Partilhar

Como usar antiparasitário Ivomec em cães

Imagem: media.qcsupply.com

Se tem cães, sabe que eles correm perigo de ganhar parasitas na pele, intestino e até no sangue, e como bom tutor cabe a você protegê-los de tais males com ajuda de medicamentos desparasitantes. Neste artigo iremos falar de um deles, o Ivomec, um desparasitante muito popular que é utilizado para a dirofilariose (doença causada por vermes alojados no coração e nas artérias pulmonares) e para a sarna. Trata-se de uma droga desenvolvida para o uso no gado (bovinos, suínos, aviaria,etc.) e não especialmente para cães, o que implica que antes de pensar em usar no seu animal, é extremamente importante que consulte primeiro o seu veterinário, visto que o medicamento só pode ser adquirido com prescrição e tem vários efeitos colaterais. O uso deste medicamento em cachorros é controverso dentro da medicina veterinária. Porém, alguns médicos veterinários ainda o utilizam e muitas vezes os tutores, após prescrição do médico veterinário se questionam sobre "como utilizar o antiparasitário Ivomec em cães". O umComo vai lhe explicar como utilizar este antiparasitário e quais os cuidados a ter.

Também lhe pode interessar: Como tratar tártaro em cães
Passos a seguir:
1

A ivermectina é sem dúvida um dos antiparasitários mais revolucionários da medicina veterinária. Ela tem um espectro de ação muito grande e é vendida por todo o mundo em diferentes formas farmacêuticas. Em cachorros ela perime combater a Dirofilaria Spp, o Toxocara Canis e alguns nematoides. Existem formas farmacêuticas específicas para cachorros que contém ivermectina e são preferíveis a esta forma injectavel para bovinos, uma vez que são estudadas e feitas especificamente para a espécie. De qualquer forma, ainda é utilizada esta forma frequentemente devido, principalmente, ao seu baixo custo.

O Ivomec não é aconselhado para o uso em cachorros com menos de 6 semanas, visto que ainda se encontram em desenvolvimento e este medicamento específico seria demasiado forte. Caso o seu cão já estiver diagnosticado com dirofilariose só poderá usar Ivomec se o veterinário assim o entender, no entanto, isto irá implicar que o animal tenha que ser acompanhado com atenção durante o tratamento.

2

A dosagem deve ser prescrita pelo veterinário, pois ela varia de raça para raça. No entanto existe uma diretriz de dosagem recomendada de ivermectina para os efeitos desejados:

  • Para a prevenção de dirofilariose: 0,006 miligramas por quilograma;
  • Para sarna sarcóptica: 0,3 miligramas por quilograma;

Relembre que se utilizar o Ivomec para bovinos, este tem uma concentração de 1% de ivermectina e as doses têm se ser adaptadas e geralmente requerem uma diluição para ser mais fácil de administrar. Alguns veterinários utilizam a dose concreta de 0,1 ml da solução não diluída por cada 5 kg de peso para a prevenção de dirofilariose. O mais aconselhado será consultar o seu médico veterinário de confiança que calcule a dose adequada ao seu animal.

3

Ivomec apresenta-se em formato de injeção, no entanto é para a aplicação em animais de gado (grande porte), no caso de um cão não é aconselhável injeta-lo. Portanto, neste caso, vamos pegar na seringa e enche-la com a dosagem recomendada, de seguida, transfira essa mesma quantidade para uma seringa sem agulha. Desta forma basta apenas pegar no focinho do seu cão e fazendo uma leve pressão na parte de trás do maxilar até que consiga apertar o medicamento para dentro da sua

Atenção: As raças Collie, Border Collie, Pastor de Shetland, Sheepdog, Bearded Collie, Pastor Australiano e todos os seus cruzamentos são intolerantes à ivermectina, podendo apresentar sérias alterações neurológicas. Estas raças têm uma mutação no gene MDR1 que causa sensibilidade à ivermectina. A administração deste fármaco em animais com essa mutação pode ser extremamente perigosa e inclusive fatal! Hoje em dia, existem testes para saber se o animal possui essa mutação. Consulte o seu médico veterinário antes de administrar qualquer medicação no seu animal.

Muitas vezes, temos as melhores das intenções e tentamos medicar os nossos patudos, tal como o fazemos com as crianças. O grande problema, é que basta a dose ter mais um zero do que devia para se tornar altamente tóxica e, sem querermos, matamos o nosso melhor amigo.

4

No caso de overdose, os sintomas serão geralmente visíveis dentro das primeiras 12 horas após da ingestão. Preste especial atenção aos seguintes sintomas:

  • Desorientação;
  • Pupilas dilatadas;
  • Vômitos;
  • Fraqueza;
  • Tremores;
  • Cegueira;
  • Desiquilíbrios;

No caso de detectar algum deste efeitos no seu animal de estimação depois de usar Ivomec entre de imediato em contacto com o seu veterinário. O tratamento em caso de overdose será essencialmente sintomático e de suporte. Caso seja detectado a tempo, será necessário induzir o vômito e/ou lavagem do estômago. Posteriormente será feita fluidoterapia e possivelmente ventilação assistida, para além do tratamento de todos os sintomas que o animal apresentar. Se detectado as tempo, o prognóstico costuma ser bom. Porém, na maior parte das vezes, o tratamento dura várias semanas, tornando os custos muito elevados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar antiparasitário Ivomec em cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como usar antiparasitário Ivomec em cães

286 comentários
BRUNA
Oi boa tarde meu pet e um Shitzu ele está com bicheira e eu não tenho condições de levar ao veterinário seraa que posso aplicar nele 0,1 e qual seria o melhor local pra aplicação.
Editor umComo.com.br
Oi Bruna, você NUNCA deve aplicar Ivomec no cachorro sem indicação do veterinário. Por favor leia as informações do artigo com atenção e rápidas melhoras.
maria
eu posso dar ivomec em filhotes de pinscher tem treis filhotes e mae deles estao com sarna negra me passa dosagem pra eu aplicar neles eles pesa 200gramas e mae deles uns 4 quilos
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! NÃO RECOMENDAMOS que você dê Ivomec ao seus cachorros. Por favor, leia as informações do artigo.
Cirlande Ramos
Bom dia.adotei um cachorrinho vira lata ele tem 4 meses mais não sei mais o que fazer tem remédio para verme e dou ração a ele mais ele só faz fezes muito mole e cada dia mais magro o que devo fazer.
Editor umComo.com.br
Oi Cirlande! Você precisa levar o pet no veterinário e NUNCA medicar o seu cachorro em casa.
A sua avaliação:
joselito miranda
um cao bulldog frances pesando 10 kg qual a dose de ivomec para carrapatos e pulgas?
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Joselito, por favor leia as informações do artigo - o Ivomec pode ser muito perigoso para o seu cachorro.
A sua avaliação:
Adelelmo F Fialho
Agradeço sua contribuição. Finalmente consegui obter uma informação objetiva, clara e segura.
A sua avaliação:
Kaila Cristina Lino alves
Olá bom dia, com quantos meses que pode dar ivomec, tenho 2 cachorros filhotes de 3 meses queria saber se eu já posso dar a eles ivomec ? Eles são fortes e bem cuidados queria dar evomec pra evitar muitas doenças. E eles era de rua adotei eles, as vacinas de rotinas todas já foram feitas.
Editor umComo.com.br
Oi Kaila! Como mencionado no artigo, o Ivomec não é recomendado para cães. Por favor consulte o seu médico veterinário, uma vez que é perigoso medicar o seu cachorro em casa.
leila
O ivomec precisa ser aplicado com agulha ou direto na boca do cao... E se este remédio precisa estar na geladeira? Obrigado.
Editor umComo.com.br
Oi Leila, o Ivomec só deve ser administrado por veterinários.
LUIZ CARLOS
NÃO AGUENTO MAIS PULGAS EM MINHAS CADELAS, UMA LAVRADORA, OUTRA SRD, DUAS COM APROX 25 KILOS, NEM CAPSTAR FEZ EFEITO, PASSO VINAGRE NAS COSTAS E VOU APLICAR 2 ML DE IVOME CADA UMA PODE SER ?
Editor umComo.com.br
Oi Luiz! O Ivomec, tal como explciamos no artigo, não é a melhor opção para pulgas. O ideal é uma pipeta de antiparasitário. Procure marcas como a advantix, frontline ou outra que o seu médico veterinário recomende e que de momento esteja obtendo melhores resultados.
Edineia
gostaria de saber se posso usar este medicamento em fugos na pele de meu cachorro.
Editor umComo.com.br
Oi Edineia! Não, o Ivomec não é apropriado para fungos. Deve ser usado um antifúngico que depende dos fungos em causa. O seu cachorro deve ser consultado por um veterinário para que possam fazer um raspado de pele nas zonas afetadas e confirmar o micro-organismo responsável pelas lesões.
A sua avaliação:
Ana silva
Tenho um gato de 4 anos ele está a rebentar os ouvidos o ivomec resolve meu problema é quantos ml eu aplico

Imagem: media.qcsupply.com

Voltar ao topo da página