Partilhar

Causas da febre em cachorros

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Causas da febre em cachorros

O seu cão pode ter febre tal como um ser humano e, como seu dono responsável, deve estar atento aos sinais de alerta. Um cão não vai contar que se encontra mal, terá que ser capaz de vigiar o seu estado de saúde para detectar se está ou não com febre. Um estado febril de gravidade pode colocar a vida do seu animal em sério risco. Neste artigo de umComo.com.br contamos a você quais são as causas da febre em cachorro, porque na observação está o segredo do seu bem-estar.

Também lhe pode interessar: Como saber se o meu cachorro tem febre
Passos a seguir:
1

Para começar, a febre é um mecanismo de defesa do organismo. A temperatura corporal aumenta para acabar com os agentes patogênicos, sendo uma reação protetora do sistema imunológico. Para um cão, a temperatura corporal oscila entre 38,5 ºC e 39,5 ºC; se superar os 39,5 graus podemos ter a certeza de que se trata de febre. Se atingir os 41 graus, pode provocar danos fatais em seu animal e inclusive a sua morte. A realidade é que não é fácil detectar se o seu cachorro está com febre, uma vez que sua temperatura corporal costuma ser mais alta do que a dos seres humanos.

Causas da febre em cachorros - Passo 1
2

Se o seu cão atingir uma temperatura elevada como consequência do calor do ambiente ou do esforço físico, este tipo de problema tem o nome de insolação ou hipertermia. É importante distinguir este caso de um verdadeiro estado febril.

Existe uma grande variedade de condições ou de doenças que podem causar febre em seu animal. Uma das mais habituais são as infecções, que podem se localizar em qualquer zona do corpo: pode ser uma pneumonia (infecção pulmonar), infecção nos rins (pielonefrite) ou inclusive no cérebro (encefalite). As causas de uma infecção podem ser por fungos, vírus ou bactérias. Os sintomas a perceber variam segundo o local da infecção e a causa que a provocar. Por exemplo, uma doença causada por fungos pode afetar diversas partes do corpo.

3

Outra das causas pelas quais o seu cão pode ter febre são as vacinas administradas. Depois da vacinação, nas seguintes 24 ou 48 horas, pode notar um certo aumento da temperatura e isso é algo totalmente normal. É o resultado de uma interação entre a injeção e as defesas do animal. O seu cão também pode ter um pouco de febre devido ao consumo de substâncias tóxicas. Por exemplo, se ele acidentalmente comer nozes, como consequência é normal que tenha um aumento da temperatura corporal.

Causas da febre em cachorros - Passo 3
4

Muitas vezes não é simples determinar a causa da febre em seu cão, e isto é o que se denomina FOD ou febre de origem desconhecida. De qualquer forma, as causas mais frequentes para que um cachorro sofra um quadro de febre são os transtornos do sistema imunológico, câncer, doenças inflamatórias não infecciosas, infecções bacterianas, virais, por parasitas e problemas de medula óssea.

5

Se o seu animal apresentar sinais de febre, deverá ir ao veterinário para ser observado e examinado. Enquanto aguarda pela consulta no veterinário ou como complemento ao tratamento veterinário indicado, também é possível recorrer aos tratamentos naturais que mostramos no artigo Remédios caseiros para baixar a febre do meu cachorro.

Causas da febre em cachorros - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas da febre em cachorros, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Causas da febre em cachorros
1 de 4
Causas da febre em cachorros

Voltar ao topo da página