Tartarugas como animais de estimação

Como saber a idade de uma tartaruga

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber a idade de uma tartaruga
Imagem: g1.globo.com

Você está procurando como saber a idade de uma tartaruga? Neste artigo umComo.com.br apresentamos um método simples que lhe permitirá descobrir! É natural que você esteja curioso acerca disso, pois a tartaruga é um réptil de grande longevidade, podendo chegar a viver até 100 anos. Isso significa que ela pode acompanhar grande parte da vida de uma pessoa, desenvolvendo laços com ela como animal de estimação. Descobre-se a idade de uma tartaruga observando sua carapaça, e para saber como funciona este método, continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma tartaruga de água
Passos a seguir:
1

Tal como acontece com muitos animais, as tartarugas crescem mais rapidamente nos primeiros anos de vida, dando a sensação que depois param de crescer porque a diferença não é tão significativa.

2

Para descobrir a idade de uma tartaruga observa-se atentamente a sua carapaça. Independentemente da espécie, a maioria delas apresenta escudos compostos por anéis, e cada um corresponde a um ano de vida. Assim sendo basta contar os anéis para saber que idade tem a tartaruga!

Como saber a idade de uma tartaruga - Passo 2
Imagem: jualfiquepordentrodetudo.com
3

É mais fácil descobrir a idade de uma tartaruga até aos seus 4 ou 5 anos, pois a partir desse momento os círculos já estarão muito juntos ou até apagados, sendo difícil distingui-los. No entanto, é natural que até ao primeiro ano de idade a tartaruga não apresente anéis.

4

Outra forma de ter uma noção da idade da tartaruga é medindo sua carapaça na vertical (desde o rabo à cabeça) e comparando essa medida com o tamanho médio da sua espécie.

5

As tartarugas domésticas da espécie Trachemys (na imagem) atingem 30 a 35 cm em fase adulta, que corresponde aos seus 10 anos de idade. Esta espécie vive cerca de 35 anos em cativeiro.

Como saber a idade de uma tartaruga - Passo 5
Imagem: wildherps.com
6

Já as tartarugas da espécie Pseudemys (na imagem), se forem fêmeas terão 35 cm de carapaça na idade adulta, e 25 cm se forem machos. Aos 7 anos as fêmeas terão cerca de 13 cm de carapaça.

Como saber a idade de uma tartaruga - Passo 6
Imagem: discoverlife.org
7

As marcas na carapaça de uma tartaruga também indicam a idade que ela tem. Se a carapaça apresenta muito desgaste, como riscos, significa que a tartaruga está perto de atingir ou já atingiu a idade adulta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber a idade de uma tartaruga, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Para descobrir a espécie da sua tartaruga procure semelhanças na internet ou leve-a a uma loja de animais para observação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Melanie
Temos uma fêmea que parece ser a tigre, pois me disseram que era tartaruga ornamental, Atende pelo nome de Maria Antônia, deve ter uns 32 anos.
Quanto tempo essa espécie vive??
A sua avaliação:
Sophia Uliana Bettio
Não quero nunca que minha tartaruga iberne!!!
A sua avaliação:
JURCELIS ADAMOVCZ SALDANHA
A minha já está comigo há 25 anos e mede 18cm, é uma Tartaruga Tigre D"Agua Americana.
A sua avaliação:
Maria
Não consigo contar os aneis da minha tartaruga porque ela não tem escudos.Mas também ela é pequena.
E quanto tempo é que elas hibernam ?
Tãmara
Será que podiam me informar a fonte deste texto que publicaram?? Agradeceria imensamente, sou mestranda e não encontro referencial sobre tal questão. Abraços
laysa
temos que contar todos os anéis ?
Sara Silva
Olá Laysa. Sim, cada anel corresponde a um ano de vida.
Tâmara
Queria muito a referência deste texto!!!!! Obrigada
Sara Silva
Olá Tâmara, as fontes foram várias e nem todas da internet.
Tâmara
Então, se pudesse me passar pelo menos uma referência, de preferência artigo, para eu citar corretamente agradeceria muito!!!! É para minha pesquisa de mestrado e necessito demais desse material
Sara Silva
Olá Tâmara. Pedimos desculpa mas não guardamos registro de nossas fontes. No entanto, se você pesquisar sobre o tema, com certeza encontrará várias referências.
sergio
Laysa Conte só os que lhe apetecer depois multiplique por tres e já sabe a idade dela .
Sophia Uliana Bettio
😱😱😱😱😱😱
NUNCA VOU PARAR DE CONTAAAAAAAAAAAAAR!!!
Imagem: g1.globo.com
Imagem: jualfiquepordentrodetudo.com
Imagem: wildherps.com
Imagem: discoverlife.org
1 de 4
Como saber a idade de uma tartaruga