PARTILHAR

Como é o gato Chartreux

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como é o gato Chartreux

O gato Chartreux, também é conhecido como o gato Cartuxo. É uma raça originária da França, mas procedente da Turquia e Irã e uma das raças mais antigas do gato do pelo azul. Uma de suas características principais é que parece que está sorrindo. Além disso, tem uma bela pelagem que é uma vantagem para os gatos Cartuxos que vivem em climas mais duros. No umcomo.com.br explicamos-lhe como é o gato Chartreux.

Também lhe pode interessar: Como é o gato Azul Russo
Passos a seguir:
1

O gato Chartreux (Cartuxo) é uma das três raças felinas de pelo azul. Junto com o Azul Russo e o gato Korat.

2

Tem um tamanho médio, podendo chegar a pesar até 7 quilos. O macho é maior e com um amplo peitoral; o corpo do Cartuxo adulto é musculoso e robusto. A fêmea é menor, com peitoral mais estreito e menos redonda que o macho, ainda que igualmente robusta.

3

O gato Chartreux tem a cabeça com forma de trapézio invertido, com extremidades arredondadas especialmente nos machos. As orelhas são altas e normalmente estão erguidas, dando uma sensação de sempre alerta. O nariz tem uma cor cinza. Seus olhos são arredondados e grandes, com uma cor amarelo âmbar. Pode ir de um tom dourado a um tom mais alaranjado.

4

Esta raça de gato tem uma pelagem curta e densa. A cor de seu cabelo é cinza azulado e tem um tato aveludado, brilhante.

5

Seu rabo é grosso na base e acaba com a ponta arredondada.

6

Quanto ao seu caráter, é um gato tranquilo e manso. É chamado o "gato-cão" por seguir o dono o tempo todo a procura de seu carinho. É afetuoso, mas quando quer marcar o limite deixa claro que acabaram os mimos por um tempo. Tem uma personalidade forte e marcante, mas não é agressivo.

7

É um gato com grande apetite, sobretudo se for castrado, portanto é apropriado que o dono deste gato controle sua dieta para evitar que tenha problemas de obesidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o gato Chartreux, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Joana D'Arc de Camargo Ferré
Desde que nasci sempre tive gatos, minha mãe era gateira então herdei esse amor pelos felinos, atualmente tenho nove em casa mas nenhum é tão carinhoso e fiel como meu Chartreux, um gato impar, tem comportamento de um cão dedicado.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Joana! Muito obrigada por partilhar sua história conosco :) Boa sorte com seus gatinhos ;)
Como é o gato Chartreux
Como é o gato Chartreux

Voltar ao topo da página ↑