu e ela não se acostumou comigo como vou fazer para ele gostar de mim
eduardo
oi Maria Isabela!
eu estou prestes a ter uma calopsita macho e ja pesquisei tudo.
fique perto da gaiola todo dia por um tempo de forma que ele possa te ver;assim ele se acostumara com voce aos poucos!!!!!
e derrepente ele vai ser seu melhor companheiro e amigo.....
Espero ter ajudado.
A sua avaliação:
Simone
Boa noite gostaria de uma ajuda urgente. Arrumei um companheiro para minha Calopsita.Desde então em vinte dias ele colocou 4 ovinhos mas o companheiro e agressivo apesar de só ter 4 meses.Ela a 3 dias não pia como fazia sempre quando ouvia minha voz ou sentia a presença , não se alimenta e está ofegante. Estou dando gotas de aguá em seu bico.mas ela está fraca.Já o outro cantarola o tempo todo e quando a tiro da gaiola fica raivoso batendo as asas.Ela fica o tempo todo amuada e com os olhos fechados e não choca mais os ovos.Se alguém puder me orientar agradeço.
Rafaela Dmgs
Olá , como ela está ?? levou no veterinário ?? só ele mesmo para te orientar ,tadinha ...mehoras
Maria Isabela
Coloque elas em gaiolas separadas ☺☺
A sua avaliação:
RONIEL CARVALHO
Adorei o artigo, vai ser de muito proveito para mim, sempre quis ter uma calopsita, e hoje ganhei da minha tia. *-*
Editor umComo.com.br
Oi Roniel! Que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Daiana
Quero saber se eles tomam banho sozinho ou tenque dar bánho neles

Como cuidar de uma calopsita
Imagem: equipeveterinariafv2010.blogspot.pt
Imagem: clasf.com.br
Imagem: casadospassaros.net
Imagem: casadospassaros.net
Imagem: portalpets.com.br
1 de 5
Como cuidar de uma calopsita

Voltar ao topo da página