Colocar plantas nos aquários

Como cultivar plantas de aquário

Como cultivar plantas de aquário
Imagem: foro.acuarios.es

Um aquário é um elemento muito decorativo para o lar. Além de uma imensa variedade de peixes, também existem variadas plantas aquáticas que, além de embelezar, também ajudam na sobrevivência dos peixes, já que lhes fornece oxigênio, bem como ajudam na manutenção da química da água. Se você tem um aquário de água doce, ou está pensando em ter, não hesite em semear este tipo de plantas. Em umComo.com.br ensinamos como cultivar plantas de aquário. Verá que são muito fáceis de cuidar e que farão de seu aquário um belo espaço aquático.

Também lhe pode interessar: Como decorar um aquário

Passos a seguir:

1

O que plantar em um aquário? Existe uma grande variedade de plantas aquáticas ideais para este tipo de elementos. Informe-se bem sobre todas elas e selecione a que mais se adapta ao seu aquário: por condições, por tamanho... Tenha em conta que as plantas também são seres vivos que precisarão de seu espaço para crescer. Encontrará todas as plantas para aquários em qualquer loja de animais.

2

Antes de submergir suas plantas, deixa que estejam durante uns dias fora do aquário. Deste modo, poderá comprovar se cresce algum caracol nelas. Pense que estes pequenos animais se reproduzem muito rápido e se não conta com algum peixe que os coma, poderiam danificar suas plantas.

Como cultivar plantas de aquário - Passo 2
Imagem: infojardin.com
3

Tente que as plantas não sequem. Lembre-se que são aquáticas, portanto precisam viver submergidas. Por outro lado, segundo o tipo de planta que escolher, tente prender em qualquer lugar do aquário (pedras, rochas...), assim conseguirá estabilizar e que fique bem mais estética. Lembre-se: só deve enterrar as raízes, nunca os rizomas (partes verdes e grossas), caso contrário conseguirá que apodreçam.

Como cultivar plantas de aquário - Passo 3
Imagem: acuario-drpez.blogspot.com
4

Luz. Ainda que sejam plantas aquáticas, precisam de uma grande quantidade de luz para poder realizar a fotossíntese. Por isso, deve acondicionar o tanque para que estas recebam os raios que requeiram. No caso que as suas precisem de pouca luz, situe o aquário perto de uma janela. Se requererem muita luz, coloque luzes fluorescentes adequadas para este tipo de elementos dentro do tanque.

Como cultivar plantas de aquário - Passo 4
Imagem: foro.acuarios.es
5

Ainda que as plantas de aquário não precisem que a água se renove com muita frequência, é ideal fazer a mudança cada vez que realize a dos peixes, deste modo se assegurará de que estejam vivas e saudáveis durante mais tempo.

6

Algas fora. Não é recomendável que mantenha as algas que nascem em seu aquário. Estas lutam por receber mais luz, o que pode prejudicar gravemente suas plantas aquáticas. Para acabar com elas, esfregue uma vez por semana as paredes do aquário, bem como as plantinhas. Faça com cuidado para não danificá-las. Um conselho: o camarão ou o peixe-gato são peixes que acabarão de maneira natural com as algas do aquário.

Como cultivar plantas de aquário - Passo 6
Imagem: portalpez.com
7

Peixes no aquário. Uma vez que tenha todas as plantas aquáticas semeadas, introduza os peixes. Estes ajudarão a que as plantas se nutram e elas farão com que as condições do ecossistema sejam mais benéficas para os peixes. É recomendável que espere uma semana antes de adicionar os animais ao aquário.

Dica: Acesse também esse artigo sobre plantas aquáticas - tudo o que precisa saber!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar plantas de aquário, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos

  • É recomendável que se faça com plantas aquáticas de crescimento lento. Assim se assegurará de que seu aquário não esteja impregnado de plantas. Se já tem muitas, pode-as.
  • Compre as plantas que se adaptem aos peixes. Há algumas espécies que as danificam e as comem. Tenha isso em conta antes de obter alguma planta. Consulte toda a informação na loja de animais.
  • Se tiver muitas plantas no aquário, seque-as e desfaça-se delas. Este excesso pode reduzir a qualidade da água.
  • Revise as plantas antes de introduzi-las no aquário. Verifique que não contenham caracóis ou hidras, desta maneira se conservarão melhor.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Funes Mori
HOLLA boa tarde, gostaria de saber uma coisa.. Ofereceram-me umas sementes para o aquário.. Queria saber se devo plantar já no aquário ou primeiro individualmente fora do aquário ate que nasçam as primeiras folhas e só ai colocar elas dentro do aquário.
Fabiano Gomides
Tenho um aquário de 100x30x50cm, com: húmus de minhoca; 100 w iluminação t5 injeção de CO2 Todos os parâmetros como: Ph, Nitrato, Nitrito, Amônia estão nos conformes, porém plantas como as carpetes não estão desenvolvendo e alguns estão apodrecendo. Como devo proceder diante dessa situação?
EDILSON DA SILVA DANTAS
GOSTARIA DE RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DETALHADAS SOBRE PLANTAS DE AQUÁRIO.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Edilson, de momento não dispomos de mais informações, mas poderá ficar atento à nossa categoria de "Animais" ou subscrever à newsletter e ficar a par de todas as novidades. Muito obrigada e continue nos acompanhando :)
fernando
mesmo para um iniciante como eu,esperava comentarios mais aprofundados no assunto. obrigado!
Imagem: foro.acuarios.es
Imagem: infojardin.com
Imagem: acuario-drpez.blogspot.com
Imagem: foro.acuarios.es
Imagem: portalpez.com
1 de 5
Como cultivar plantas de aquário