Partilhar

Como cuidar de um filhote de calopsita

Como cuidar de um filhote de calopsita
Imagem: planetadascalopsitas.blogspot.com

Frequentemente os pais dos filhotes de calopsita podem abandonar os seus filhos, talvez por serem jovens ou quando há rejeição, abandonando o ninho ou se recusando a alimentar os filhotes. Eles, uma vez sem os pais para proteger e alimentar são extremamente frágeis e podem morrer com facilidade se os cuidados necessários não forem tomados o mais rápido possível. Neste artigo umComo te ensina quais cuidados devem ser tomados para cuidar de um filhote de calopsita.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de filhote de Bem-te-vi

Como alimentar filhotes de calopsita

A alimentação deve ser feita com muita cautela e os métodos variam de acordo com a idade do filhote:

Primeiramente você vai precisar dos instrumentos para a alimentação, você pode usar uma seringa descartável ou uma colher de plastico com a ponta adaptada. A seringa você consegue comprar em qualquer farmácia ou loja de aparatos médicos e não são caras, já a colher você pode usar uma daquelas de plástico descartável, ferver um pouco de água e colocar a ponta da colher (onde geralmente colocamos a comida) dentro da água, de forma que ela derreta criando uma ponta semelhante à parte de baixo do bico de uma calopsita macho.

Após conseguir os instrumentos para a alimentação você precisa fazer uma "papinha", como aquelas para bebês mesmo, você pode comprar em pet shops o alimento industrializado ou fazer em casa, mas é recomendado comprar o do pet shop mesmo, pois ele já vem com todos os ingredientes necessários para a saúde da ave. A papinha deve ser preparada num recipiente de vidro pois costuma ter menos bactérias do que o plástico, tanto o recipiente quanto todos os instrumentos de alimentação devem ser lavados com água morna para retirar as bactérias.

Aqueça a papinha, mas não muito para não queimar a garganta do bebê. Você pode colocar a ave sobre um guardanapo ou toalha na hora de alimentar. Nesta hora você deve agir com o máximo de cautela pois a ave se encontra em seu período de vida mais vulnerável. Bata suavemente com o seu instrumento no bico do filhote, ele vai entender que é a hora de comer, assim que ele mexer com a cabeça (sinal de confirmação) você já pode alimenta-lo. Incline a colher ou seringa cuidadosamente, deve ficar num ângulo que seja fácil pro filhote engolir, deposite muito cuidadosamente cada grama da papinha, dê tempo para que ele engula a comida antes de colocar mais, se não ele pode se engasgar e se isso acontecer, não há o que ser feito.

Após a alimentação, o papo e o bico do bebe devem ser limpos, use um pano umedecido com água morna.

Como cuidar de um filhote de calopsita - Como alimentar filhotes de calopsita
Imagem: psitaonline.blogspot.pt

Primeira semana de vida

Os filhotes nascem completamente indefesos, com os olhos fechados e pouquíssima pelugem. A sua alimentação no primeiro dia de vida deve ser feita a cada 2 horas, com cerca de 1ml por porção. Pode aumentar para 2ml a partir do terceiro dia e 3ml depois do quinto dia. Os bebês não precisam ser alimentados durante a noite, como de costume, tanto os pais quanto o bebe costumam dormir durante a noite, então não se preocupe com esta parte.

Como cuidar de um filhote de calopsita - Primeira semana de vida
Imagem: youtube.com

Duas à quatro semanas

A esta altura o filhote de calopsita já possui algumas penas e a papinha já pode ter uma consistência mais espessa e a quantidade aumentada para de 5 a 6ml. A alimentação pode começar a partir das 6h da manhã e terminar as 22h, com intervalos de 4h ou 5h, de preferência. O filhote já começa a buscar por comida, grunir, piar, então fica mais fácil saber quando ele está com fome.

A partir daí ele começa a ingressar na sua juventude, em umComo temos um artigo sobre como cuidar de uma calopsita seja jovem ou adulta, confira as dicas.

Como cuidar de um filhote de calopsita - Duas à quatro semanas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um filhote de calopsita, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

39 comentários
A sua avaliação:
Vander Andrade
Os filhotes cresceram e continuam dentro da Ninheira. Quando devemos retirar ou separar?
Eles saberão com.er sozinhos?
A sua avaliação:
Rosangela
Estou com 2 filhote de calopsita de 20 dias estou tratando eles pois a mãe abandonou, hoje um deles estava bem e agora não para de piar, alguém poderia me ajudar
A sua avaliação:
Eliana Leite
Como cuidar de filhotes de calopsita
A sua avaliação:
SANDRA LETICIA BORCHERT SODRE
Acabou de nascer um filhotinho de minha calopsita. O que devo fazer? Separo dos pais ou deixo junto deles para eles cuidarem?
Muito agradecida pela ajuda.
Marisa
Posso dar água para os filhotes com 3 semanas?
A sua avaliação:
Rita Mario
ola,somos avos de primeira viagem e gostariamos de mais detalhes quanto aos cuidados com os filhotes,nasceu ontem um e infelizmente hj encontramos um outro morto ,esse que nasceu ontem aparetemente esta bem uma duvida os filhotes é para serem separados dos pais ou não?
Editor umComo.com.br
Oi Rita! Recomendamos que você observe como os pais estão tratando o filhote, se o alimentam ou se têm um comportamento suspeito ou agressivo com ele. De qualquer forma, seria importante identificar a causa da morte do primeiro filhote, pois pode existir alguma doença que só o veterinário pode comprovar. Se você suspeitar que os pais podem ter culpa, separe o filhote e siga os cuidados do bebê com muita atenção, pois são bem frágeis. Tudo de bom para vocês!
A sua avaliação:
Rosana Tainan
Minha calopsita morreu e deixou um filhote...estou muito triste e morrendo de medo de cuidar do filhote
André Luiz
Minha fêmea morreu e o macho não que mais alimentar o filhote o que eu faço tiro o filhote de lá ,mais daí onde coloco nunca criei calopsita
Rita
Oi,gostaria de saber quantas semanas leva para nascer os filhotes de calopsita,ja é a segunda criação????Infelizmente a primeira criação dela os pqnos morreram pois não sabiamos como cuidar,mais agora queremos fazer tudo certinho
Editor umComo.com.br
Oi Rita! A incubação dura entre 17 e 22 dias.
nubia
minha calopsita nasceu ontem, e toda hora a mae expulsa ele da casinha devido ela esta chocando outro ovo. percebi que nao tinha nada dentro do ovo e recolhi, sera que a mae vai cuidar e alimentar ele agora?
Editor umComo.com.br
Oi Nubia! Não podemos responder a essa pergunta porque isso só se conseguirá saber observando o comportamento da calopsita. Esteja atenta nos próximos dias. Caso ela rejeite totalmente o filhote, você deve procurar um criador experiente que possa criar ela à mão. É possível ser você a criar ele mas será necessária uma incubadora, temperatura e umidade controladas, assim como uma papa especial para filhote de psitacídeo.

Como cuidar de um filhote de calopsita
Imagem: psitaonline.blogspot.pt
Imagem: youtube.com
1 de 4
Como cuidar de um filhote de calopsita

Voltar ao topo da página