Como cuidar de um filhote de calopsita
Frequentemente os pais dos filhotes de calopsita podem abandonar os seus filhos, talvez por serem jovens ou quando há rejeição, abandonando o ninho ou se recusando a alimentar os filhotes. Eles, uma vez sem os pais para proteger e alimentar são extremamente frágeis e podem morrer com facilidade se os cuidados necessários não forem tomados o mais rápido possível. Neste artigo umComo te ensina quais cuidados devem ser tomados para cuidar de um filhote de calopsita.
Como alimentar filhotes de calopsita
A alimentação deve ser feita com muita cautela e os métodos variam de acordo com a idade do filhote:
Primeiramente você vai precisar dos instrumentos para a alimentação, você pode usar uma seringa descartável ou uma colher de plastico com a ponta adaptada. A seringa você consegue comprar em qualquer farmácia ou loja de aparatos médicos e não são caras, já a colher você pode usar uma daquelas de plástico descartável, ferver um pouco de água e colocar a ponta da colher (onde geralmente colocamos a comida) dentro da água, de forma que ela derreta criando uma ponta semelhante à parte de baixo do bico de uma calopsita macho.
Após conseguir os instrumentos para a alimentação você precisa fazer uma "papinha", como aquelas para bebês mesmo, você pode comprar em pet shops o alimento industrializado ou fazer em casa, mas é recomendado comprar o do pet shop mesmo, pois ele já vem com todos os ingredientes necessários para a saúde da ave. A papinha deve ser preparada num recipiente de vidro pois costuma ter menos bactérias do que o plástico, tanto o recipiente quanto todos os instrumentos de alimentação devem ser lavados com água morna para retirar as bactérias.
Aqueça a papinha, mas não muito para não queimar a garganta do bebê. Você pode colocar a ave sobre um guardanapo ou toalha na hora de alimentar. Nesta hora você deve agir com o máximo de cautela pois a ave se encontra em seu período de vida mais vulnerável. Bata suavemente com o seu instrumento no bico do filhote, ele vai entender que é a hora de comer, assim que ele mexer com a cabeça (sinal de confirmação) você já pode alimenta-lo. Incline a colher ou seringa cuidadosamente, deve ficar num ângulo que seja fácil pro filhote engolir, deposite muito cuidadosamente cada grama da papinha, dê tempo para que ele engula a comida antes de colocar mais, se não ele pode se engasgar e se isso acontecer, não há o que ser feito.
Após a alimentação, o papo e o bico do bebe devem ser limpos, use um pano umedecido com água morna.
Primeira semana de vida
Os filhotes nascem completamente indefesos, com os olhos fechados e pouquíssima pelugem. A sua alimentação no primeiro dia de vida deve ser feita a cada 2 horas, com cerca de 1ml por porção. Pode aumentar para 2ml a partir do terceiro dia e 3ml depois do quinto dia. Os bebês não precisam ser alimentados durante a noite, como de costume, tanto os pais quanto o bebe costumam dormir durante a noite, então não se preocupe com esta parte.
Duas à quatro semanas
A esta altura o filhote de calopsita já possui algumas penas e a papinha já pode ter uma consistência mais espessa e a quantidade aumentada para de 5 a 6ml. A alimentação pode começar a partir das 6h da manhã e terminar as 22h, com intervalos de 4h ou 5h, de preferência. O filhote já começa a buscar por comida, grunir, piar, então fica mais fácil saber quando ele está com fome.
A partir daí ele começa a ingressar na sua juventude, em umComo temos um artigo sobre como cuidar de uma calopsita seja jovem ou adulta, confira as dicas.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um filhote de calopsita, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.