Partilhar

Como usar antiparasitário Ivomec em cães

Fonte: media.qcsupply.com

Se tem cães, sabe que eles correm perigo de ganhar parasitas na pele, intestino e até no sangue, e como bom tutor cabe a você protegê-los de tais males com ajuda de medicamentos desparasitantes. Neste artigo iremos falar de um deles, o Ivomec, um desparasitante muito popular que é utilizado para a dirofilariose (doença causada por vermes alojados no coração e nas artérias pulmonares) e para a sarna. Trata-se de uma droga desenvolvida para o uso no gado (bovinos, suínos, aviaria,etc.) e não especialmente para cães, o que implica que antes de pensar em usar no seu animal, é extremamente importante que consulte primeiro o seu veterinário, visto que o medicamento só pode ser adquirido com prescrição e tem vários efeitos colaterais. O uso deste medicamento em cachorros é controverso dentro da medicina veterinária. Porém, alguns médicos veterinários ainda o utilizam e muitas vezes os tutores, após prescrição do médico veterinário se questionam sobre "como utilizar o antiparasitário Ivomec em cães". O umComo vai lhe explicar como utilizar este antiparasitário e quais os cuidados a ter.

Também lhe pode interessar: Como tratar tártaro em cães
Passos a seguir:
1

A ivermectina é sem dúvida um dos antiparasitários mais revolucionários da medicina veterinária. Ela tem um espectro de ação muito grande e é vendida por todo o mundo em diferentes formas farmacêuticas. Em cachorros ela perime combater a Dirofilaria Spp, o Toxocara Canis e alguns nematoides. Existem formas farmacêuticas específicas para cachorros que contém ivermectina e são preferíveis a esta forma injectavel para bovinos, uma vez que são estudadas e feitas especificamente para a espécie. De qualquer forma, ainda é utilizada esta forma frequentemente devido, principalmente, ao seu baixo custo.

O Ivomec não é aconselhado para o uso em cachorros com menos de 6 semanas, visto que ainda se encontram em desenvolvimento e este medicamento específico seria demasiado forte. Caso o seu cão já estiver diagnosticado com dirofilariose só poderá usar Ivomec se o veterinário assim o entender, no entanto, isto irá implicar que o animal tenha que ser acompanhado com atenção durante o tratamento.

2

A dosagem deve ser prescrita pelo veterinário, pois ela varia de raça para raça. No entanto existe uma diretriz de dosagem recomendada de ivermectina para os efeitos desejados:

  • Para a prevenção de dirofilariose: 0,006 miligramas por quilograma;
  • Para sarna sarcóptica: 0,3 miligramas por quilograma;

Relembre que se utilizar o Ivomec para bovinos, este tem uma concentração de 1% de ivermectina e as doses têm se ser adaptadas e geralmente requerem uma diluição para ser mais fácil de administrar. Alguns veterinários utilizam a dose concreta de 0,1 ml da solução não diluída por cada 5 kg de peso para a prevenção de dirofilariose. O mais aconselhado será consultar o seu médico veterinário de confiança que calcule a dose adequada ao seu animal.

3

Ivomec apresenta-se em formato de injeção, no entanto é para a aplicação em animais de gado (grande porte), no caso de um cão não é aconselhável injeta-lo. Portanto, neste caso, vamos pegar na seringa e enche-la com a dosagem recomendada, de seguida, transfira essa mesma quantidade para uma seringa sem agulha. Desta forma basta apenas pegar no focinho do seu cão e fazendo uma leve pressão na parte de trás do maxilar até que consiga apertar o medicamento para dentro da sua

Atenção: As raças Collie, Border Collie, Pastor de Shetland, Sheepdog, Bearded Collie, Pastor Australiano e todos os seus cruzamentos são intolerantes à ivermectina, podendo apresentar sérias alterações neurológicas. Estas raças têm uma mutação no gene MDR1 que causa sensibilidade à ivermectina. A administração deste fármaco em animais com essa mutação pode ser extremamente perigosa e inclusive fatal! Hoje em dia, existem testes para saber se o animal possui essa mutação. Consulte o seu médico veterinário antes de administrar qualquer medicação no seu animal.

Muitas vezes, temos as melhores das intenções e tentamos medicar os nossos patudos, tal como o fazemos com as crianças. O grande problema, é que basta a dose ter mais um zero do que devia para se tornar altamente tóxica e, sem querermos, matamos o nosso melhor amigo.

4

No caso de overdose, os sintomas serão geralmente visíveis dentro das primeiras 12 horas após da ingestão. Preste especial atenção aos seguintes sintomas:

  • Desorientação;
  • Pupilas dilatadas;
  • Vômitos;
  • Fraqueza;
  • Tremores;
  • Cegueira;
  • Desiquilíbrios;

No caso de detectar algum deste efeitos no seu animal de estimação depois de usar Ivomec entre de imediato em contacto com o seu veterinário. O tratamento em caso de overdose será essencialmente sintomático e de suporte. Caso seja detectado a tempo, será necessário induzir o vômito e/ou lavagem do estômago. Posteriormente será feita fluidoterapia e possivelmente ventilação assistida, para além do tratamento de todos os sintomas que o animal apresentar. Se detectado as tempo, o prognóstico costuma ser bom. Porém, na maior parte das vezes, o tratamento dura várias semanas, tornando os custos muito elevados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar antiparasitário Ivomec em cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como usar antiparasitário Ivomec em cães

269 comentários
A sua avaliação:
Ana silva
Tenho um gato de 4 anos ele está a rebentar os ouvidos o ivomec resolve meu problema é quantos ml eu aplico
João
Olá , tenho um rottweiler e ele apresente carrapatos depois que nos mudamos para outra casa, eu dava banho nele com barrage desde pequenino, mas agora nem o barrage deu jeito então resolvi comprar o ivomec. Pra aplicar você acha que pode ofendê-lo pela a raça dele? E tbm não e ofensivo colocar na boca dele não?
Editor umComo.com.br
Oi João! O Ivomec não é o melhor antiparasitário para carrapatos. Caso tenha sido uma recomendação específica do seu médico veterinário, recomendamos que siga as instruções dadas por ele.
josiane
Oi eu não sabia que a minha Cachorra tinha cruzado e eu fiz a aplicação do ivomec ela pode causa maú a minha Cachorra eu apliquei um ml
Editor umComo.com.br
Oi Josiane! A dose depende do peso da cadela, como você pode ver no artigo. De qualquer forma, não deve ser administrado durante a gravidez. Aconselhamos que você visite o seu médico veterinário.
Clair Ana Pretto
Meu Buldog Campeiro 12 anos e 20 kg...meio ml injetável por semana p demodecicose generalizada(5 pontos de erupção) Banhos semanais de amitraz...Desde 2012 sem sintomas! Não emagreceu...comendo normalmente..comida caseira! Estou certa?
Editor umComo.com.br
Oi Clair! Como referimos no artigo, é desaconselhável injetar o Ivomec em cães. A dose deve ser adaptada ao animal específico e ao caso, já que depende do tipo de sarna. Você deve consultar o seu médico veterinário para saber qual a dose indicada para o seu cachorro.
simone aparecida goes
oi gostaria de saber se posso aplicar 1ml de ivomec numa cadela com fuco comprido pois dizem que cachorros com fuço comprido mata, é vdd?... pois minha cadela eu resgatei mas ela é muito velha e esta com muita sarna..; obrigada
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Simone! Se ela tiver descendência de Collie pode mesmo matá-la. Você deve consultar um médico veterinário para escolher o fármaco mais apropriado para ela.
Julianaqueiroz
Gostaria de sabee com quantos dias sara a sarna depois de usar a imovec injeção em meu cachorro ?
Editor umComo.com.br
Oi Juliana! Depende do protocolo de tratamento e do estado de avanço da sarna. A aplicação não é em injeção mas sim oralmente, como referimos no artigo. De qualquer forma o seu médico veterinário é a pessoa indicada para dizer qual o prognóstico, porque depende de quantas administrações sejam necessárias para o caso e a resposta ao tratamento também é variável.
glayce
Devo da p ivomec para minha cachorra beber?
Editor umComo.com.br
Oi Glayce! Não, o Ivomec não é deve ser administrado oralmente. você deve seguir as instruções do médico veterinário que prescreveu o fármaco.
Fernando
Acho q a reportagem é complicada. Falam de um medicamento líquido, e dosagem em gramas. Poderia ser mais específico.
Alessandra
oi, tenho um cachorro de porte grande, já faz 3 semanas que ele não que comer, come muito pouco que não é o suficiente para um cachorro como ele, não mostra dor de barriga, vomito, tristeza e nem dor em outra parte do corpo. O meu primo me falou que eu aplicasse o Ivomec, você recomenda?
Editor umComo.com.br
oi Alessandra! Não recomendamos a utilização de ivomec a não ser que seja prescrito por um médico veterinário. Ele urina e defeca normalmente? Bebe água também na quantidade habitual?
Sandra Henrique
Quantos ml de ivomec deve injeta no meu cão de porte médio????
Editor umComo.com.br
Oi Sandra! Tal como referimos no artigo, o Ivomec não deve ser injetado em cachorros.

Fonte: media.qcsupply.com

Voltar ao topo da página