Partilhar

Quais são as doenças mais comuns nos canários

Imagem: zarpitas.com

Os canários são excelentes animais de estimação, o seu lindo canto e a sua atitude alegre e desperta fazem com que qualquer amante de pássaros se sinta satisfeito com eles. No entanto, como qualquer outro animal de estimação, requer cuidados para se manter em bom estado e evitar aquelas doenças que podem colocar em risco a sua saúde. Em umComo.com.br explicamos-lhe quais são as doenças mais comuns nos canários e as suas principais causas, assim poderá proteger o seu pássaro, dando-lhe todas as atenções que necessita.

Também lhe pode interessar: Quais são as raças de canários
Passos a seguir:
1

Assim como acontece com muitos animais, os parasitas externos como os ácaros e os piolhos, são grandes inimigos dos canários, afetando a sua pele e as suas penas e colocando em risco a sua saúde.

Os parasitas externos aparecem normalmente porque não limpamos de forma adequada a gaiola do canário, por isso é muito importante fazê-lo de uma forma regular e profunda, e aplicar sempre produtos para prevenir os parasitas.

2

A acariasis nas patas do nosso canário é também outra condição comum nestas aves que se deve à falta de higiene na gaiola. Reflete-se quando o nosso animal de estimação apresenta crostas e feridas nas suas patas, que podem levar a uma deformação e inclusive à morte. Daí que a limpeza da gaiola do nosso canário seja tão importante.

3

Os parasitas intestinais também são comuns nos canários, ocorrendo muitas vezes, quando os recipientes da comida e da água do animal não se encontram devidamente limpos. É importante ressaltar que os mesmos devem ser mudados e limpos diariamente, para evitar esta condição.

As amostras de manchas brancas nas fezes do nosso canário, a perde de apetite e de peso e a sonolência constante são alguns dos sintomas desta condição.

4

Devemos ter o nosso canário ao ar livre, num jardim ou terraço ou muito perto de uma janela, mas é importante colocar a gaiola corretamente e longe de correntes de ar, desta forma conseguimos prevenir uma das doenças mais comuns nos canários, a pneumonia.

5

Outro problema comum que os canários apresentam é a queda repentina das suas penas fora da sua época de mudança. Isto deve-se a uma má higiene da gaiola e também a uma alimentação pobre em nutrientes.

A limpeza periódica da gaiola, e uma alimentação variada e nutrida é a melhor forma de prevenir esta doença.

6

A coccidiosis é uma das doenças mais perigosas que afetam os canários, pois uma vez que aparecem os sintomas, o animal morre, geralmente dentro de alguns dias, se não receber o tratamento no tempo certo. É produzida por infeção de outros animais, normalmente através da água ou dos alimentos.

É muito importante que a gaiola do canário esteja preparada de forma adequada, para evitar que outras pássaros consigam beber ou comer a sua comida. Uma vez mais, a higiene é fundamental. Os sintomas desta doença são diarreia com sangue, baba no bico e perda de peso.

7

A colibacilose é também uma condição comum nos canários, que também poderá ser transmitida para o homem. Produz-se quando o nosso pássaro ingere alimentos ou água contaminada.

A falta de energia, o sono e a diarreia de cor verde são os principais sintomas desta doença, que se não for tratada a tempo poderá colocar em risco a vida da nossa ave.

8

Outras doenças como o crupe, a inflamação do intestino ou os cistos também são comuns nos canários. Lembre-se da importância de cuidar do seu animal, mantendo sempre a limpeza da sua gaiola e os seus alimentos e garantindo-lhe um habitat correto e adequado, a fim de o manter sempre saudável e feliz.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as doenças mais comuns nos canários, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Quais são as doenças mais comuns nos canários

34 comentários
A sua avaliação:
Claudino Branco
Bom dia.
Tenho 4 casais de Canários que já fizeram várias criações desde Março. Acontece que quando os filhotes estão quase todos cobertos de penas, e outras vezes antes disso Morrem no ninho sem serem abandonados pelos pais, alguns até depois de mortos ainda continuam em cima deles no ninho. Por este motivo este ano ainda não tenho um único Canário novo. O que devo fazer e qual o medicamento que devo comprar. Muito obrigado pela vossa atenção. Claudino Branco
Letícia Cristina da Lomba
Boa noite, meu canário amanheceu morto, não notei nenhum diferença nele, pois estava aparentemente normal, não entendo o que houve, pois tinha menos de um ano, era filhote de meu casal de canário
DANIEL FERREIRA
BOA NOITE.TENHO UMA CRIAÇÃO DE 45 CASAL DE CANARIOS GROSTER E ESTA DONDO MUITOS OVOS BRANCOS E MORTE DE FILHOTES.E EU ESTOU USANDO FERT VIT IMPORTADA E NAO FEZ NEM UMA DIFERNCIA DOS ANOS ANTERIOR.
Érica
Bom dia, meu canário está com o pescoço todo sem penas, o que pode estar acontecendo com ele?
me ajudem, trato ele com alpiste /niger, e com a ração 20/30 comprada no pet shop, própria para aves, mas ele não para de perder as penas...
Editor umComo.com.br
Oi Érica! Ele pode estar com ácaros e precisar de tratamento prescrito por um médico veterinário. Outra possibilidade são piolhos. De qualquer forma, apenas um médico veterinário de animais exóticos pode fazer o correto diagnóstico e prescrever o tratamento.
FABIO
ola Meu canario perdeu penas na cabeça e agora no pescoço. Reparei hoje gaiola que ha pingos de sangue Vi que o pescoço dele esta ferido sangrando, acho que foi ele mesmo.O que sera que esta acontecendo? Ele age normal ate canta.
Editor umComo.com.br
Oi Fabio! Ele é o único canário na gaiola? Se é ele próprio que arranca, diferentes doenças podem estar envolvidas. Uma causa habitual é a presença de piolhos ou ácaros.
Júlia Maria de Souza Leal
MINHA CANARINHA BELGA Está com uma queda de penas na região do pescoço. Está bem, sem diarreia, alimentando-se normalmente., Já dei antibiótico (Avitrin), Avitrin mudas e Avitrin complexo vitamínico. Está assim há muitos meses.
Editor umComo.com.br
Oi Júlia! Ela vive sozinha ou com outros canários? É possível que seja ela própria ou outra ave que arranque?
Carlos
Prezados Boa noite .Gostaria de saber se tiveram algo parecido. Tenho uma canaria do reino que começou a ficar deitada no fundo da gaiola. Motivo aparente é uma bolha no abdomem que impede sua locomoção e equilibrio no puleiro. Ela ja tem mais de 12 anos. Existe algum tratamento ? Ela apenas levanta para tomar água e alimentar-se e volta a deitar-se.
Editor umComo.com.br
Oi Carlos! Sem um exame físico é impossível diagnosticar o problema e definir um tratamento adequado. Porém, pela sua descrição, parece-me que ela desenvolveu um abcesso e precisa de cuidado veterinário urgente porque provavelmente precisa de fazer drenagem baixo anestesia e vai precisar de antibióticos.
A sua avaliação:
avelino francisco
minha canaria tem na ponta dos dedinho bolinha e estão crescendo os pés estão áspero o que eu faço agradeço que possa me orientar
A sua avaliação:
Oi
O meu canário morreu hoje :( ele estava muito fraco não tinha força nas pernas, não se equilibrava bem, e depois acabou por morrer na minha mão, coitadinho, ele era muito importante para mim sempre esteve comigo desde pequena e agora já não está. Ele, também, tinha uma deformação nas patas mas já era de há muito tempo, uma vez começou a deitar sangue mas nós tratamos dele e ficou bom. Há pouco tempo tinha o olho fechado, começou a abri-lo e isso mas acho que não conseguia ver nada. Pensava que ia durar mais uns anos, mas não conseguiu..........eu adorava-o era como um irmão para mim :(
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi! Lamento muito sua perda, sabemos como a morte dos nossos pet pode ser realmente difícil! Força nessa jornada!
A sua avaliação:
Cristiano
meu canário de repente passou a ficar amuado no piso da gaiola, seus olhinhos quase não abrem e, no dia anterior, ele estava super bem, cantando, o que devo fazer ?

Imagem: zarpitas.com

Voltar ao topo da página