Partilhar

Como cuidar de um porquinho da índia

Como cuidar de um porquinho da índia

Apesar de muitas pessoas pensarem o contrário, o porquinho da índia é um animal que exige muitos cuidados. Ele não tem o mesmo organismo dos outros roedores, embora seja um animal doméstico bem comum. Mesmo brincalhão e dócil, se intimida e assusta com muita facilidade, necessitando de atenção especial. O umCOMO separou dicas sobre Como cuidar de um porquinho da índia para alertar donos e interessados no bichinho sobre suas peculiaridades.

Também lhe pode interessar: Como escolher um porquinho-da-índia
Passos a seguir:
1

O roedor é um animal herbívoro que só se alimenta de vegetais. Cuidar da alimentação do porquinho da índia previne infecções e doenças e garante sua saúde. As rações devem ser escolhidas com cuidado; procure por aquelas indicadas especificamente ao porquinho da índia, e não para todo e qualquer tipo de roedor. Frutas e legumes, de preferência orgânicos, devem ser ingeridos diariamente. Evite também oferecer produtos processados, alface, batata, cogumelos, tomate e milho.

Dica: Confira o artigo Como alimentar um porquinho-da-índia para saber mais informação sobre a sua alimentação!

Como cuidar de um porquinho da índia - Passo 1
2

A gaiola do porquinho-da-índia sempre deve ser ampla e arejada. Tenha cuidado com o forro; prefira um forro de feno, ou material próprio para roedores e evite forro de palha: se for ressecada demais, pode machucar o bichinho. O forro deve absorver a urina e ser trocado pelo menos duas vezes por semana, pois corre o risco de atrair larvas e insetos. No geral, a gaiola deve ser limpa com frequência, justamente para evitar que o animal se contamine.

Como cuidar de um porquinho da índia - Passo 2
3

Escolha brinquedos e outros materiais que possam ser comestíveis. Por ser um roedor, o porquinho da índia provavelmente tentará morder o que estiver a seu alcance, portanto evite colocar à sua disposição algum material tóxico. A gaiola também não deve ficar em locais expostos ao sol. Embora seja tentador, não compre uma roda de exercícios para ele: o porquinho da índia não é um hamster e pode se machucar facilmente na roda.

4

É difícil para o brasileiro pensar que banho pode ser uma coisa negativa. Mas, no caso do porquinho da índia, quanto menos banho, melhor. Ele deve ser limpo apenas algumas vezes por ano, sempre com xampu adequado. Evite o contato com água na região das orelhas para que o animal não pegue alguma infecção. E tome muito cuidado com o choque térmico: dê banho em um local apropriado, com água morna, e deixe-o bem sequinho.

Como cuidar de um porquinho da índia - Passo 4
5

As unhas do porquinho da índia devem ser cortadas toda semana. No entanto, preste atenção ao comprimento exato delas para não cortar uma veia do animal. Outros cuidados são necessários com o bichinho. Se os olhos estiverem com alguma secreção, leve-o até um veterinário, pois pode ser sinal de alguma infecção. Limpe também regularmente o ânus e a genitália do bichinho com um pedaço de algodão.

Como cuidar de um porquinho da índia - Passo 5
Fonte: guinealynx.info
6

O porquinho da índia é um animal extremamente sociável e precisa de carinho para permanecer feliz. Dedique um tempo do seu dia a ele e dê muita atenção. É importante manusear o animal e acarinha-lo para criar um laço afetivo. Um porquinho da índia bem cuidado será mais alegre e saudável!

Como cuidar de um porquinho da índia - Passo 6
7

Quando for cuidar de um porquinho da índia, lembre-se que ele merece um tempo fora da gaiola para se exercitar apropriadamente. No entanto, ele deve ser colocado em um local bem cercado e do qual não possa escapar. Por correr muito rápido, pode se esconder facilmente de seus donos e causar problemas pela casa. Cuide para que ele ocupe um canto exclusivo e longe de eventuais acidentes – como pisadas, por exemplo.

Como cuidar de um porquinho da índia - Passo 7
8

Se está buscando mais informação sobre os cuidados do porquinho-da-índia, confira também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um porquinho da índia, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se o seu porquinho da índia manifestar sintomas estranhos, busque a ajuda de um veterinário.

Escrever comentário sobre Como cuidar de um porquinho da índia

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Gabriella Tavares
Li a matéria e devo dizer que está 90! certa, mas tem uma informação muito equivocada, porquinhos da india NÃO PODEM SER CRIADOS EM GAIOLAS, Muitas pessoas acreditam que o ideal é cria-lo em uma gaiola, se você também pensa assim meu amigo tenho uma noticia para você, isso está errado! Vou explicar porque 1- Os porquinhos da índia precisa de um certo espaço, se você tem ou vai ter um porquinho da índia o espaço indicado é de 80x 90 cm, se você tem 2 porquinhos da índia o indicado é 80 x 120 cm, 3 porquinhos da india 80x160 cm e assim por diante, mas se você pode dar um espaço maior faça, pois quanto maior melhor para o seu pig, infelizmente, no mercado é muito dificil encontrar gaiolas nesse tamanho e ainda que você encontre serão absurdamente cara, 2- As gaiolas tem uns ferrinhos na parte inferior que podem machucar muito as patinhas do seu porquinho, podendo até quebrar as unhas dele
E como eu acredito que você quer ter um pet feliz, é melhor não cria-lo em gaiolas, compra uma gaiola se você precisar transporta-lo para algum lugar e apenas isso! Então qual é o local idel para cria-lo?? Um cercadinho! Por favor corrijam isso para que as pessoas não criem seus pet da forma errada!
Editor umComo.com.br
Oi Gabriella! Efetivamente as opções de cercadinho são mais baratas e melhores na questão de espaço. Tal como afirmamos no artigo, quanto maior, melhor! Para além disso, aconselhamos a ter um espaço de mais de 100x100, mesmo sabendo que algumas entidades como a Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals afirma um mínimo de 100x60 para esta espécie. Relativamente ao uso da gaiola, tem muitas vantagens também, principalmente em casas onde os porquinhos da Índia não são a única espécie habitante. Infelizmente, na prática clínica aparecem diariamente porquinhos da Índia vítimas de acidentes com gatos e até cães. Esta situação é facilmente é evitada com utilização da gaiola que possui grades também por cima que protegem os porquinhos. Outra desvantagem do cercadinho é o facto da maioria das pessoas que utiliza, o coloca diretamente no chão da casa e não coloca um substrato adequado e os animais caminham diretamente numa superfície rígida, o que causa um dos principais problemas dos porquinhos da Índia, a pododermatite, porque as patinhas deles não estão preparadas para caminhar em superfícies rígidas. De qualquer modo, estamos totalmente de acordo que o cercadinho é a melhor opção para os porquinhos se for utilizado nas condições ideais mas a maioria das pessoas não possui essas condições e por isso apresentamos sempre as várias opções. Obrigada por seguir a nossa página!

Como cuidar de um porquinho da índia
Fonte: guinealynx.info
1 de 7
Como cuidar de um porquinho da índia

Voltar ao topo da página