Partilhar

Como evitar que meu pássaro fuja

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como evitar que meu pássaro fuja

Tem uma ave e está com medo que ela fuja? Continue lendo, porque neste artigo vamos dar alguns conselhos para que seu pássaro esteja à vontade e livre de riscos. Deve procurar um espaço estimulante para ele, onde não falte nada, e educá-lo para que esteja fora da gaiola com você sem correr nenhum perigo. Não se deve esquecer que o lugar para uma ave não é uma gaiola, por isso se tiver decidido ter uma, dê para ela a melhor das vidas possíveis e com todas as atenções que merece. Em umComo.com.br vamos explicar para você como evitar que seu pássaro fuja.

Passos a seguir:
1

Para começar, é fundamental que ofereça à sua ave uma gaiola ampla, o maior possível. Isso dependerá do espaço disponível, mas se tiver um terraço ou uma varanda ampla, monte uma gaiola à medida para que seu animal possa se mexer com facilidade. Recomendamos que consulte nosso artigo sobre Como fazer uma gaiola dos pássaros se quiser se aventurar a fazer uma.

Deve colocar na gaiola todo o tipo de acessórios para que sua ave possa pousar e dormir. Inclua poleiros em diferentes alturas para que possa subir; coloque algum balanço, um espelho ou qualquer objeto que possa gostar. Neste sentido, pode experimentar diferentes e ver qual é o que gosta mais.

Como evitar que meu pássaro fuja - Passo 1
2

Outro aspecto muito importante para que sua ave esteja bem em casa, dentro da gaiola, é que esteja muito perto de uma fonte de luz natural. Se tiver terraço e estiver bom tempo, deixe sua gaiola ali, mas se não for o caso, coloque sua gaiola ao lado da janela.

Um bom local é fundamental para preservar seu estado emocional e conseguir que tenha uma vida saudável. Nunca deve deixar seu pássaro em um quarto escuro e silencioso, esse não é o lugar para ele. Verá que se colocar a gaiola do animal perto das vistas e em contato com a luz solar, seu pássaro se sentirá à vontade. Além disso, se estiver perto de você, deve interagir com ele, conversar, de maneira a sentir que está em boa companhia.

Também é conveniente que o lugar escolhido para colocar sua gaiola esteja sobre uma superfície plana e em uma zona com pouco ruído.

3

Para que a sua ave não tenha o desejo de escapar, deve procurar tudo o que precisar e, principalmente, deve ter sempre ao seu alcance comida e água.

As aves são muito especiais com a sua água e sua comida e quando percebem algo estranho, rejeitam-na. Por isso, deve trocar todos os dias a água do seu bebedouro para evitar encontrar dentro restos de comida ou de excrementos e tentar que ela esteja fresca. Em relação à comida, deve colocar em seu comedouro uma colher de sopa ou mais (segundo as necessidades de alimentação da sua ave) do seu alpiste favorito. Comerá as sementes e deixará as cascas e outras partes no comedouro ou perto. É importante que renove a comida todos os dias, pois é possível que chegue a confundir os restos com as sementes novas e, portanto, não se alimente bem.

Como evitar que meu pássaro fuja - Passo 3
4

Dentro da gaiola, além de poleiros, comedouro e bebedouro, seu pássaro deve ter brinquedos. Escolha brinquedos de diversas formas, cores, tamanhos, cores e texturas, inclusive pode escolher algum com som, porém não muito forte. Tudo isso servirá para entretê-lo e evitar que fuja.

Pense que quanto mais contente e satisfeita sua ave estiver, menor será a probabilidade de tentar fugir e, também, será mais fácil de educá-la.

5

Se deseja que seu animal saia da gaiola, terá que o educar para isso, caso contrário pode ser que tente fugir. Deverá dedicar tempo ao seu adestramento; pode começar por treinar a sua ave para pousar em seu dedo. Coloque seu dedo à frente dela e diga "sobe"; cada vez que ela o fizer, dê-lhe uma guloseima. O reforço positivo também funciona com os pássaros na hora da sua educação.

Deve praticar também quando não o for devolver à gaiola para que não associe que fazer isso implica voltar ao seu espaço fechado. É recomendável que o introduza dentro e o deixe sair para que não saiba exatamente quando a volta à gaiola é por um período prolongado. Além de experimentar com o seu dedo ou sua mão, pode usar algum poleiro para que pouse sobre ele.

Como evitar que meu pássaro fuja - Passo 5
6

Existem especialistas que recomendam que este procedimento seja feito cada vez que devolver o pássaro à gaiola, para que seja ele quem por vontade própria decida o momento de voltar para casa.

Quando tiver seu pássaro em sua mão ou sobre o seu dedo, deve segurar (com suavidade) para que não saia voando, principalmente nas primeiras vezes. Uma forma de fazer isso é pressionando o dedo polegar contra o indicador, assim você segura as patas do seu pássaro ou também pode segurar suas costas com cuidado para que não abra as suas asas. Vá experimentando estas posições durante todo o treinamento, assim a sua ave se habituará e não antecipará a sua volta à gaiola. Verá como em pouco tempo conseguirá que pouse em você e evitará que seu pássaro escape com sucesso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que meu pássaro fuja, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como evitar que meu pássaro fuja

O que lhe pareceu o artigo?

Como evitar que meu pássaro fuja
1 de 4
Como evitar que meu pássaro fuja

Voltar ao topo da página