Os porquinhos-da-índia

Como cuidar de uma porquinha-da-índia grávida

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como cuidar de uma porquinha-da-índia grávida
Imagem: animalmascota.com

O porquinho-da-índia é um dos melhores bichinhos de estimação que podemos escolher, pois se tratam de animais ideais para toda a família, especialmente para as crianças. Se você decidiu que é o momento da sua porquinha-da-índia ser mãe, é quase certeza que quer conhecer com detalhe os cuidados que seu animal precisa para uma gestação saudável. Por isso, em umComo.com.br explicamos a você como cuidar de uma porquinha-da-índia grávida para garantir filhotes saudáveis.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um porquinho da índia

Passos a seguir:

1

O primeiro é se certificar que realmente sua porquinha-da-índia esteja grávida e estar consciente do tempo de gestação que tem. Desta forma poderá dar a ela o melhor cuidado e se preparar também para o parto de seu bichinho de estimação.

2

Uma vez que tenha certeza de que sua porquinha-da-índia está grávida, então deve preparar o ambiente para que o animal esteja cômodo, além de lhe oferecer uma excelente alimentação para que tanto ela como os filhotes estejam saudáveis.

Comece se certificando que o lugar onde sua porquinha-da-índia descansa é fresco o suficiente para evitar que o calor a afete, especialmente se a gravidez ocorrer nos meses mais quentes do ano.

3

Um dos principais sintomas de gravidez nos porquinhos-da-índia é que a ingestão de água aumenta de forma considerável, e nosso animal requer mais líquido. Por isso é importante que durante a gestação sua porquinha-da-índia disponha de uma maior quantidade de água fresca para que possa se hidratar de forma adequada.

4

Durante a gravidez a porquinha-da-índia comerá bem mais e ao final da gestação é possível que tenha duplicado de tamanho. Por isso é importante proporcionar mais frutas frescas bem como também mais verduras, especialmente as ricas em vitamina C.

A alfafa deve fazer parte de sua dieta diária, inclusive após o parto e durante a amamentação, já que é um alimento altamente nutritivo e favorecedor para as porquinhas-da-índia.

5

A ração fortificada com vitamina C é também uma grande alternativa para contribuir com os nutrientes necessários a sua porquinha-da-índia grávida. No entanto, recomenda-se combiná-lo sempre com frutas e verduras.

6

Para cuidar de sua porquinha-da-índia grávida, não se esqueça de deixar que realize atividade física, mas sempre cuidando para que seu estômago não sofra durante o exercício.

Nesta etapa não se recomenda:

  • Deixar a porquinha-da-índia em lugares muito quentes, pois poderia afetar seriamente sua saúde.
  • Pegar muito a porquinha-da-índia grávida, pois está muito sensível e isto pode incomodá-la.
  • Submeter o animal a algum tipo de estresse, já que isto poderia produzir um aborto espontâneo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma porquinha-da-índia grávida, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: animalmascota.com
Como cuidar de uma porquinha-da-índia grávida