menu
Partilhar

Como adestrar um shih tzu

Por Sara Silva. Atualizado: 4 janeiro 2021
Como adestrar um shih tzu

O shih tzu é uma raça canina desenvolvida na China[1]e que, dentre todas as outras, é uma das mais dóceis e indicadas para viver dentro de casa, mesmo que se trate de um apartamento e em contato com as crianças. A raça é de porte pequeno, tendo peso que varia entre 4,5kg e 8kg[1], sendo muito popular pela sua personalidade e aparência e, apesar de não figurar entre os cachorros mais inteligentes, está em 70º posição num total de 79 lugares, isso não significa que seja difícil de adestrar. Em razão de todas as suas qualidades, o cão shih tzu é bastante escolhido por quem deseja ter um melhor amigo carinhoso, mas não tem espaço em casa para criar raças de maior porte. Se você pretende saber como adestrar um shih tzu, continue lendo este artigo do umCOMO em que te damos dicas e conselhos úteis para educar o seu companheiro.

Também lhe pode interessar: Como tosar um shih tzu

Como preparar a casa para adestrar shih tzu

Cães pequenos como o da raça shih tzu costumam ser criados em casa, sendo necessário que passemos por um processo de adaptação do animal para que possamos conviver bem e seguindo certas regras. Para facilitar o convívio com cachorros dentro de casa, uma possibilidade é o adestramento, mas, antes disso, é necessário que preparemos nossa casa, tendo todos os aparatos para que nosso cão tenha noção do próprio espaço e seja educado de uma forma geral.

Com isso queremos dizer que você precisará estipular um local para o shih tzu comer, fazer suas necessidades e dormir, sem esquecer de fornecer brinquedos para que seu cachorro possa se distrair e, assim, evitar que acabe estragando objetos seus enquanto brinca, afinal, shih tzu filhote morde muito.

Veja abaixo algumas dicas para preparo da casa para adestrar shih tzu:

  • Pense no fácil acesso: para que seu cachorro aprenda desde cedo onde é seu lugar e consiga assimilar principalmente onde deverá fazer suas necessidades, o ideal é que se estabeleça um local de fácil acesso para que o cão possa ir sempre que precisar. Isso é importante principalmente para filhotes já que esses costumam não conseguir segurar o xixi por muito tempo[2] e poderão acabar causando um acidente evitável.
  • Remova objetos perigosos: enquanto o cachorro ainda é filhote e está ainda está sendo adestrado, é comum que mexa onde não deve, podendo acontecer de se meter em uma situação perigosa. Para evitar acidentes, deixe objetos cortantes ou que possam oferecer perigo longe do animal.
  • Coloque cercas: se você não quer que seu cachorro vá em certos cômodos da casa, ainda que durante um período específico como durante a noite, você poderá colocar cercas em sua casa para ensiná-lo e ser noção do espaço que o pertence. A noção de espaço é bastante importante para a educação de cães, caso contrário, por vezes eles acabam por pensar que são os donos da casa e que podem fazer o que quiser e onde quiser.

Agora que sua casa já está preparada, veja abaixo como ensinar shih tzu a dar a pata e a fazer outras atividades do adestramento.

Como adestrar um shih tzu - Como preparar a casa para adestrar shih tzu

Como adestrar shih tzu

Se você quer saber como adestrar um shih tzu bravo, saiba antes de tudo que o maior problema no adestramento de dessa raça é que eles são mais cabeça dura que outras, mas, com paciência e amor os resultados irão surgir. Além disso, também é importante saber que a idade mais indicada para iniciar o adestramento do seu cachorro é por volta dos 6 meses de idade, desta forma, você começará a habituá-lo a obedecer desde cedo e aqui iremos explicar como educar shih tzu filhote. Você poderá seguir as dicas para educar um cachorro já adulto, entretanto, saiba que será um pouco mais difícil fazer com que ele desaprenda costumes. Veja abaixo algumas regras a serem seguidas no adestramento do shih tzu:

  • Estabeleça objetivos atingíveis: não podemos achar que nosso cão irá aprender a realizar tarefas difíceis de um dia para o outro, por isso, comece com coisas fáceis e vá gradualmente aumentando o nível de dificuldade imposto.[3]
  • Treine uma coisa de cada vez: o ideal é escolher uma tarefa por vez para desenvolver as habilidades do cão. Se você quer que, antes de tudo, ele aprenda a dar a pata, foque nessa tarefa e apenas passe para outra quando ele tiver aprendido por completo o que você já ensinou.[3]
  • Seja repetitivo: o shih tzu tende a perder rapidamente o foco, por isso, não insista em fazer longas sessões de adestramento com eles, entretanto, as faça com frequência. O ideal é 3 sessões por dia com a duração de apenas 10 minutos.
  • Seja firme nos comandos: recorra a uma única palavra como "senta", "deita" ou "rola". Nos primeiros momentos é natural que ele não entenda, pelo que você deverá pegar nele e fazê-lo responder aos comandos, por exemplo, sentando-o e repetindo "senta".
  • Não use violência: se a forma como o pretende adestrar estiver relacionada com hábitos do dia a dia, por exemplo, fazer as necessidades no jornal, saiba que recorrer à violência não é a melhor forma e que você poderá repreender seu cachorro simplesmente levantando o tom de voz e dizendo "não!" ou "feio!", pois apenas com isso ele perceberá que fez algo errado.
  • Guie seu cão: se você quer, por exemplo, saber como ensinar filhote de shih tzu a fazer suas necessidades, deverá levá-lo ao local que terá essa função e, com a repetição, ele entenderá o recado. Ainda o caso das necessidades, se ele tiver feito cocô em algum lado da casa menos onde é suposto, leve-o até lá e repita "não!". Se possível, observe-o cada vez que ele estiver se preparando para fazer a necessidade e depressa o repreenda usando as palavras chave acima referidas e levando-o para o local ideal para isso. Quando ele tiver feito o que queria, recompense-o com carícia ou biscoito.

Repetição: o segredo para adestrar shih tzu

Vale a pena reforçar que você terá de ter muita paciência, pois seu shih tzu não aprenderá logo tudo que você lhe pretende ensinar. Além disso, é bom ter em mente de que o processo de aprendizado demora e que acidentes poderão acontecer no meio do caminho[2]. No entanto, repetindo os comandos várias vezes ao dia, ele começará assimilando o certo e o errado e entender o que você quer que ele faça.

Se quiser dicas extras para usar no adestramento do seu shih tzu, não deixe de ver o artigo sobre como adestrar um cachorro.

Como adestrar um shih tzu - Como adestrar shih tzu

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como adestrar um shih tzu, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Não adianta repreender seu cachorro por uma coisa que ele fez horas atrás, pois ele não irá associar a repreensão ao erro.
Referências
  1. Fédération Cynologique Internationale. Padrão oficial da raça shih tzu. Rio de Janeiro: Confederação Brasileira de Cinofilia, 2017. Disponível em: https://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_200.pdf. Acesso em: 30 dez. 2020.
  2. Cão Cidadão. Guia para cuidar e educar filhotes de cães. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/direitosdosanimais/files/2019/10/guia-como-cuidar-educar-filhotes-cao-cidadao.pdf. Acesso em: 30 dez. 2020.
  3. Instituto de Psicologia. Manual do treinador de Cães. São Paulo: Universidade de São Paulo, [20--]. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3873299/mod_resource/content/1/Manual%20do%20treinador%20-%20Revisado.pdf. Acesso em: 30 dez. 2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
43 comentários
A sua avaliação:
MARCIA
Tenho uma shih tzu de 4 meses e a alguns dias ela começou a pegar o coco e mudar de lugar , não sei se ela só muda de lugar ou se come coco
A sua avaliação:
Geandra
Adotei um shitzu macho, de 1 ano. É ele faz xixi e coco dentro de casa. Será que é possível adestra-lo nessa fase?
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Geandra. Sim, é possível adestrá-lo utilizando o reforço positivo. Recomendamos esse post que explica como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no jornal: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-ensinar-meu-cachorro-a-fazer-as-necessidades-no-jornal-12698.html
Maria Esther
Hola yo tengo un shitzu ya tiene 7 años y es mi primera y única de perro de raza me lo regalaron cuando tenia 3 meses y hacía pis en cualquier lugar hasta le compre un pañal que se pone en el piso un paño y una sola vez utilizo esto me hacia sus necesidades en la otra habitación y cuando le pregunte al veterinario por su conducta me dijo que tenía q dejarlo así nomas Porq si le cambiaba de lugar iba a hacer cualquier lado. Cuando llegue a casa le enseñe donde tenía q hacer sus necesidades y lo lleve a la terraza y allí hace es muy entendido le enseñe desde chico solo le falta hablar.
A sua avaliação:
ANA JULIA
ADOREI , MINHA CACHORRA SÓ FAZ XIXI NA RUA!
EU ACHO MUITO LEGAL. MAS QUANDO ESTÁ CHOVENDO NÃO DÁ PARA IR NA RUA COM ELA. O QUE EU FAÇO. ASSINADO: ANA JULIA
A sua avaliação:
Fabiana
Comprei uma cachorrinha Shitzu de 60 dia. Moro em apartamento mais tanto eu como o meu marido trabalha.Como.vou fazer com que ela não fique latindo quando não estivermos em casa?
ANA JULIA
EU RECOMENDO QUE VOCÊ DEIXE ALGUNS BRINQUEDINHOS E ALGUNS PETISCOS
nalva
quero saber se posso dar outro tipo de raçao
Ana
Ele (a) não pode se acostumar talvez
A sua avaliação:
fabiana pereira
tenho uma cadela de shih tzu de 3 meses e ela come fezes,ja fez uso de medicamento,já usamos vinagre nas fezes,mais mesmo assim ela continua,gostaria de saber como adestra-la em reação a isso obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Fabiana! Neste artigo poderá encontrar algumas recomendações para evitar que sua cadela coma fezes: http://animais.umcomo.com.br/artigo/como-evitar-que-meu-cao-coma-fezes-15610.html
Ana Luiza
Olá Fabiana o irmão da minha cachorro comia fezes
O médico disse que vc pode estar limpando na frente dela e ela pode estar te ajudando,ou pode ser que ela queira atenção ou não tem nutrição que o shih tzu preçisa na ração
A sua avaliação:
miryan
oi meu cachorro shitzu ele tem quase 2 meses ele chama lupyn como faco para ele parar de morder ficar latindo e correndo atras de pessoas ele fica mordendo muito forte como faço para ele ficar mais docil e carinhoso com as pessoas?
Ana Luiza
Essa é só uma fase logo passa
A sua avaliação:
mariana
tenho um shitzu de 10 meses não consigo educar ele o máximo que ele faz é dar a pata ele chama spok rói todas as cadeiras e a ponta do guarda roupa...
Mary
Por favor gostaria de ficar informada sobre o adeStramento do meu Scooby pois é um shitzu de 2 meses
Paula
Oi eu queria saber de como fazer ele me obedecer a sentar e rolar e crer atrás di rabo
maria vitoria
Tenho um shih Tzul 8 meses como faço pra ele para de morde e rasgas as coisas e para de latir quando uma pessoas chega
Paula
Chingando ele ,mais de uma maneira educada
maria vitoria
Rasgas as coisas nome Thedy
Elisete
Tenho um shitzu de seis meses, como faço para ele parar de se lamber e ficar fungando o tempo todo. E qdo ele fica perto de outro cachorro fica cheirando o outro cachorro. Me ajudem, não sei o que fazer.
Adrianny ferreira olliver
Sou Adrianny. Tenho 2 shitzul o Jhefrey tem 16 meses e o frederico.tem 13 meses.foram criados juntinhos.mas tem 3 meses.que eles nao podem viver soltos.eles brigam diretos estou desesperad.n sei o que fazer.fico c dó deles .e preso diretos.se eu mandar castrar os 2 vai melhorar.o q fazer .por favor me ajude .conto c vcs...help. help.......
Paulo Pessoa
Meu shih tzu tem 3 meses e está alternando momentos calmos e momentos de intensa agitação com mordidas, latidos. Como deixa lo mais calmo e dócil ?
Fabiana
Tenho dois filhotes de Shihtzu porém a fêmea que tem quase 1 mês e 15dias ,já está comigo ao um mês.É muito desobediente e agressiva o macho tem 3 meses e é muito carinhoso obediente tão que quando a fêmea faz algo errado ele sai de perto.Aonde eu posso está errado,ela sabe onde tem que fazer as sua necessidades no sanitário mas faz em lugar errados quando brigo com ela.
ana
minha cachorrinha shitsu tem 40 dias e quero adestra la eu mesmo sera q consigo???
Paula Cruz
Sim mais arreassem com 40 dias ela não vai ter ideia do que vc está falando espera ela completa 3 mês
Karin
Olá! Meu shih tzu tem apenas 2 meses. Não consigo fazer com que ele durma durante a noite. Acorda a cada duas horas , chorando muito alto e querendo derrubar a gradezinha ou riscando a porta. Como posso fazer ? Já tentei de tudo ! Por favor
Erick
Karin,tudo bem? Tive o mesmo problema com o meu, a unica coisa que deu certo no meu caso foi colocar vários ursinhos da minha filha no corredor e ao redor dele e pronto! Uma outra dica é colocar o cão na caminha dele todos os dias quando estão se preparando para dormir, quando vou escovar os dentes junto com a minha filha ele já sabe que estamos nos preparando para apagar todas as luzes e descansar e se acostumou. Abraços
Keila
Boa tarde !!! Tenho um shih tzu de 1 ano, mas o danado não pode ver um portão que foge !!! Está sendo uma dificuldade abrir e fechar com ele perto !!! Essa semana ele fugiu e quase um carro passou por cima, imagine o qto fiquei desesperada, fora o perigo dele sumir !!! O que posso fazer ??? Obrigada !!!
Sara Silva
Olá Keila, os shih tzu não são das raças de cachorro mais fáceis de adestrar, por isso pode levar algum tempo até que ele aprenda a não escapar. Nesse caso a solução será pedir para alguém pegar ele ao colo, ou tentar distraí-lo (com comida ou brinquedos) quando alguém passa pelo portão. Esperamos conseguir ajudar!
Adriana Motta
Oi, tenho uma shih tzu que vai fazer 9 meses este mês, ela parece ser ligada no 220 nao tem sossego um minuto sequer, esta comigo desde 45 dias. Moro sozinha e ela desde pequena fica sozinha, trabalho e estudo a noite. Levo ela pra rua somente a noite quando chego da aula e nos finais de semana, ela sai, corre, brinca mas não faz nada na rua. Entra pra dentro de casa e faz tudo em casa, ja perdi a paciência e não sei mais o que fazer, brinquedos ela tem aos montes e sempre que chego da aula brinco com ela e sempreque vem da pet dorme comigo na cama. Não sei o q fazer pra ela fazer as necessidades na rua. Me ajuda!

Como adestrar um shih tzu
1 de 3
Como adestrar um shih tzu

Voltar ao topo da página