Outros o cachorro

Como parar soluço de cachorro

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 13 fevereiro 2017
Como parar soluço de cachorro

Os cães também podem sofrer com soluços assim como as pessoas, e este ocorre da mesma forma. São contrações involuntárias do diafragma, acompanhadas de sons curtos e frequentes. Se está pensando por que seu pet tem soluço, continue lendo. Não é algo pelo qual você deva se preocupar em excesso, mas se não passar e continuar durante um longo período de tempo, deve tomar precauções. Neste artigo do umCOMO vamos explicar para você as possíveis causas dos soluços em cachorros, assim como parar soluço de cachorro.

Também lhe pode interessar: Por que meu cachorro tem soluço

Causas de soluços em cachorros

Para saber parar soluço de cachorro, terá primeiro que avaliar as possíveis causas mais comuns para evitar assim que reapareçam.

  • Um dos motivos mais habituais que provocam soluço é comer muito depressa. Se seu pet come com ansiedade e rapidez, terá uma maior predisposição a ter soluço. Este hábito é especialmente nocivo porque poderia ter consequências piores no futuro, como a torção gástrica.
  • Se seu cão é filhote, é bastante habitual que sofra de soluço. Os filhotes de cachorro são os mais propensos a sofrer deste leve desconforto. Ainda que seja algo muito comum, se notar que o soluço se repete de forma constante ou persiste, o melhor é ir ao veterinário para se certificar de que não está acontecendo nada de importante. Existem raças com maior tendência a sofrer de soluço, como os Chihuahuas, os Pinschers e os Golden retriever.
  • O frio é outro fator que pode causar o soluço. Especialmente cães como o Chihuahua costumam ter frio com mais facilidade e são mais propensos ao soluço.
  • Outra causa que pode resultar no aparecimento de soluço é sofrer de uma doença. Para estes casos, o mais importante é ir ao veterinário e descartar algum tipo de problema.
  • Fatores como o medo e o estresse nos cães também podem desencadear o soluço.
Como parar soluço de cachorro - Causas de soluços em cachorros

Dicas para acabar com o soluço de cachorro

Agora que já sabe as possíveis causas, poderá tomar medidas para parar o soluço do seu cachorro. Vendo os desencadeadores, será mais fácil encontrar uma solução para este incômodo.

  • Se seu pet come muito rápido, terá que controlar a ingestão de alimentos. Por exemplo, ao invés de dar uma única porção de comida diária, divida a comida em duas ou três doses, assim seu cão sofrerá muito menos ansiedade e digerirá tudo melhor. Se não está em casa para dar várias porções, pode comprar um comedouro automático e programá-lo. Também é recomendável que não faça exercício intenso nem antes, nem após comer.
  • Se acha que o soluço é consequência do frio, a melhor alternativa é vestir-lhe roupa quentinha fora de casa, e dentro de casa, tentar cuidar da sua temperatura corporal. Deve ter sempre várias zonas de descanso em casa com uma cama quente e confortável. Se seu cão é muito friorento e no inverno passa muito mal, pode comprar uma cama térmica que o ajudará a controlar a sua temperatura. Certifique-se que em casa não há correntes de ar e mantenha uma temperatura estável para seu cão. No seguinte artigo pode ver mais conselhos sobre como proteger um cachorro do frio.

Se tem dúvidas sobre a causa do soluço do seu pet, vá a um veterinário para ajudar você a ver o problema e procurar uma solução.

Como parar soluço de cachorro - Dicas para acabar com o soluço de cachorro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como parar soluço de cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como parar soluço de cachorro