Partilhar

Como cuidar de um tigre d'agua

Como cuidar de um tigre d'agua
Imagem: animais.culturamix.com

As tartarugas tigre d'agua são ótimas opções para quem quer um bichinho de estimação mas não possui um espaço muito grande para adotar um cachorro ou não pode dar atenção o tempo todo para um gato. Mas apesar das tigre d'agua não precisarem de atenção e cuidado o tempo todo, elas também precisam ser bem tratadas. UmComo preparou este artigo para te ensinar o que é preciso para cuidar de um tigre d'agua.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um coelho de estimação

Adquirindo um tigre d'agua

Essas tartarugas são comuns de se ver nos Pet Shops, existem algumas variações dessa especie, mas a maioria necessita de cuidados muito semelhantes como a alimentação, temperatura e espaço onde podem ficar.

Atenção, certifique se de que seu animal está regularizado checando todos os documentos e também a saúde do mesmo. Infelizmente as tartarugas tigre d'agua estão na lista entre os 10 animais mais contrabandeados no brasil, muitos sofrem e até morrem com o transporte precário, então certifique-se de que a documentação do animal que escolher adotar esteja com o celo do IBAMA.

Preparando um aquaterrário

As tartarugas tigre d'agua são animais anfíbios, logo, necessitam de água e terra. Para isso você precisa construir um aquaterrário onde ela possa ficar, é como um aquário para peixes mas tem que existir a parte que ela possa entrar na água e uma parte para que ela fique na terra. O tamanho desta área deve aumentar conforme o seu bichinho cresce, as tartarugas geralmente crescem de acordo com o espaço em que elas estão, tartarugas de lagos de água doce são sempre maiores que tartarugas domésticas por exemplo.

Como cuidar de um tigre d'agua - Preparando um aquaterrário
Imagem: aquaonline.com.br

Temperatura da água

Além de anfíbios, ou seja, animais que se adaptam tanto à terra quanto a água, as tartarugas também são animais de sangue frio, o que significa que elas não possuem temperatura própria e sim se adaptam à temperatura ambiente. O ideal é que a água esteja próxima a temperatura de 25º para que seu animal se sinta confortável.

É importante lembrar de deixar um termômetro na água para verificar se a temperatura está boa, no inverno por exemplo, o metabolismo das tartarugas diminui consideravelmente, caso esteja realmente frio elas podem até hibernar. De qualquer forma, é bom comprar um termômetro e um aquecedor de água, não costumam ser caros e podem ser encontrados na maioria dos Pet Shops.

Também é recomendado que seu animal tome ao menos 30 minutos de sol todos os dias, é a sua principal fonte de vitamina D3 que ajuda na absorção de cálcio, elemento essencial para uma tartaruga, visto que o seu casco é praticamente todo feito de cálcio. Obs: não é recomendado deixar o animal ao sol nos horários de pico, quando o sol está muito quente.

Como cuidar de um tigre d'agua - Temperatura da água
Imagem: flickr.com

Alimentando seu tigre d'agua

Você pode alimentar sua tartaruga comprando as rações e outros acessórios para alimentação próprias pro animal em lojas de animais, mas é sempre bom diversificar um pouco a sua alimentação. Você pode dar um pouco de carne moída crua, pedacinhos de carne bovina ou até mesmo frango. A alimentação deve estar de acordo com a idade do bichinho, pedaços de frutas e verduras também são bem vindas. Essa espécie come de tudo um pouco, até mesmo aqueles besouros ou grilos chatos que ficam no seu jardim podem ser usados como ração, o que é até bom pois répteis adoram caçar a sua própria comida.

Seguindo os passos acima você não terá que se preocupar tão cedo com a saúde do seu animal, mas lembre-se do essencial: um bom aquaterrário deve estar de acordo com o tamanho do seu animal, a temperatura da água deve estar agradável para a tartaruga, uns minutos de sol durante o dia e alimentação diversificada. Esses pontos vão garantir uma boa saúde e conforto para o seu animalzinho.

Como cuidar de um tigre d'agua - Alimentando seu tigre d'agua
Imagem: nobico.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um tigre d'agua, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como cuidar de um tigre d'agua

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Maria correa
Gostaria de se a tartaruga tigre ela enterra para hibernaçãopq a minha no inicio do inverno ela começa se esconder. Tenho um jardim de inverno e fiz uma piscina pra ela. Uma vez fugiu e depois de uns dias achei enterrada no pomar no jardim de inverno ñ tem como ela fazer ppois esta com pedra brita agora coloquei um pouco de terra e areia gostaria de saber se é certo
A sua avaliação:
marcelo machado
Eu estava viajando e na estrada pensei que fosse uma pedra e parei o veicolo e fui remover a pedra que era uma tartaruga tigre ela tem 15 centímetro de comprimento coloquei ela no banco do carona e fomos viajar juntos agora ela esta em casa pelo menos salvei uma vida amo de paixão sucesso a todos
A sua avaliação:
Pedro Costa
Estou com duvida, porque ela é muito pequena e quase nao come, estou tratando dela em um recipiente muito pequeno, o que tenho que fazer.Mas gostei muito do artigo sobre o tigre d'agua.
Editor umComo.com.br
Oi Pedro! É normal que no início as tartarugas tigre d'água estranhem o ambiente, eles têm de passar por um período de adaptação. E durante este período é importante não manipular demais o animal e não interferir muito no ambiente. Você deve oferecer alimento adequado para ela e oferece entre duas a três por dia. As sobras deverão ser retiradas para não comprometer a qualidade do alimento. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Jéssica
Oi, possuo uma tartaruga e ela está com umas manchinhas brancas no casco, oq sera que é? e como devo cuidar?
Anita
Possuo uma tartaruga tigre e está com umas manchinhas brancas no casco.O que poderá ser e como tratar.?
debora cardos
oi algum pode me ajudar eu comprei uma tartaru tigre d`agua faz uns 5 mes ja mais ela ta dentro da agua bem morninha so que ela nao quer comer porque
Nico
Que eu saiba tartaruga é réptil, e não anfíbio
josimara santos rocha
tenho uma tartaruga aquática pequena, gostaria de saber qual o aquário perfeito que posso pedir para encomendar?

Como cuidar de um tigre d'agua
Imagem: animais.culturamix.com
Imagem: aquaonline.com.br
Imagem: flickr.com
Imagem: nobico.com
1 de 4
Como cuidar de um tigre d'agua

Voltar ao topo da página