Partilhar

Como ensinar meu cachorro a fazer as necessidades no jornal

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ensinar meu cachorro a fazer as necessidades no jornal

Quando adotamos um cachorro temos de estar conscientes que os primeiros tempos vão ser difíceis, pois iremos tentar ensinar-lhes algumas noções básicas de convivência e higiene que, dependendo da raça, podem ser mais fáceis ou mais difíceis de aprender. Uma delas está relacionada com o cocô e o xixi do seu pet, pois a tendência é ele achar que toda a casa é um terreno livre para se aliviar. Você, enquanto dono, terá que o fazer ver que não é assim, adotando o hábito de o levar à rua para fazer as necessidades ou, dentro de casa, providenciando papel de jornal. Se pretende aprender como ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no jornal, continue lendo este artigo umComo.com.br que preparamos especialmente para o ajudar nessa tarefa complicada!

Passos a seguir:
1

Para começar, deve compreender que um cão não nasce sabendo fazer suas necessidades em um lugar e momento concreto. E este é um fato que gera muita preocupação nos donos de cães, mas lembre-se que com paciência, coerência e muita constância conseguirá agilizar a aprendizagem do seu pet. Quando seu cão quer fazer suas necessidades, as faz, e a única preocupação que tem é fazer longe da sua comida e do lugar onde dorme. Não sabe que o que você quer é que faça na rua ou no lugar que indicar, como por exemplo, um jornal. Se quer que seu pet faça suas necessidades em um lugar determinado, deve ser paciente e ficar atento ao seu comportamento para o conseguir.

Como ensinar meu cachorro a fazer as necessidades no jornal - Passo 1
2

Tenha claro que para conseguir que seu cão faça suas necessidades no jornal, deve ser coerente e começar desde o princípio. Ou seja, quando chegar a casa e seu cão levar a coleira posta, coloque seu pet sobre um capacho ou jornal. Qualquer um dos dois deve estar na zona que já tinha pensado para isso, que pode ser o terraço ou o jardim, para uma maior ventilação. Terá que indicar ao seu cão o que deve fazer com o comando "xixi", repita a ordem as vezes que forem necessárias e espere que ele o faça. Se conseguir, não se esqueça de lhe dar alguma guloseima como prêmio e elogiar o seu bom comportamento.

Caso não tenha terraço ou jardim, é importante que coloque o jornal em uma zona afastada da sua cama e comida, pois os cachorros não gostam de fazer as suas necessidades junto do local onde comem e dormem.

Como ensinar meu cachorro a fazer as necessidades no jornal - Passo 2
3

Para que seu cão faça suas necessidades onde você quer, terá que ficar atento ao seu comportamento. Se começar a andar em círculos e cheirar, é o momento de colocar mãos à obra. Se fizer isto, pegue no cachorro e coloque-o sobre o jornal e diga o que deve fazer. Quando fizer, não se esqueça de premiar o seu bom comportamento para que aos poucos se lembre e faça sempre assim.

É possível que durante os primeiros meses de vida tenha que colocar um alarme para que em intervalos de 3 ou 4 horas, o acompanhe e acostume a esse hábito. É provável que em apenas duas semanas, o seu cachorro saiba o que deve fazer e ladre para que você coloque papel para ele fazer as suas necessidades. Deverá estar alerta e ter uma boa reserva de jornais para que seu cão não o faça no chão. Se fizer, limpe de seguida para que o cão não associe esse cheiro com a repetição de comportamento.

4

É importante ficar atento à hora que costuma fazer suas necessidades. Com pouco tempo de observação, saberá com que frequência seu cão precisa fazer. Dependendo do seu tamanho, pode demorar meia hora ou inclusive 2 horas. Lembre-se de ser paciente e cada vez que fizer círculos e cheire, terá que levá-lo à zona onde está o papel para fazer suas necessidades, todo este processo pode gerar frustração, mas valerá a pena.

Como ensinar meu cachorro a fazer as necessidades no jornal - Passo 4
5

Lembre-se que não vale a pena castigar seu cachorro se ele tiver feito as necessidades no sítio errado há horas atrás, pois ele não irá perceber a relação entre o castigo e a atitude dele. O segredo é, portanto, chamar a atenção dele quando a atitude errada estiver prestes a acontecer e corrigi-lo levando-o até ao sítio certo.

Seja paciente e persistente, alguns cachorros são teimosos ou não têm tanta facilidade em perceber o que você está tentando ensinar. Não recorra à violência e lembre-se que é preferível ignorá-lo quando ele faz algo errado e recompensá-lo quando ele faz o correto.

6

E se estas dicas foram úteis para você, não deixe de conferir também estes artigos que temos para si:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar meu cachorro a fazer as necessidades no jornal, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Você pode substituir os jornais por um tapete higiênico ou sanitário canino.

Escrever comentário sobre Como ensinar meu cachorro a fazer as necessidades no jornal

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Daniela
Oi , tenho uma labrador ,Babi de 4meses, ela ate aprendeu a fazer no jornal, mas ela rasga tudo o jornal, a fralda ela rasga tbm entao comprei um tapete p ela fazer xixi e coco ela faz de cama e as necessidades faz ao lado , o q faço?
Ana Lucia
Tem que comprar aquela caixa de plástico e colocar o jornal dentro. O cão não consegue abrir a tampa e tirar o jornal.
JOSÉ ANTÓNIO GOMES MONTEIRO
são conselhos uteis para quem vai agora comprar um cachorro.Já agora eu tenho um cachorro entre duas raças de caniche e cão de água é muito barulhento e não o consigo domestica-lo agradecia que me dessem dicas como é que o hei-de domestica-lo agradeço que me de-em algus concelhos sobre o meu problema.
Sara Silva
Olá José, obrigada pelo seu comentário! Veja neste artigo algumas dicas para adestrar seu cachorro: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-adestrar-um-cachorro-10822.html
Jéssica Andreza Da Silva
Olá,essa noite deixaram um filhote de cachorro na porta da minha casa,gostaria de identificar a raça desse cachorro,ele tem o rosto grande,as patas também grande e a cor do pelo é marrom,os olhos são azuis e ela é fêmea, se puderem me ajudar,vou adotar ela, mais gostaria de saber qual é a raça .... Obrigada! aguardo a resposta! Att. Jéssica
Sara Silva
Olá Jéssica, obrigada pelo seu comentário! Consulte este nosso artigo no qual poderá encontrar a resposta que procura: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-saber-a-raca-do-meu-cachorro-8768.html

Como ensinar meu cachorro a fazer as necessidades no jornal
1 de 4
Como ensinar meu cachorro a fazer as necessidades no jornal

Voltar ao topo da página