Partilhar

Como adestrar um labrador

Por Sara Silva. Atualizado: 21 março 2018
Como adestrar um labrador

O adestramento consiste num conjunto de técnicas para tornar os cachorros mais sociáveis, educados e felizes. É sempre uma boa ideia adestrar seu cachorro, pois desta forma ele obedecerá aos seus comandos, evitando assim maus comportamentos tanto no interior quanto no exterior de casa. A melhor idade para começar o adestramento é logo nos primeiros meses, pois quanto mais cedo começar, mais depressa seu cachorro aprenderá os comandos e os seguirá por toda a vida. Você pode consultar neste artigo várias dicas acerca de como adestrar um cachorro, mas se procura conselhos específicos para um labrador, continue lendo este artigo do UmComo no qual falamos de como adestrar um labrador.

Também lhe pode interessar: Como alimentar um filhote de labrador
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar tenha em conta que o labrador é um cachorro bem brincalhão que, ao início, entenderá os comandos como brincadeira. No entanto os cachorros desta raça são também muito fiéis e obedientes, pelo que, com prática, persistência e paciência, você conseguirá adestrar seu labrador com sucesso. Mesmo que você tenha adotado um cachorro labrador em idade adulta, você pode e deve adestrar ele. Deste modo, não só você ajuda ele a ser mais sociável com outros cachorros e outras espécies, como também é mais seguro passear com ele. Um cachorro que compreende aquilo que você lhe pede corre menos perigos, já que você pode sair sair passeando com ele, confiante de que ele, por exemplo, vem ao seu chamamento e que se você indica para ele ficar junto de si, ele fica. Este tipo de comandos são extremamente importantes em situações inesperadas de perigos na rua, como um carro que passou, um cachorro agressivo sem correia, etc.

2

Comece por ensinar ao seu cachorro o comando sentar, que é um dos mais simples. É essencial que o seu cachorro associe o adestramento a algo bom, por isso você deve sempre utilizar o reforço positivo. Tenha por perto uma bolsa de guloseimas próprias para o seu cachorro que se vendem em petshops.

Comece por colocar uma guloseima dentro da sua mão e mova-a por cima do cachorro (do focinho até à cauda). Naturalmente o cachorro vai se sentar por seguir com o olhar a sua mão com o prêmio tão apetitoso.

3

Assim que o cachorro se sentar, recompense ele. Dê algum tempo ao seu cachorro para que ele associe a ação e repita o processo várias vezes até que ele a cumpra sem dificuldade. Alterne entre os prêmios, as carícias e os elogios para recompensar ele não apenas com comida.

Depois deste processo, você deve começar introduzindo a palavra senta. Faça o movimento que descrevemos anteriormente acompanhado desta palavra dita de forma suave mas firme.

Como adestrar um labrador - Passo 3
4

Não adianta usar um tom de voz alto ou recorrer à violência para adestrar seu cachorro, pois assim estará promovendo medo nele, e o que se pretende é o fortalecimento de laços entre o tutor e o cachorro. Será ainda boa ideia ordenar os comandos quando o cachorro os tiver praticando espontaneamente.

5

Como os labradores adoram correr, será bem divertido para ele aprender o comando pegar/buscar. Antes de iniciar o adestramento você deve dar algumas guloseimas para o seu cachorro saber que vai iniciar um exercício com prêmios, ou seja com reforço positivo, como referimos anteriormente. Simplesmente compre uma bola ou um outro brinquedo simples e jogue-o alguns metros na presença do seu cachorro, enquanto ordena "Pega!" ou "Busca!". É importante que você use sempre a mesma palavra e o mesmo gesto com o braço.

Ele irá buscar o objeto, e você deverá insistir para que ele o traga até você, ordenando "Aqui!" enquanto aponta para o chão. Faça isso repetidamente e recompense-o sempre que ele vier até você.

Como adestrar um labrador - Passo 5
Imagem: cachorroideal.com
6

Aproveitando o momento em que o cachorro vai até si para lhe devolver o brinquedo, você pode lhe ensinar o comando deitar. Para isso faça um movimento segurando o brinquedo no sentido do chão e ordene "Deita!", ele procurará ficar mais próximo desse brinquedo e se baixará. Em seguida você pode tentar que ele rebole, estimulando-o com o brinquedo.

É muito importante que você se foque numa ordem de adestramento e apenas quando o seu cachorro tiver aprendido, avançar para a próxima.

Como adestrar um labrador - Passo 6
Imagem: fotos.noticias.bol.uol.com.br
7

É importante que repita estes comandos diariamente durante alguns minutos, de forma a estimular a memória do seu cachorro. Faça-o num local calmo sem distrações e tenha sempre preparados os biscoitos de recompensa.

8

Se o seu adestramento, por outro lado, consistir em educá-lo para que ele não destrua a casa ou não faça as necessidades no local errado, você deverá repreendê-lo no momento em que isso estiver acontecendo, para que ele associe o comportamento a algo errado. Faça isso adotando uma postura zangada e dizendo firmemente "Não!" ou "Menino mau!", em seguida retire-o do local para que ele pare com o comportamento e ignore-o durante alguns minutos.

Você deve sempre relembrar que a melhor técnica de adestramento é a baseada no reforço positivo. Por exemplo, se o seu labrador filhote de 3 meses está destruindo algo que não devia, você deve dizer um "não" para ele e oferecer de seguida um brinquedo próprio para ele morder e fazer um carinho nele para ele entender que é recompensado se utilizar esse brinquedo e não o que você não quer.

Como adestrar um labrador - Passo 8
Imagem: rottentomatoes.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como adestrar um labrador, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Comece adestrando seu cachorro logo aos 2 meses de idade. Nessa altura será difícil para ele associar os comandos a algo que tem de fazer, mas este hábito o irá acostumar para obedecer mais tarde.
  • Será útil falar com outros donos de labrador e perceber quais os truques que eles usaram para adestrar seu cachorro.

Escrever comentário sobre Como adestrar um labrador

O que lhe pareceu o artigo?
58 comentários
Francisca Meira Leite
gostaria de receber sobre o labrador com 45 dias como ensinar ele para de me morder
Editor umComo.com.br
A sua avaliação:
Sónia Oliveira
Alguém me pode informar se é normal um cachorro labrador com 3meses estar sempre a dormir eu adotei há 3dias mas ele não brinca
A sua avaliação:
Josiane Cristhina
Gostei das informações, foi bem ultil para mim que estou com um filhote de labrador. Muito obrigado, amanhã já iniciarei com os comandos e os petiscos rsrs
Editor umComo.com.br
Oi Josiane! Que bom que você gostou das dicas. Continue acompanhando nossas matérias :)
TAYNAN COSTA
tenho 2 machos filhotes de 2 meses . to iniciando o "sentar" hj foi o primeiro dia! ta mais ou menos. brincam muito mas to aimada kkk
CARLO MARIANO
GOSTEI MUITO DA EXPLICAÇÃO EU NÃO TENHO UM CACHORRO LABRADOR MAIS TENHO DOIS CÃES DE RAÇA POLICIAL COM VIRA-LATA VI E GOSTEI DA EXPLICAÇÃO MUITO OBRIGADO.
Editor umComo.com.br
Oi Carlo! Que bom que pode usar as dicas na mesma. Continue acompanhando nossos artigos e tudo de bom para vocês!
A sua avaliação:
Karen De Bejar
A matéria foi muito útil, obrigada!
Editor umComo.com.br
Valeu pelo comentário Karen! Continue nos acompanhando!
A sua avaliação:
helois tejada
tenho um labrador de 4 anos ele ainda pode ser adestrado ou não???ja peguei ele com e anos pois o dono decobriu que não era puro e nao quis mais ele.
Benedito B dos Santos
Goste das dicas só que o meu casal de labrador estão com 1 ano quatro meses e 17 dias de idade
Editor umComo.com.br
Oi Benedito! Que bom saber que as dicas foram do seu agrado! Obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
mirani nunes
Tenho um labrador `de 8 meses , gostaria de saber a partir de qual idade poder ser castrado?? e qual melhor quantidade de banhos? Obrigada. mirani
Editor umComo.com.br
Oi Mirani! Quanto à quantidade de banhos, deve ser a menor possível, sendo que só lhe deve dar banho quando for mesmo necessário, no máximo uma vez por mês. Em relação à melhor idade para castrar, confira essas informações: http://animais.umcomo.com.br/artigo/qual-e-a-melhor-idade-para-castrar-ou-esterilizar-o-meu-cachorro-5806.html
A sua avaliação:
Jorge LUiz
Pode se adestrar um labrador com 9 meses de idade? Abs.
Editor umComo.com.br
Oi Jorge! Sim já pode começar a adestrá-lo. Saiba mais sobre a altura ideal para começar a adestrar seu filhote aqui: http://www.peritoanimal.com.br/quando-posso-comecar-a-adestrar-um-filhote-21444.html

Como adestrar um labrador
Imagem: cachorroideal.com
Imagem: fotos.noticias.bol.uol.com.br
Imagem: rottentomatoes.com
1 de 5
Como adestrar um labrador

Voltar ao topo da página