Partilhar

Como fazer um filhote de cachorro parar de chorar

Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 dezembro 2019
Como fazer um filhote de cachorro parar de chorar
Imagem: bfz.biz

O primeiro que pensamos quando escutamos um filhote de cachorro chorando é que ele está sofrendo; este som pode ser tão desconcertante e triste que gera em nós o desejo de proteger e mimá-lo. Mas os animais, assim como nós, não choram só por dor, pois através do choro expressam uma grande variedade de emoções que devemos aprender a detectar para saber como atuar. Não tem ideia de por onde começar? Neste artigo de umComo.com.br explicamos a você como fazer um filhote de cachorro parar de chorar.

Também lhe pode interessar: Como adestrar um filhote de cachorro

Por que os cães choram?

O primeiro que devemos ter muito claro são as razões que normalmente fazem um filhote de cachorro chorar, deste modo poderemos atuar adequadamente.

Entre as causas habituais temos:

  • O filhote de cachorro se sente sozinho e desprotegido porque foi separado da matilha; o choro ocorre nos primeiros dias, principalmente à noite.
  • Quando o animal sofre de ansiedade por separação ou medo de ficar sozinho também é normal que chore. Ele tenta com isto captar a atenção de seu dono para que o acompanhe e atenda.
  • Também é uma via para expressar a dor, mal-estar, a sede ou a fome.
  • Por último, o choro é uma forma de manipulação que aplicam alguns cães quando sabem que ao chorar obterão carinho e atenção.
Como fazer um filhote de cachorro parar de chorar - Por que os cães choram?

Fazer um filhote parar de chorar durante a noite

Os cães são animais que crescem e convivem em matilha, por isso quando seu animal é separado de sua mãe e irmãos é normal que se sinta sozinho e desprotegido. Isto gera no cão uma sensação de insegurança que deve ser adequadamente atendida por nós.

Para fazer um filhote de cachorro parar de chorar nestes casos, é bom que a cama do animal esteja à vista e não muito afastada do lugar onde dorme, para dar a ele segurança. Em sua cama é conveniente que coloque pelo menos um ursinho de pelúcia de um bom tamanho que simule o corpo de sua mãe ou de outro filhote, proporcionando a ele calor e conforto. Um bom truque também é colocar um despertador sob a colcha da sua cama; o tique-taque das agulhas simulará o batimento do coração de outro animal, acalmando seu bichinho.

Você deverá ensinar o cão que agora ele é parte de sua matilha, por isso dê muito carinho e passe com ele pelo menos meia hora por dia brincando, isto ajudará a combater o tédio e a estreitar laços.

Como fazer um filhote de cachorro parar de chorar - Fazer um filhote parar de chorar durante a noite
Imagem: youtube.com

Evitar que o cachorro chore quando está sozinho

A ansiedade por separação e a ansiedade no geral são dois dos motivos que podem fazer com que seu animal passe uma tarde inteira chorando enquanto está sozinho em casa. Isto pode se transformar em um grande problema para os vizinhos e também para você, por isso é preciso atuar o quanto antes.

Para começar é importantíssimo passear seu animal sempre que for possível levá-lo à rua, o exercício físico é fundamental para diminuir a ansiedade do cachorro e evitar este choro nervoso. Deixar o rádio ligado é uma estratégia que muitos usam para que o animal não se sinta tão sozinho ao escutar vozes, e a verdade é que funciona muito bem, mas não é a única coisa que podemos fazer. Também é importante que o cão tenha brinquedos à mão para se entreter durante a sua ausência, caso contrário seus móveis e objetos se converterão nas vítimas de sua solidão e tédio. Deixar um brinquedo que ele adora apenas nos momentos que passa sozinho ajudará a que ele associe esse momento com algo positivo, diminuindo o mal-estar.

Como fazer um filhote de cachorro parar de chorar - Evitar que o cachorro chore quando está sozinho
Imagem: wp.clicrbs.com.br

E se o choro do filhote de cachorro for repentino e constante?

Se seu cachorro não chorava ou você tinha conseguido acalmar esse comportamento e, de forma repentina, começa a fazer isso, é importante se aproximar e examiná-lo para ter a certeza de que está bem. Revise muito bem suas patas e todo o seu corpo; se ao tocar em alguma área o animal chorar ou se queixar com mais força, então é possível que tenha se machucado. Neste caso o melhor é visitar um veterinário.

Da mesma forma, se o choro aparecer e o animal não quiser comer ou beber água, também é bom visitar um especialista.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um filhote de cachorro parar de chorar, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como fazer um filhote de cachorro parar de chorar

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer um filhote de cachorro parar de chorar
Imagem: bfz.biz
Imagem: youtube.com
Imagem: wp.clicrbs.com.br
1 de 4
Como fazer um filhote de cachorro parar de chorar

Voltar ao topo da página