Partilhar

Como adestrar um shih tzu

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como adestrar um shih tzu
Fonte: tudosobrecachorros.com.br

De entre todas as raças de cachorros, o shih tzu é uma das mais dóceis e indicadas para viver dentro de casa, mesmo que se trate de um apartamento, e em contato com as crianças. É um cachorro de porte pequeno, muito popular pela sua personalidade e aparência e, apesar de não liderar o ranking de cachorros mais inteligentes (está em 70º posição num total de 79 lugares), isso não significa que seja difícil de adestrar. O único problema no adestramento de shih tzus é que eles são mais cabeça dura que outras raças, mas com paciência e amor os resultados irão surgir. Se você pretende saber como adestrar um shih tzu, continue lendo este artigo umComo.com.br em que lhe damos dicas úteis!

Também lhe pode interessar: Como tosar um shih tzu
Passos a seguir:
1

A idade mais indicada para iniciar o adestramento do seu cachorro é por volta dos 6 meses de idade. Desta forma começará a habituá-lo a obedecer desde cedo.

2

O shih tzu tendem a perder rapidamente o foco, por isso não insista em fazer longas sessões de adestramento com eles. O ideal é 3 sessões por dia com a duração de apenas 10 minutos.

3

Seja firme nos comandos, recorrendo a uma única palavra como "senta", "deita" ou rebola". Nos primeiros tempos é natural que ele não entenda, pelo que você deverá pegar nele e fazê-lo responder aos comandos, por exemplo, sentando-o e repetindo "senta". Veja neste artigo várias dicas de como adestrar um cachorro.

4

Se a forma como o pretende adestrar estiver relacionada com hábitos do dia-a-dia, por exemplo, fazer as necessidades no jornal, saiba que recorrer à violência não é a melhor forma.

5

Poderá repreender seu cachorro simplesmente levantando o tom de voz e dizendo "não!" ou "feio!", pois apenas com isso ele perceberá que fez algo errado.

6

Faça-o repetir determinada ação até que ele perceba o que deve ser feito. No caso das necessidades, se ele tiver feito cocó em algum lado da casa menos onde é suposto, leve-o até lá e repita "não!".

7

Se possível, observe-o cada vez que ele estiver se preparando para fazer a necessidade e depressa o repreenda usando as palavras chave acima referidas e levando-o para o local ideal para isso. Quando ele tiver feito o que queria, recompense-o com carícia ou biscoito.

8

Vale a pena reforçar que você terá de ter muita paciência pois seu shih tzu não aprenderá logo tudo que você lhe pretende ensinar. No entanto, repetindo os comandos várias vezes ao dia, ele começará assimilando o certo e o errado e entender o que você pretende que ele faça.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como adestrar um shih tzu, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Não vale de nada repreender seu cachorro por uma coisa que ele fez horas atrás, pois ele não irá associar a repreensão ao erro.

Escrever comentário sobre Como adestrar um shih tzu

32 comentários
A sua avaliação:
fabiana pereira
tenho uma cadela de shih tzu de 3 meses e ela come fezes,ja fez uso de medicamento,já usamos vinagre nas fezes,mais mesmo assim ela continua,gostaria de saber como adestra-la em reação a isso obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Fabiana! Neste artigo poderá encontrar algumas recomendações para evitar que sua cadela coma fezes: http://animais.umcomo.com.br/artigo/como-evitar-que-meu-cao-coma-fezes-15610.html
A sua avaliação:
miryan
oi meu cachorro shitzu ele tem quase 2 meses ele chama lupyn como faco para ele parar de morder ficar latindo e correndo atras de pessoas ele fica mordendo muito forte como faço para ele ficar mais docil e carinhoso com as pessoas?
A sua avaliação:
mariana
tenho um shitzu de 10 meses não consigo educar ele o máximo que ele faz é dar a pata ele chama spok rói todas as cadeiras e a ponta do guarda roupa...
Mary
Por favor gostaria de ficar informada sobre o adeStramento do meu Scooby pois é um shitzu de 2 meses
Paula
Oi eu queria saber de como fazer ele me obedecer a sentar e rolar e crer atrás di rabo
maria vitoria
Tenho um shih Tzul 8 meses como faço pra ele para de morde e rasgas as coisas e para de latir quando uma pessoas chega
Paula
Chingando ele ,mais de uma maneira educada
maria vitoria
Rasgas as coisas nome Thedy
Elisete
Tenho um shitzu de seis meses, como faço para ele parar de se lamber e ficar fungando o tempo todo. E qdo ele fica perto de outro cachorro fica cheirando o outro cachorro. Me ajudem, não sei o que fazer.
Adrianny ferreira olliver
Sou Adrianny. Tenho 2 shitzul o Jhefrey tem 16 meses e o frederico.tem 13 meses.foram criados juntinhos.mas tem 3 meses.que eles nao podem viver soltos.eles brigam diretos estou desesperad.n sei o que fazer.fico c dó deles .e preso diretos.se eu mandar castrar os 2 vai melhorar.o q fazer .por favor me ajude .conto c vcs...help. help.......
Paulo Pessoa
Meu shih tzu tem 3 meses e está alternando momentos calmos e momentos de intensa agitação com mordidas, latidos. Como deixa lo mais calmo e dócil ?

Como adestrar um shih tzu
Fonte: tudosobrecachorros.com.br
Como adestrar um shih tzu

Voltar ao topo da página