PARTILHAR

Como é o cio nas cadelas

Como é o cio nas cadelas

Para quem deseja reproduzir sua mascote, ou para os que definitivamente não querem que sua cadela tenha ainda filhotes, é importante conhecer o ciclo reprodutivo do seu animal, algo que nem sempre é fácil de determinar se não prestar atenção, por isso em umComo.com.br damos algumas explicações para que saiba como é o cio nas cadelas e possa preparar o terreno.

Também lhe pode interessar: Quando os cães entram no cio
Passos a seguir:
1

O grande mistério começa com o primeiro cio, pois depende do tamanho e da raça de sua cadela. Nas raças pequenas o cio chega entre os primeiros 6 e nove meses, enquanto que nas raças maiores ocorre entre os nove meses e um ano.

2

Também é importante conhecer quando terá o cio seguinte para assim poder ter tudo pronto para que a sua cadela se sinta confortável durante esses dias. Deve saber que não existem dados concretos que possam ajudá-lo a saber quando será o seu próximo cio, uma vez que cada animal tem o seu ciclo particular e elementos externos como a alimentação ou meio ambiente influenciam. Um veterinário pode ajudar a calcular esta dada, mas será sempre uma informação aproximada.

Como é o cio nas cadelas - Passo 2
3

O poestro é a etapa anterior ao cio das cadelas e pode durar entre 6 e 11 dias. É o momento no qual ocorre o sangramento e pode ajudar os donos a saberem que o cio está se aproximando. No entanto, se a sua cadela tiver o pelo comprido e se limpar constantemente pode ser difícil para você notar o sangramento.

4

O cio das cadelas dura entre 15 e 25 dias mas durante este período não férteis durante todo o tempo, apenas na etapa conhecida como estro, que é quando a sua mascote se encontra ovulando e poderá ser fertilizada por um macho, este período dura cerca de quatro dias.

Como é o cio nas cadelas - Passo 4
5

Durante a fase do estro verá como a atitude da sua cadela é um pouco diferente do habitual: estará mais inquieta com desejo de sair para a rua, urinará com mais frequência para espalhar os feromônios e manterá uma atitude receptiva mas também agressiva com outros machos e inclusive consigo.

6

Se a cadela não copula ou não fica prenha virá a etapa do diestro, onde a progesterona é eliminada do corpo. Depois de alguns meses o processo irá repetir-se novamente, por isso é importante que saiba como evitar que a sua cadela tenha uma gravidez psicológica para evitar que isto aconteça.

Como é o cio nas cadelas - Passo 6
7

Os veterinários recomendam cruzar as cadelas após o segundo cio, quando o animal tiver atingido uma maior maturidade reprodutiva. Mas o melhor é consultar o seu veterinário para o orientar e aconselhar sobre quando é o melhor momento para que a sua cadela fique grávida.

8

Se quer que a sua cadela fique grávida, deve saber que o período de gestação das cadelas oscila entre os 58 e os 68 dias. A primeira metade da gestação é a que permite a formação dos cachorros, criando os seus órgãos, músculos e ossos, este período dura umas 6 semanas.

A partir da sexta semana é quando os cachorros se desenvolvem de forma completa, é neste momento que se aperceberá que a sua cadela está grávida e notará o aumento da barriga. Em umComo damos-lhe mais detalhes sobre a duração da gravidez de uma cadela.

9

Se a sua cadela ficar grávida, deve ter em conta uma série de cuidados essenciais que conseguirão que a sua mascote tenha uma gravidez confortável. Por exemplo, durante este período é fundamental que vigie a alimentação da sua cadela, também tem que ter cuidado com o exercício e fazer com que as suas saídas ao parque sejam mais compridas que o normal.

Durante a gravidez, as cadelas estão mais sensíveis por isso deve dar-lhe muito carinho e atenção para que se sinta cuidado. Em umComo damos-lhe mais conselhos para que saiba como cuidar de uma cadela grávida.

Como é o cio nas cadelas - Passo 9

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o cio nas cadelas, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
63 comentários
A sua avaliação:
Eduardo
tenho uma vira lata e ela já está com 20 dias sangrando e a vacina muito enxada e normal,e ela ulva muito
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá, Eduardo. Neste caso o ideal seria levá-la ao veterinário para verificar o que pode ser. A equipe do umCOMO deseja prontas melhoras!
clotilde da silva
bom dia,minha poodle toy entrou no cio e dezembro dia 13/12/2016 quando sera o proximo,me ajude a saber por favor
Editor umComo.com.br
Oi Clotilde! A maioria das cadelas tem o cio de 6 em 6 meses, o que significa a sua cadela já deve estar no cio ou quase tendo!
A sua avaliação:
emilia maria silva
tenho uma cadela pastor e nunca engravidou te dois anos tenho medo pois ela foi adotada por mim ainda muito bebe e ela nao amametou pois sua mae teve des filhotes e o dono na epoca ia joga-la fora foi criada com leite de vaca ficou muito doente caiu todo pel deu tipo sarna aos seis meses de vida o veterinario desse q ela nao ia sobreviver ela e muito sencivel tenho medo dela nao aguentar o parto e morrer o posso fazer obgd
A sua avaliação:
laynne
ola bom dia minha cadela raça pug entrou no cio no fim de abril ate maio de 2016 e agora estamos em 11/2016 ela começou um cio dia 02/11/2016 e no outro dia parou de sangra mais meu pug macho esta atrás dela mais ela nao quer que ele monte e sua vulva nao esta enxada ,ja ate separei eles
A sua avaliação:
aminas silva
ola boa tarde quero saber quantos cio a cadela tem por ano e como evita q a cadela venha ingravida
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Aminas! Normalmente as cadelas têm cio 2 vezes por ano, mais ou menos de 6 em 6 meses. Para evitar que a sua cadela engravide pode sempre optar pela esterilização, dessa forma não tem que se preocupar mais. Saiba mais sobre esse procedimento nesses links: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-e-porque-esterilizar-o-meu-gato-3963.html http://animais.umcomo.com.br/articulo/qual-e-a-idade-para-esterilizar-o-meu-gato-4692.html
A sua avaliação:
edileusa castro
tenho uma lhasa ja deu cria 3 vezes a ultima cria ela perdeu faltando '1 semana p ganhar so q reparei q ela entra no cio de 5 em 5 meses e normal ela e bm cuidada
A sua avaliação:
Ricardo
Minha cadela está no cio estro já faz 3 dias. Está separada dos cachorros e muito inquieta. Como sei que já passou para a fase diestro e que já não engravidará? Notarei pela falta de interesse dos machos? Ou ainda assim os machos terão interesse?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ricardo! Na fase do estro você vai notar que ela deixa os machos se aproximarem e montarem, enquanto que depois disso ela não vai deixá-los montarem, mas pode ser que ainda a continuem cheirando e lambendo. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
CLEIDE
Minha cadela e chip de 6 mes e meio ela ja entro no cio pode
keila
minha cachorinha pitcher ta no cio ela ficou com um cachorrinh e depois de cinco de outro cachorro pegou ela sera qual valeu o primeiro ou o ultimo
jamaica
A minha Routville, começa o sangramento no dia 5 de Abril onde fiz passar 21 dias como recomendado mas no passado Sábado levei ao macho para cruzar e o dono do macho diz que já passou o cio, alegando de que tinha que ser no momento do sangramento pois embora pedi-lhe que desse mais alguns dias isto até dia 30 de aBRIL.
Fernanda
Minha cachorra está no cio, e moro em um apartamento como faço para evitar o sangramento dentro de casa?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fernanda! O melhor é usar uma fralda na sua cadela durante o cio, desta forma evita que a casa fique suja com o sangramento. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
gislaine
A minha cadela megui ta no cil ela pode pega cria antes do sangramento durante ou depois
silvia oliveira
Minha Helo teve cio silêncioso em dezembro e ontem percebi a vulva inchada e muito sangue
Clotilde Freitas
boa tarde? sou de portugal ilha dos Açores. Estou aqui para tirar umas duvidas sobre a minha cachorra ela chama-se Doris é de porte pequeno. Faz agora 2 anos no próximo mês de Março tem tudo em dia, Vacinas,Chip,etc ela entrou agora no 3ª cio tem 1 semana e 3 dias ainda sangra. Nunca deixei ela acasalar. acha que deva deixar agora, qual a melhor altura. agradeço se me poder ajudar.
Manu
Lol, pinar é bom em qq altura! Se é assim para os humanos não vejo motivos para não ser para os cães.... Já agora cara conterrânea, somos 9 ilhas... :)
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Clotilde! A melhor altura para a sua cadela acasalar é na fase estro do cio, que é quando ela aceita a presença do macho e permite o acasalamento. Esta fase dura em média 6 dias e ocorre após o proestro. Saiba mais sobre como cruzar um cachorro pela primeira vez no nosso artigo: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-cruzar-um-cachorro-pela-primeira-vez-21034.html
juliana f
Oi tenho uma poodle ela esta sangrando ha 20 dias não e o primeiro cio gostaria de saber se e normal e pode durar ate quantos dias?
Fernanda
Pode durar até 21 dias
Maitê
Olá.. tenho uma border collie que entrou no primeiro cio fazem 25 dias.. porém tem uns 5 dias que ela não sangra mais.. só que a vagina dela está inchada e com um corrimento marrom escuro.. tenho um cachorro macho que deixei separado dela.. alguns dias ele ficava chorando muito e querendo ficar perto dela.. agora já parou.. posso deixar os 2 soltos que não tentam nda.. porém tenho medo de deixar junto na hora que estou fora de casa.. tem algum problema dela engravidar?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maitê, o período após o fim de sangramento nas cadelas é o que é mais propício para a cruza, por isso se você não quer que a sua border engravide, deve mantê-la afastada do macho. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Will
Minha cadela provavelmente entrou no cio segunda ou terça feira, então no primeiro dia já sai sangue da vagina? Ou só sai sangue mais perto do estro? Porque já me falaram que conta nove dias após comecar o sangramento, e isso mesmo?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Will, pode ou não sair sangue logo no primeiro dia do cio, depende do organismo de cada cadela. A fase estro dura entre 8 a 15 após o início do sangramento e neste período fértil não ocorrerá sangramento ou corrimento. Nessa fase a cadela já aceita o macho.
Francinete
Oi minha cadela está sangrado muito e com maú cheiro estou muito preocupada mais não tenho dinheiro prá levar no veterinário por favor me oriente o q devo fazer as vezes sai muito e as vezes pouco meio escuro
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Francinete, isso pode quer dizer que a sua cadela está no cio. Nesse artigo poderá encontrar algumas dicas para disfarçar o cheiro de uma cadela no cio: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-disfarcar-o-cheiro-de-uma-cadela-no-cio-15823.html
Nazaré sabado
Como sei que ela está na fase estro?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
A fase estro dura entre 8 a 15 após o início do sangramento e neste período fértil não ocorrerá sangramento ou corrimento. Nessa fase a cadela já aceita o macho.
Nazaré sabado
Como sei que o cil acabou.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Nazaré, você vai perceber que o cio chegou ao final, pois o comportamento da sua cadela volta ao normal e a vulva volta ao seu tamanho e cor original. Isso acontece por norma entre 3 e 4 semanas após o início do sangramento.
Como é o cio nas cadelas
1 de 5
Como é o cio nas cadelas

Voltar ao topo da página ↑