As tartarugas aquáticas

Como cuidar de um Jabuti

Como cuidar de um Jabuti
Imagem: vevet.com.br

Assim como as tartarugas, os jabutis são companhias tranquilas para ter em casa, porém, existem cuidados especiais, pois diferente das suas primas, são répteis exclusivamente terrestres. O umComo.com.br vai ensinar a como cuidar de um Jabuti.

Índice

  1. Cuidados com Jabuti
  2. Onde o jabuti pode ficar
  3. O que come o jabuti

Cuidados com Jabuti

Os jabutis exigem cuidados especiais, pois mesmo podendo ser animais domésticos, estão sujeitos a problemas de saúde e podem sofrer graves acidentes quando não são tratados de forma adequada.

É preciso saber qual o tipo de alimentação que eles devem ter e como deve ser o local onde vão viver. Diferente das tartarugas, os jabutis são exclusivamente terrestres e não devem permanecer em locais com água.

É preciso ainda saber que os jabutis gostam de morder, como forma de demarcar território, e que mesmo os filhotes podem abocanhar os dedos de seus cuidadores. Eles também podem dar cabeçadas.

Dessa forma, especialistas recomendam que o jabuti tenha um espaço específico para ele viver, além de uma companheira. Por outro lado, pode haver problemas de convivência entre jabutis e não é aconselhado que ele conviva com cães e gatos.

Isso porque existem muitos casos de jabutis que são mordidos por outros animais, mesmo por ratos. Já na hora de entrar no seu território, é adequado usar calçados fechados. Aliás, o local onde ele vai ficar é muito importante.

Como cuidar de um Jabuti - Cuidados com Jabuti
Imagem: revistacasaejardim.globo.com

Onde o jabuti pode ficar

Quem tem quintal ou jardim poderá oferecer um ótimo lugar ao jabuti, porém, ele não pode ser largado no local. Precisa de uma casa, semelhante a de cachorro, que seja confortável e do tamanho adequado – nem muito grande nem muito pequena.

Porém, se estiver muito frio ou chovendo ele deve ser recolhido para dentro de casa ou outro abrigo seguro, sendo que até atingir os 15 cm é melhor que não seja mantido no pátio. Já o solo do seu espaço não pode ser de concreto, nem de terra batida.

Esses tipos de solo são abrasivos e podem causar atrito na parte de baixo do seu casco, causando feridas. Os solos lisos também não são adequados, pois forçam os membros do animal e, com o tempo, pode provocar deformações sérias.

Uma opção é fazer um terrário, o qual pode ficar até mesmo dentro de casa, desde que tenha as medidas adequadas.

Como cuidar de um Jabuti - Onde o jabuti pode ficar
Imagem: zoobiologia.blogspot.com

O que come o jabuti

Os jabutis não devem comer o mesmo que os seus cuidadores, sendo que existem rações de qualidade que suprem as suas necessidades nutricionais. Outra forma de alimentar bem o animal é lhe dando frutos, flores, folhas, verduras.

Já a proteína deve vir de minhocas, insetos e pequenos vertebrados, sendo que carne pode ser dada apenas de vez em quando. É preciso ainda suplementos alimentares, como os de cálcio, para os que vivem em cativeiro.

Se você não der ração, lembre-se que o mais importante é diversidade dos alimentos, com 85% de vegetais, 10% de frutas e 5% de proteína animal. Quanto à água sempre deixe disponível ao jabuti, mas em recipientes rasos para ele não se afogar.

Nunca adquira jabutis de forma clandestina, o IBAMA controla a sua comercialização, sendo possível conseguir um animal de um criatório sério. Com isso, você não contribui para o tráfico de animais silvestres, sendo que essa espécie está em risco de extinção.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Jabuti, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
JUREMA TEIXEIRA
EU TENHO UM JABUTI FEMEA ELA ESTA COM 8 ANOS NUNCA CRUZOU MAIS JA BOTOU OVOS NO ANO DE 2016 E 2017 ESTE ANO DE 2018 AINDA NAO , MAIS ESTOU MUITO PREOCUPADA PORQUE TEM UM MES QUE ELA NAO FAZ NESSESSIDADE NUMERO DOIS SO ORINA O QUE DEVO DAR PRA ELA ESTA SE ALIMENTANDO MUITO POUCO POR FAVOR ME ORIENTA
A sua avaliação:
Amanda Gonçalves
Boa tarde Gostaria de saber referente a alimentação do jabuti (filhote ),a minha eu dou de tudo entre frutas ,folhas e ração,mas ela só come a ração e acerola . Ela não comendo outros vegetais pode fazer mau a ela ,já que só come essas duas coisas ?
Enock Batista do Nascimento
Gostaria de saber se o jabuti eles heberna Pois tenho um macho e ele tá muito parado aí peguei ele ele se mexeu mais bem lento tô com medo dele está morrendo
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Enock! Os jatubis brasileiros não hibernam. Você deve consultar o quanto antes um médico veterinário.
A sua avaliação:
Ian
mais eu não vou ter financiamento pra arrumar uma companheira para meu jabuti,sera que ele possa ter a compania das minhas tartarugas aquaticas,ou ate mesmo minha compania (pois eu sempre fui muito atencioso com meus animais)?
Maria Elizabeth Dias de Oliveira
URGENTE! Preciso de ajuda! A casca do ovo do jabuti rompeu ante da hora. O jabuti está vivo e preso à ovo, que parece uma gema. Coloquei-o sob uma lâmpada. O que deve acontecer a seguir? Ele vai sobreviver? Precisa de agua? Obrigada se me reponder com a máxima urgência
thaynna Tenório
Meus jabutis ficam soltos numa granja velha tem algum problema?
Fátima Abreu
Bom dia. Possuo um casal de jabuti. Vivem soltos no meu quintal, onde tem diversas fruteiras das quais eles fazem proveito. O que me interessou pois nunca dei foi a questão do suprimento (que não entendi se compro em pets) ou se só com a alimentação composta de frutas, legumes, pedaços miúdos de carne de vez em quando, e hortaliças, que é o que dou a eles dia sim dia não, porque percebi que se alimentá-los diariamente eles não comem. Quanto a casa para eles este item eu nunca havia pensado. Eles dormem ao ar livre mesmo, porém irei procurar para comprar. Gostaria muito que eles procriassem, porém, eles transam demais, a fêmea põe e nunca vai além disso, porque será? Obrigada.
Imagem: vevet.com.br
Imagem: revistacasaejardim.globo.com
Imagem: zoobiologia.blogspot.com
1 de 3
Como cuidar de um Jabuti