Partilhar

Como é o cio nas cadelas

Como é o cio nas cadelas

Para quem deseja reproduzir sua mascote, ou para os que definitivamente não querem que sua cadela tenha ainda filhotes, é importante conhecer o ciclo reprodutivo do seu animal, algo que nem sempre é fácil de determinar se não prestar atenção, por isso em umComo.com.br damos algumas explicações para que saiba como é o cio nas cadelas e possa preparar o terreno.

Também lhe pode interessar: Como saber se a cadela está no cio
Passos a seguir:
1

O grande mistério começa com o primeiro cio, pois depende do tamanho e da raça de sua cadela. Nas raças pequenas o cio chega entre os primeiros 6 e nove meses, enquanto que nas raças maiores ocorre entre os nove meses e um ano.

2

Também é importante conhecer quando terá o cio seguinte para assim poder ter tudo pronto para que a sua cadela se sinta confortável durante esses dias. Deve saber que não existem dados concretos que possam ajudá-lo a saber quando será o seu próximo cio, uma vez que cada animal tem o seu ciclo particular e elementos externos como a alimentação ou meio ambiente influenciam. Um veterinário pode ajudar a calcular esta dada, mas será sempre uma informação aproximada.

Como é o cio nas cadelas - Passo 2
3

O poestro é a etapa anterior ao cio das cadelas e pode durar entre 6 e 11 dias. É o momento no qual ocorre o sangramento e pode ajudar os donos a saberem que o cio está se aproximando. No entanto, se a sua cadela tiver o pelo comprido e se limpar constantemente pode ser difícil para você notar o sangramento.

4

O cio das cadelas dura entre 15 e 25 dias mas durante este período não férteis durante todo o tempo, apenas na etapa conhecida como estro, que é quando a sua mascote se encontra ovulando e poderá ser fertilizada por um macho, este período dura cerca de quatro dias.

Como é o cio nas cadelas - Passo 4
5

Durante a fase do estro verá como a atitude da sua cadela é um pouco diferente do habitual: estará mais inquieta com desejo de sair para a rua, urinará com mais frequência para espalhar os feromônios e manterá uma atitude receptiva mas também agressiva com outros machos e inclusive consigo.

6

Se a cadela não copula ou não fica prenha virá a etapa do diestro, onde a progesterona é eliminada do corpo. Depois de alguns meses o processo irá repetir-se novamente, por isso é importante que saiba como evitar que a sua cadela tenha uma gravidez psicológica para evitar que isto aconteça.

Como é o cio nas cadelas - Passo 6
7

Os veterinários recomendam cruzar as cadelas após o segundo cio, quando o animal tiver atingido uma maior maturidade reprodutiva. Mas o melhor é consultar o seu veterinário para o orientar e aconselhar sobre quando é o melhor momento para que a sua cadela fique grávida.

8

Se quer que a sua cadela fique grávida, deve saber que o período de gestação das cadelas oscila entre os 58 e os 68 dias. A primeira metade da gestação é a que permite a formação dos cachorros, criando os seus órgãos, músculos e ossos, este período dura umas 6 semanas.

A partir da sexta semana é quando os cachorros se desenvolvem de forma completa, é neste momento que se aperceberá que a sua cadela está grávida e notará o aumento da barriga. Em umComo damos-lhe mais detalhes sobre a duração da gravidez de uma cadela.

9

Se a sua cadela ficar grávida, deve ter em conta uma série de cuidados essenciais que conseguirão que a sua mascote tenha uma gravidez confortável. Por exemplo, durante este período é fundamental que vigie a alimentação da sua cadela, também tem que ter cuidado com o exercício e fazer com que as suas saídas ao parque sejam mais compridas que o normal.

Durante a gravidez, as cadelas estão mais sensíveis por isso deve dar-lhe muito carinho e atenção para que se sinta cuidado. Em umComo damos-lhe mais conselhos para que saiba como cuidar de uma cadela grávida.

Como é o cio nas cadelas - Passo 9

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o cio nas cadelas, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como é o cio nas cadelas

61 comentários
clotilde da silva
bom dia,minha poodle toy entrou no cio e dezembro dia 13/12/2016 quando sera o proximo,me ajude a saber por favor
Editor umComo.com.br
Oi Clotilde! A maioria das cadelas tem o cio de 6 em 6 meses, o que significa a sua cadela já deve estar no cio ou quase tendo!
A sua avaliação:
emilia maria silva
tenho uma cadela pastor e nunca engravidou te dois anos tenho medo pois ela foi adotada por mim ainda muito bebe e ela nao amametou pois sua mae teve des filhotes e o dono na epoca ia joga-la fora foi criada com leite de vaca ficou muito doente caiu todo pel deu tipo sarna aos seis meses de vida o veterinario desse q ela nao ia sobreviver ela e muito sencivel tenho medo dela nao aguentar o parto e morrer o posso fazer obgd
A sua avaliação:
laynne
ola bom dia minha cadela raça pug entrou no cio no fim de abril ate maio de 2016 e agora estamos em 11/2016 ela começou um cio dia 02/11/2016 e no outro dia parou de sangra mais meu pug macho esta atrás dela mais ela nao quer que ele monte e sua vulva nao esta enxada ,ja ate separei eles
A sua avaliação:
aminas silva
ola boa tarde quero saber quantos cio a cadela tem por ano e como evita q a cadela venha ingravida
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Aminas! Normalmente as cadelas têm cio 2 vezes por ano, mais ou menos de 6 em 6 meses. Para evitar que a sua cadela engravide pode sempre optar pela esterilização, dessa forma não tem que se preocupar mais. Saiba mais sobre esse procedimento nesses links: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-e-porque-esterilizar-o-meu-gato-3963.html http://animais.umcomo.com.br/articulo/qual-e-a-idade-para-esterilizar-o-meu-gato-4692.html
A sua avaliação:
edileusa castro
tenho uma lhasa ja deu cria 3 vezes a ultima cria ela perdeu faltando '1 semana p ganhar so q reparei q ela entra no cio de 5 em 5 meses e normal ela e bm cuidada
A sua avaliação:
Ricardo
Minha cadela está no cio estro já faz 3 dias. Está separada dos cachorros e muito inquieta. Como sei que já passou para a fase diestro e que já não engravidará? Notarei pela falta de interesse dos machos? Ou ainda assim os machos terão interesse?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Ricardo! Na fase do estro você vai notar que ela deixa os machos se aproximarem e montarem, enquanto que depois disso ela não vai deixá-los montarem, mas pode ser que ainda a continuem cheirando e lambendo. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
CLEIDE
Minha cadela e chip de 6 mes e meio ela ja entro no cio pode
keila
minha cachorinha pitcher ta no cio ela ficou com um cachorrinh e depois de cinco de outro cachorro pegou ela sera qual valeu o primeiro ou o ultimo
jamaica
A minha Routville, começa o sangramento no dia 5 de Abril onde fiz passar 21 dias como recomendado mas no passado Sábado levei ao macho para cruzar e o dono do macho diz que já passou o cio, alegando de que tinha que ser no momento do sangramento pois embora pedi-lhe que desse mais alguns dias isto até dia 30 de aBRIL.
Fernanda
Minha cachorra está no cio, e moro em um apartamento como faço para evitar o sangramento dentro de casa?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Fernanda! O melhor é usar uma fralda na sua cadela durante o cio, desta forma evita que a casa fique suja com o sangramento. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como é o cio nas cadelas
1 de 5
Como é o cio nas cadelas

Voltar ao topo da página