Porquinho-da-índia: O que deve saber antes de comprar
O porquinho-da-índia é um dos animais de estimação mais populares, e sem dúvidas você já o viu em algum lugar, e deve saber que mesmo tendo porco no diminutivo como primeiro nome, nada ele tem a ver com um porquinho; talvez apenas se o assunto for a sujeira que ele faz, aliás, ele nem é da Índia, e sim, nativo da América do Sul. Na realidade, o nome desse animalzinho é Cavia Porcellus, e hoje em dia ele mal pode ser encontrado na natureza, sobrevivendo apenas em criadouros, ambientes controlados, pet-shops ou como animais domésticos.
Os porquinhos-da-índia são animais dóceis, e tem comportamento semelhante ao dos Hamsters e coelhos, afinal, são animais "parentes". Se quiser descobrir o que você deve saber antes de comprar um porquinho-da-índia, continue lendo este artigo que umComo fez especialmente para você!
Como cuidar da alimentação de um porquinho-da-índia
Se você não está acostumado a lidar com a alimentação de roedores deste gênero, procure comprar rações já prontas, ou seja, que oferecem toda a gama de nutrientes que eles necessitam. Seria como dar centrum para o seu filho desnutrido. O feno pronto pode ser encontrado em pet-shops, basta perguntar por ele para algum atendente. O feno pode ser servido à vontade para o seu porquinho, com cerca de 2 ou 3 colheres diariamente. Além da ração, sirva vegetais frescos, no entanto, nem todos os vegetais podem ser servidos. Para alimentar o seu porquinho com vegetais frescos, opte por:
- Alfafa
- Couve
- Pepino
- Beterraba
- Cenoura
- Espinafre
Ou, sirva frutas como:
- Tomate
- Laranja
- Uvas
- Melão
- Melancia com casca
- Maçã
Não deixe faltar água, além disso, procure comprar um bebedouro para o seu animalzinho. Eles costumam se adaptar a eles facilmente, e a vantagem é que a água se mantêm fresca e não precisa ser trocada com muita frequência. Além disso, evita que eles sorvam-na sobre a gaiola ou área em que eles sem encontram, falando nisso, vamos ao próximo tópico;
Onde e como criar um porquinho-da-índia
Existem diversas opções de gaiolas ou cercados que são vendidos prontos para abrigar a espécie, mas lembre-se, a lei é que estes locais nunca devem ter menos do que 80x80x80 cm, no entanto, eu não colocaria um porquinho num local com menos de 100x100x100 cm, lembrando que o conforto é uma prioridade; por este mesmo motivo, a forragem do local deve ser trocada a cada 3 dias para evitar o mau cheiro. Você pode forrar o local com serragem ou pedaços de jornal, que absorvem as fezes e urina.
Além destas especificações, certifique-se de deixar um local para que eles possam se esconder, como uma casinha de papelão, por exemplo, além do local onde eles possam correr e exercitar-se. A temperatura do local onde ele está deve ser por volta de 25ºC, evitando o calor ou frio excessivo.
Lembrete: Os porquinhos-da-índia são roedores; lembre-se de deixar coisas que eles possam roer pelo cercado, o que é importante para a sua saúde, principalmente a dos dentes.
Outras informações sobre os porquinhos-da-índia
- Preço de compra: O preço do porquinho-da-índia varia entre 25,00 e 50,00 reais, mas algumas espécies (raras) podem chegar a custar até 200,000.
- O tamanho e peso também variam consoante à espécie, considerando que
- Raças de porquinhos-da-índia: No mercado, é comum encontrarmos os porquinhos de pelo curto inglês, mas também podemos encontrar os de pelo longo (Shelties, Peruanos, Coronets); pelo médio (Aabossínio, Teddy, Angorá), lembrando que as raças com pelagem mais longa necessitam de mais cuidados dos criadores.
- As cores variam assim como a pelagem, dependendo da raça do animal, sendo que a cor pode tanto ser sólida como misturada, variando, principalmente, entre as cores branca, chocolate, preta, creme/bege.
A saúde do porquinho-da-índia é indicada na própria aparência, na pelagem do animal, que deve estar sempre grossa e com aspectos brilhosos, indicando que o animal está saudável. Animais saudáveis podem viver até 8 anos, embora a média seja entre 4 e 6 anos.
Outros cuidados
Os porquinhos-da-índia são animais fisicamente frágeis, logo, tome cuidado ao manejá-lo e da mesma forma evite que crianças menores de 10 anos brinquem com eles, elas podem machucá-lo sem a intenção - além disso, elas podem ser mordidas. De início, por falar em mordidas, é natural que eles levem um tempo para se acostumar connosco, por isso, assim que recebê-lo em casa, trate-o com "respeito" e evite ficar pegando-o na mão muitas vezes, deixe-o se acostumar consigo antes de querer intimidade.
Lembre-se de dar banho no seu porquinho-da-índia uma vez a cada quatro meses, com água e sabão, tomando cuidado para não molhar o seu rosto. Além disso, as unhas do animalzinho devem ser cortadas com cautela para evitar machucados. Veja também:
- Como alimentar um porquinho-da-índia
- Como cuidar de uma porquinha-da-índia grávida
- Como são os porquinhos da índia skinny
- Como escolher um porquinho-da-índia
Se pretende ler mais artigos parecidos a Porquinho-da-índia: O que deve saber antes de comprar, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.
Conselhos
- Procure deixar a gaiola ou cercado do seu porquinho-da-índia afastado ou sem contato com animais como cães e gatos, que podem se sentir tentados a atacá-lo, ou no mínimo causarão um grande estresse ao animalzinho.
- Os porquinhos-da-índia não necessitam de licença do IBAMA para a criação dos mesmos, isto porque ele se trata de uma espécie natural da fauna brasileira, mesmo que seja, atualmente, criado em criadouros e não mais existente na natureza.
- Os porquinhos podem ser animais rústicos (resistentes) mas também adoecem, nestes casos, procure sempre consultar o seu veterinário caso ele apresente qualquer anomalia, como vômito, manchas na pelagem, caganeira ou algum comportamento que indique qualquer anomalia em sua saúde.