Treinar um cachorro

Como fazer um cão parar de puxar a guia

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 4 dezembro 2019
Como fazer um cão parar de puxar a guia
Imagem: mileycyrusworld.net

Se você leva o seu cachorro para passear e não sabe se é ele ou você que leva o outro para passear, este artigo é para você. É natural dos cães que não passaram por treinamentos quererem tomar frente num passeio, não respeitando o seu dono, o que no entanto não justifica a atitude. Fazer com que o seu cão pare de puxar a guia não é uma tarefa difícil, basta um pouco de paciência e disciplina.

Neste artigo, umComo te ensina como fazer um cachorro parar de puxar a guia.

Também lhe pode interessar: Como ser o líder do seu cão

Índice

  1. Porque o cachorro puxa a guia
  2. Que coleiras são boas para passear com o cão?
  3. Coleiras e acessórios que incomodam o cachorro
  4. Como ensinar o cachorro a não puxar a guia

Porque o cachorro puxa a guia

O cachorro pode estar puxando a guia para buscar ou evitar algo, por exemplo, para buscar um local para marcar território ou para evitar a dor; quando a coleira está apertada, o cachorro tenta puxá-la achando que isso fará a dor cessar. Além disso, existem fatores que fazem com que ele não pare de puxar a guia, como por exemplo:

Que coleiras são boas para passear com o cão?

Existem diversos tipos de acessórios para passear com os cães, um deles, bom para cães de grande porte, é o gentle leader, que também pode ser conhecido como cabresto. Estas coleiras ajudam o cão a se sentir confortável num passeio, no entanto, elas podem parecer estranhas se eles estiverem acostumados às coleiras comuns.

Há também aquele tipo de coleira que agrega todo o peitoral do cachorro, eliminando o esforço concentrado apenas numa área e dividindo-o ao longo do torso e região superior do tronco. Esta é talvez a coleira mais indicada para guiar o cão num passeio, se o intuito é evitar que ele se machuque e estresse.

Entre as coleiras de pescoço, as mais comumente utilizadas, procure usar as de nylon ou as que possuem fitas mais grossas, além de utilizá-las sempre com folga suficiente para que o cachorro respire, mas não o bastante para que ele consiga escapar com pouco esforço. Note também o comprimento da guia, que deve ser suficiente para o bom movimento do cão sem que ela fique esticada, tensionada. Geralmente, a medida entre 1,3 e 2 metros são suficientes, e variam de acordo com o tamanho do seu cão. Evite utilizar enforcadores.

Como fazer um cão parar de puxar a guia - Que coleiras são boas para passear com o cão?

Coleiras e acessórios que incomodam o cachorro

O incômodo causado por coleiras ou acessórios pode fazer com que o cão se sinta estimulado a andar para frente, é aquela coisa, quanto mais um puxa, mais força o outro faz e por aí vai, até que ninguém mais aguente o passeio. Além disso, o cão também pode se tornar mais agressivo, passando para uma posição de defensiva enquanto estiver no passeio.

Como ensinar o cachorro a não puxar a guia

Agora que já falamos um pouco sobre as coleiras e os estímulos que fazem com que o seu cachorro queira puxar demais a guia, não podemos deixar de lado aquelas informações essenciais para fazer com que o seu cão pare de puxar a guia.

Comece treinando em casa, no corredor, por exemplo (se você mora em apartamento, contente-se com o seu quarteirão):

  • Tente andar com calma, sem estresse, mantendo a postura reta e confiante, pois o seu cão percebe a confiança daquele que o guia.
  • Por mais que pareça esquisito, encare o seu cão de vez em quando, diga algo também; é bom que ele perceba o seu olhar, a sua voz, a sua posição.
  • Recompense-o sempre que ele passear com você da forma como deve ser, ao lado, com calma e sem puxar a coleira. Carregue petiscos com você quando for passear.
  • Ao andar, procure mudar de direção de vez em quando, tal como parar e depois continuar andando, isso faz com que o seu cão preste mais atenção em você.

Quando você estiver treinando o seu cão e ele puxar a guia, não ande. Mantenha a mesma velocidade e postura (dependendo do tamanho do cão, isso pode ser mais difícil). Quando for possível, solte o seu cão em praças públicas com pouco movimento, praças para cães, etc. Isso faz com que ele ganhe mais confiança em você e saiba que em dado momento ele terá liberdade no passeio, portanto, deve te obedecer até este momento. Evite soltá-lo em praças públicas se ele for um cachorro muito grande ou com tendências agressivas.

Como fazer um cão parar de puxar a guia - Como ensinar o cachorro a não puxar a guia
Imagem: kanineklub.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um cão parar de puxar a guia, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Reginalva
Tenho um pastor alemão e ele é muito manso. Queria q ficasse valante
Imagem: mileycyrusworld.net
Imagem: kanineklub.com
1 de 3
Como fazer um cão parar de puxar a guia