PARTILHAR

Como cuidar de um porco espinho

Como cuidar de um porco espinho
Imagem: pixabay.com

Gosta de animais diferentes? Porque não ter um animal exótico, falamos sempre de cachorros ou felinos para animais de companhia, mas esquecemo-nos que os animais menos peculiares não têm que ser necessariamente cobras, aranhas ou lagartos pode ser um bichinho amoroso e simpático como o porco espinho. Saiba como cuidar de um porco espinho neste artigo de umComo.com.br, afinal pode desfrutar da companhia deste bichinho com alguns cuidados diários e muito carinho, só precisa de algumas dicas e pode ir à procura de um bom criador para adquirir o seu porco espinho.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um Jabuti

A gaiola para porco espinho

O primeiro passo para receber o seu novo animal é uma gaiola, esta deve ser grande, os porcos espinhos ou ouriço cacheiro precisam de espaço como qualquer outro animal. Uma boa gaiola deve ter no minimo 80x50x40 cm. O chão deve ser firme e ter apenas um andar, estes animais não têm uma boa visão, se tiver mais que um andar corre o risco do seu ouriço cacheiro cair e partir uma patinha. A nova casinha deve ter uma boa ventilação tal como espaço para o potinho de comida, brinquedos, esconderijo que pode ser um iglu de madeira ou plastico e a rodinha de forma a eles se exercitarem com frequência. Disponha aparas de madeira pelo chão da gaiola, estes bichinhos gostam de fazer a sua própria cama.

Como cuidar de um porco espinho - A gaiola para porco espinho
Imagem: hazelmountain.com

Temperatura ideal para porco espinho

A temperatural ideal para os porcos espinhos é aproximadamente 21ºC a 29ºC, se a temperatura baixar muito, deve cobrir a gaiola com uma mantinha mas de forma a que não tape a ventilação, caso o seu bichinho se sentir incomodado com o frio, você corre o risco dele hibernar e isso muitas vezes pode ser letal para o animal.

Como cuidar de um porco espinho - Temperatura ideal para porco espinho
Imagem: en.wikipedia.org

Ambiente ao redor do porco espinho

O ambiente que envolve o seu porco espinho deve ser calmo, pelo menos nos primeiros tempo, estes animais acostuma-se com o barulho desde que seja gradual, tenha atenção não coloque a gaiola do animal num sitio de muita passagem, deixe este se habituar primeiro à casa e aos novos cheiros. O excesso de barulho, agitação e luz pode irritar o seu ouriço evite esses estresses pelo menos no inicio da adaptação.

Como cuidar de um porco espinho - Ambiente ao redor do porco espinho
Imagem: seswiena.blogspot.com

Alimentação um porco espinho saudável

Os porcos espinhos são animais que facilmente engordam, isso trará complicações à sua saúde e locomoção. Deve alimentar diariamente o seu ouriço à mesma hora, uma a duas colheres de sopa de ração deve ser o suficiente. A ração deve conter menos de 12% de gordura e 30% de proteína, existe ração específica para porcos espinhos, caso não encontre pode optar por ração de gato mas tenha atenção às percentagens de gordura e proteína. Complete também a dieta do bichinho com vegetais, frutas, ovos mexidos, frango cozido, grilos, larvas ou lagartas. Não dê ao seu novo amigo restos de comida, frutas secas, nozes, mel, sementes, carne crua, leite, vegetais crus, pão, mel, tomate, abacate ou qualquer alimento que seja pegajoso.

Como cuidar de um porco espinho - Alimentação um porco espinho saudável
Imagem: pet-hedgehog.org

Higiene do porco espinho

Limpe diariamente os dejetos do seu amiguinho, a gaiola deve ser completamente lavada de duas em duas semanas, o pratinho de comida e garrafinha de água devem ter uma manutenção maior, se poder levar todos os dias com água quente é o ideal. Os banhos devem ser dados uma vez por mês no minimo, as unhas devem ser aparadas regularmente.

Como cuidar de um porco espinho - Higiene do porco espinho
Imagem: kittysays.com

Brincadeira

Segure-o sempre que puder mas com delicadeza, o porco espinho vai se familiarizando a ser pegado à medida que você for mexendo nele e manuseando, seja delicado, não faça movimentos bruscos, quanto mais tempo estiver com ele mais rápido ele se acostuma a você. Os porcos espinhos são animais que gostam de atenção e brincadeira, criam facilmente elos com quem trata e brinca com deles, vai ter um grande amigo basta que lhe dê muito carinho e atenção.

Como cuidar de um porco espinho - Brincadeira
Imagem: pinterest.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um porco espinho, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Nunca deixe o seu porco espinho hibernar enquanto estiver em cativeiro isso será letal para o bichinho

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Ana
Oiiii Onde eu consigo um porco espinho no Brasil??? Estou muito interessada já tem tempo
Como cuidar de um porco espinho
Imagem: pixabay.com
Imagem: hazelmountain.com
Imagem: en.wikipedia.org
Imagem: seswiena.blogspot.com
Imagem: pet-hedgehog.org
Imagem: kittysays.com
Imagem: pinterest.com
1 de 7
Como cuidar de um porco espinho

Voltar ao topo da página ↑