As crias de pássaros

Como cuidar de um filhote de calopsita

Como cuidar de um filhote de calopsita
Imagem: planetadascalopsitas.blogspot.com

Frequentemente os pais dos filhotes de calopsita podem abandonar os seus filhos, talvez por serem jovens ou quando há rejeição, abandonando o ninho ou se recusando a alimentar os filhotes. Eles, uma vez sem os pais para proteger e alimentar são extremamente frágeis e podem morrer com facilidade se os cuidados necessários não forem tomados o mais rápido possível. Neste artigo umComo te ensina quais cuidados devem ser tomados para cuidar de um filhote de calopsita.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de filhote de Bem-te-vi

Índice

  1. Como alimentar filhotes de calopsita
  2. Primeira semana de vida
  3. Duas à quatro semanas

Como alimentar filhotes de calopsita

A alimentação deve ser feita com muita cautela e os métodos variam de acordo com a idade do filhote:

Primeiramente você vai precisar dos instrumentos para a alimentação, você pode usar uma seringa descartável ou uma colher de plastico com a ponta adaptada. A seringa você consegue comprar em qualquer farmácia ou loja de aparatos médicos e não são caras, já a colher você pode usar uma daquelas de plástico descartável, ferver um pouco de água e colocar a ponta da colher (onde geralmente colocamos a comida) dentro da água, de forma que ela derreta criando uma ponta semelhante à parte de baixo do bico de uma calopsita macho.

Após conseguir os instrumentos para a alimentação você precisa fazer uma "papinha", como aquelas para bebês mesmo, você pode comprar em pet shops o alimento industrializado ou fazer em casa, mas é recomendado comprar o do pet shop mesmo, pois ele já vem com todos os ingredientes necessários para a saúde da ave. A papinha deve ser preparada num recipiente de vidro pois costuma ter menos bactérias do que o plástico, tanto o recipiente quanto todos os instrumentos de alimentação devem ser lavados com água morna para retirar as bactérias.

Aqueça a papinha, mas não muito para não queimar a garganta do bebê. Você pode colocar a ave sobre um guardanapo ou toalha na hora de alimentar. Nesta hora você deve agir com o máximo de cautela pois a ave se encontra em seu período de vida mais vulnerável. Bata suavemente com o seu instrumento no bico do filhote, ele vai entender que é a hora de comer, assim que ele mexer com a cabeça (sinal de confirmação) você já pode alimenta-lo. Incline a colher ou seringa cuidadosamente, deve ficar num ângulo que seja fácil pro filhote engolir, deposite muito cuidadosamente cada grama da papinha, dê tempo para que ele engula a comida antes de colocar mais, se não ele pode se engasgar e se isso acontecer, não há o que ser feito.

Após a alimentação, o papo e o bico do bebe devem ser limpos, use um pano umedecido com água morna.

Como cuidar de um filhote de calopsita - Como alimentar filhotes de calopsita
Imagem: psitaonline.blogspot.pt

Primeira semana de vida

Os filhotes nascem completamente indefesos, com os olhos fechados e pouquíssima pelugem. A sua alimentação no primeiro dia de vida deve ser feita a cada 2 horas, com cerca de 1ml por porção. Pode aumentar para 2ml a partir do terceiro dia e 3ml depois do quinto dia. Os bebês não precisam ser alimentados durante a noite, como de costume, tanto os pais quanto o bebe costumam dormir durante a noite, então não se preocupe com esta parte.

Como cuidar de um filhote de calopsita - Primeira semana de vida
Imagem: youtube.com

Duas à quatro semanas

A esta altura o filhote de calopsita já possui algumas penas e a papinha já pode ter uma consistência mais espessa e a quantidade aumentada para de 5 a 6ml. A alimentação pode começar a partir das 6h da manhã e terminar as 22h, com intervalos de 4h ou 5h, de preferência. O filhote já começa a buscar por comida, grunir, piar, então fica mais fácil saber quando ele está com fome.

A partir daí ele começa a ingressar na sua juventude, em umComo temos um artigo sobre como cuidar de uma calopsita seja jovem ou adulta, confira as dicas.

Como cuidar de um filhote de calopsita - Duas à quatro semanas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um filhote de calopsita, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
40 comentários
A sua avaliação:
Vander Andrade
Os filhotes cresceram e continuam dentro da Ninheira. Quando devemos retirar ou separar?
Eles saberão com.er sozinhos?
A sua avaliação:
Rosangela
Estou com 2 filhote de calopsita de 20 dias estou tratando eles pois a mãe abandonou, hoje um deles estava bem e agora não para de piar, alguém poderia me ajudar
A sua avaliação:
Eliana Leite
Como cuidar de filhotes de calopsita
A sua avaliação:
SANDRA LETICIA BORCHERT SODRE
Acabou de nascer um filhotinho de minha calopsita. O que devo fazer? Separo dos pais ou deixo junto deles para eles cuidarem?
Muito agradecida pela ajuda.
María Neuda da Silva Cavalcanti
Que tipo de papinha posso da ao filhote de calopsita
Marisa
Posso dar água para os filhotes com 3 semanas?
A sua avaliação:
Rita Mario
ola,somos avos de primeira viagem e gostariamos de mais detalhes quanto aos cuidados com os filhotes,nasceu ontem um e infelizmente hj encontramos um outro morto ,esse que nasceu ontem aparetemente esta bem uma duvida os filhotes é para serem separados dos pais ou não?
Editor umComo.com.br
Oi Rita! Recomendamos que você observe como os pais estão tratando o filhote, se o alimentam ou se têm um comportamento suspeito ou agressivo com ele. De qualquer forma, seria importante identificar a causa da morte do primeiro filhote, pois pode existir alguma doença que só o veterinário pode comprovar. Se você suspeitar que os pais podem ter culpa, separe o filhote e siga os cuidados do bebê com muita atenção, pois são bem frágeis. Tudo de bom para vocês!
A sua avaliação:
Rosana Tainan
Minha calopsita morreu e deixou um filhote...estou muito triste e morrendo de medo de cuidar do filhote
André Luiz
Minha fêmea morreu e o macho não que mais alimentar o filhote o que eu faço tiro o filhote de lá ,mais daí onde coloco nunca criei calopsita
Rita
Oi,gostaria de saber quantas semanas leva para nascer os filhotes de calopsita,ja é a segunda criação????Infelizmente a primeira criação dela os pqnos morreram pois não sabiamos como cuidar,mais agora queremos fazer tudo certinho
Editor umComo.com.br
Oi Rita! A incubação dura entre 17 e 22 dias.
nubia
minha calopsita nasceu ontem, e toda hora a mae expulsa ele da casinha devido ela esta chocando outro ovo. percebi que nao tinha nada dentro do ovo e recolhi, sera que a mae vai cuidar e alimentar ele agora?
Editor umComo.com.br
Oi Nubia! Não podemos responder a essa pergunta porque isso só se conseguirá saber observando o comportamento da calopsita. Esteja atenta nos próximos dias. Caso ela rejeite totalmente o filhote, você deve procurar um criador experiente que possa criar ela à mão. É possível ser você a criar ele mas será necessária uma incubadora, temperatura e umidade controladas, assim como uma papa especial para filhote de psitacídeo.
vanusia
tenho o casal de calopsita eles tiveram os primeiros filhotes so que pois 2 ovos primeiro e bem depois pois mas 2 ai 2 primeiro tirou já tem uma semana agora tirou 1 dos outros 2 so que os pais não estão querendo cuidar do mas novinho oq devo fazer?
Editor umComo.com.br
Oi Vanusia! Se os pais estão rejeitando o filhote você terá de o criar à mão para ele sobreviver. Porém, esse é um processo complicado que requer experiência, para além de uma incubadora com temperatura, umidade e luz adequadas.É também necessária uma papa especial. A probabilidade do filhote sobreviver nas mãos de uma pessoa inexperiente é muito baixa. Por isso, o ideal é contactar algum criador da sua zona experiente ou um veterinário de animais exóticos.
A sua avaliação:
Simone
Então ele esta completando 7 dias hoje. Então eu devo alimenta-lo de madrugada tbm neh?? Eu estou cheio de dúvidas
Editor umComo.com.br
Oi Simone! Sim, de madrugada também. Compre uma papa específica para ela. A nutribird A19 ou A21 são boas escolhas. Tente manter a papa numa temperatura aproximadamente 38º C e prepare somente o que for utilizar, não aproveite as sobras porque podem estar estragadas. Tenha muito cuidado porque o maior risco em criar aves à mão é queimar o papo delas. Por isso, mexa sempre bem a papa e confirme a temperatura antes de dar para ela. Confirme que antes de dar a papa o papo já esvaziou da vez anterior. Nessa idade tão crítica das aves um pequeno descuido pode ser fatal. Se vir que algo não está bem, procure um médico veterinário de exóticos.
A sua avaliação:
Simone
Por favor é meu primeiro filhote e os pais não alimentam ele eu estava alimentando de 3 em 3 horas e durante a madrugada tbm. Se eu parar de alimenta-lo de madrugada ele vai morrer de fome? Será q ele pode ter acostumado? Por favor me respondam....
Editor umComo.com.br
Oi! Depende da idade da calopsita. Existem diferentes escalas de alimentação. Este é um exemplo: 1ª semana de vida: de 2 em 2 horas (sempre). 2ª semana: de 2 em 2 horas (sempre). 3ª semana: de 3 em 3 horas (desde as 6 da manhã até à meia noite) 4ª semana: de 4 em 4 horas (desde as 6 da manhã até à meia noite). 5ª semana: de 5 em 4 horas (desde as 6 da manhã até à meia noite). 5ª e 6ª semana: duas tomas diárias.
Hellen
Por gentileza alguém me tira uma dúvida, os filhotes da minha calopsita estão com papo muito cheio, os pais estão se revezamendo para dar comida, mais acho que estão dando muita comida, estou colocando na gaiola mamão, ração, ovo e outros legumes, mais estou comendo dos filhotes morrer com papo estourado de tanta comida, o que faço?
Editor umComo.com.br
Oi Hellen! É a primeira vez que você tem filhotes de calopsita? Eles costumam ficar com um papo bem grande mesmo e é normal. O importante é que eles esvaziem o papo antes de voltar a comer. Tente observar se eles estão digerindo o que está no papo.
lorena
o que eu dou para os pais alimentarem os filhoes
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Lorena! A alimentação dos filhotes de calopsitas deve ser feita com papinhas especiais para esta etapa, que normalmente se encontram em lojas de animais que tenham muitos produtos para aves, o recomendável é prepará-las com água mineral engarrafada para não colocar a sua saúde em risco. A papinha deve ser aquecida no máximo a 40 graus e pode ser usado o microondas, as refeições deverão ser feitas com umas colheres especiais que imitam o bico dos pais, caso não as tenha pode recorrer a seringas de plástico (sem a agulha), é uma forma muito simples de alimentar e aproveitar muito bem todo o alimento.
Alberto Fernandes de Oliveira - Monte Azul-MG
Pergunta: O que pode esta acontecendo com meu casal de calopsita, pois três dias depois de chocar 03 filhotes os mesmos começaram a cruzar e logo na semana seguinte a fêmea botou de novo. E notei também que só o Pai esta dando comida para os filhotes. Como devo proceder. Grato.
Glaucia
Há dez dias minha calopsita começou a botar, hoje já está com quatro ovinhos e percebi que ela esta triste, mas continua comendo e bebendo água (mas bem menos), fica muito no puleiro e com os olhos fechado queria saber se é normal pelo fato de esta chocando?
Fabiola
Boa noite por favor tenho uma dúvida sobre aquecimento do filhote de 10 dias ainda sem penas. No artigo não menciona necessidade. Estou colocando um pano de lã para aquecer ele e tb a lâmpada 24h. É necessário a lâmpada?
A sua avaliação:
elaine
oi! Minha calopsita estava sendo pouco alimentada pelos pais e resolvir eu mesmo alimentar, minha pergunta é ele nao passa de 40dias e esta muito fraco e nao consegue nem ficar em pe, quantas ml posso dar a ele e o que devo dar e de quantas em quantas horas por dia?
Editor umComo.com.br
Oi Elaine! A partir das quatros semanas, a calopsita deve alimentada com ração própria para a idade dela, que você pode adquirir em qualquer loja de animais. Mas se sua calopsita está passando mal, então o melhor seria levá-la ao veterinário para saber o que se está passando com ela.
A sua avaliação:
Luiz Carlos Rodrigues
Devo manter o filhote de 1 mês dentro da caixa onde nasceu ? A fêmea morreu e o macho, vez por outra, entra na caixa, mas não sabemos se dá comida ou não. Por isso damos comidinha ao filhote. A nossa preocupação maior é com o calor, então a nossa pergunta. Grato,
Imagem: planetadascalopsitas.blogspot.com
Imagem: psitaonline.blogspot.pt
Imagem: youtube.com
1 de 4
Como cuidar de um filhote de calopsita