Como alimentar um pintinho
Tem um pintinho e não sabe como o alimentar? Ter um filhote de galinha é uma grande responsabilidade, e um grande privilégio. Se você tem a sorte de criar um pintinho e ajudá-lo a crescer, terá a experiência mais bonita de toda a sua vida. Os pintinhos precisam de um espaço quente e fechado para se certificar de que comem e bebem sempre que precisarem. Se esse pintinho não está com sua mãe, terá que ensiná-lo a comer. Em umComo.com.br contamos a você como alimentar um pintinho.
Passos a seguir:
Para começar a alimentar o seu pintinho deve escolher uma comida muito fina e que seja boa para que o pequeno cresça forte. Esta comida deve ter vitaminas e nutrientes suficientes para fazer frente às ameaças externas. A alimentação neste momento é muito simples, basta dar uma boa ração granulada de iniciação que encontrará em estabelecimentos especializados. Outra boa forma de alimentá-los é com migalhas de pão de preferência caseiro (não pão de forma), com os pedaços de pão o seu pintinho cobrirá as suas necessidades alimentares e começará a se alimentar sem nenhuma dificuldade. Recomendamos a você consultar também este outro artigo de umComo a respeito de como cuidar de um pintinho para conhecer todos os cuidados que requer.
Deve tentar que o seu pintinho tenha água o tempo todo, e trocá-la diariamente ou cada vez que se sujar. Use recipientes cômodos e fortes para que o pintinho não o mova ou vire. Tem que tentar ensiná-lo a comer de seu comedouro e bebedouro, mas se notar que é difícil, nos primeiros dias pode dar de comer pondo migalhas de pão no chão. Se tiver dificuldade para beber, pode usar uma seringa ou inclusive uma mamadeira para o hidratar.
Após esta fase, que é a sua primeira aproximação à alimentação independente, coloque essa comida já dentro do comedouro, que deve ser muito prático e plano para que a partir dos 4 dias se acostume a comer sozinho. Tente que a sua fonte de comida não esteja muito longe, para que o pintinho não tenha que percorrer muita distância para satisfazer as suas necessidades e também não o encha com muita comida.
Depois de duas semanas, já poderá incorporar à dieta de seu pintinho comida com alguma fibra e mais vitaminas. Uma boa recomendação é misturar grão-de-bico, banana madura, pão, ovos, entre outros alimentos. Deve misturar ou moer para que possa ingerir sem dificuldade. Esta comida lhe dará energia e o fortalecerá. A partir da terceira semana, já pode incorporar à sua dieta comida mais densa que lhe faça ganhar peso. Pode dar migalhas maiores de pão e ração menos granulada. Depois da terceira semana ou um mês, pode começar a incluir na sua dieta algum inseto (verme) porque isso lhe dará proteínas, cálcio e vitaminas para que o pintinho fique grande e forte.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar um pintinho, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.