Partilhar

Como é o cio nos gatos

Como é o cio nos gatos
Imagem: cosasdegastos.es

Se convive com um gato que decidiu não esterilizar, de certeza que lhe podem surpreender os comportamentos sexuais que têm na época do cio. É importante saber e compreender estes comportamentos a partir do momento em que o seu gato alcançar a sua maturidade sexual para poder conviver com o seu gato nestes dias tão delicados. Além disso, se decidir esterilizar o seu gato, terá que passar também pelo primeiro cio, por isso, em umComo.com.br contamos-lhe como é o cio nos gatos.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu gato está no cio

Quando

A idade dos gatos para reproduzir oscila entre os dois anos até aos oito no caso das gatas, e desde os dois até aos sete no caso dos gatos. A época do ano que mais preferem os gatos para se reproduzir é na primavera, mas podem fazê-lo em qualquer época do ano. Os períodos do cio variam de uma raça para outra. Por exemplo, um gato siamês pode chegar a ter até quatro períodos de cio durante o ano, enquanto que outras raças não passam dos dois cios. É importante que uma gata não acasale antes de alcançar os dez meses de idade porque ainda não teria maturidade suficiente.

Gatas domésticas e gatas de fazenda

As gatas domésticas que vivem num apartamento ou numa casa podem reproduzir-se em qualquer época do ano, no entanto as gatas que vivem em fazendas ou em situação de semi-liberdade, seguem um padrão mais habitual de reprodução (como acontece com os gatos selvagens). Por isso, as gatas de fazenda têm uma ninhada no princípio da primavera e outra a meados do verão.

Como é o cio nos gatos - Gatas domésticas e gatas de fazenda
Imagem: hogarutil.com

O período do cio

No período o cio distinguem-se três fases:

  • O pré-cio. Durante esta fase a gata tem mudanças nos seus órgãos reprodutores, os quais se mostram preparados para o acasalamento, fertilização e gravidez. Mostra-se inquieta, carinhosa quando a acariciamos e apresenta uma ligeira mudança na sua vulva.
  • O cio. Começa aproximadamente cinco dias depois do começo do pré-cio. Neste período a gata mostra-se receptiva, pronta e desejosa para realizar o acasalamento. Nesta etapa se não acasalar chora, geme, contorce-se e esfrega-se no chão. Tenta sair de casa à procura do macho. No momento mais intenso do cio, a gata emite gritos intensos e as suas contorções ficam mais violentas. Se lhe acariciar as costas a gata adotará a posição para acasalar.
  • Quando não ocorre o acasalamento. Nesta fase a gata relaxa e o seu sistema reprodutor também fica em repouso.

O gato

No caso do macho, este pode acasalar em qualquer momento do ano sempre e quando tenha atingido a sua maturidade sexual. O gato não segue uns ciclos do cio como acontece com as fêmeas.

Como é o cio nos gatos - O gato
Imagem: hogarutil.com

Atração

O gato sente-se atraído pela gata pelo seu odor peculiar, pelas chamadas que emite. O odor e as chamadas da gata no cio podem ser reconhecidos por um macho a vários quilômetros de distância. O gato irá à procura da gata e no seu encontro a gata adotará posições que alimentarão a excitação do macho e quererá acasalar o mais rápido possível.

Quando o acasalamento é preparado pelo homem, preparam-se ambos os animais para o momento. Separando-os em divisões divididas por grades durante vários dias até ao momento do acasalamento. Desta forma habituam-se um ao outro.

O acasalamento

No momento do acasalamento o gato macho sabe que a fêmea está pronta quando esta adota uma posição caraterística, torcida até atrás com as patas de trás dobradas e a cauda virada para um lado. Para se produzir o acasalamento, o gato cobre a gata produzindo-se a cópula e acaba quando a gata rosna ao gato, que será quando se separam.

Lembre-se

Lembre-se que se tem qualquer dúvida sobre o cio do seu gato ou da sua gata, ou de se deveria castrá-lo ou não e porquê, não hesite em consultar o veterinário para o aconselhar das opções mais adequadas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o cio nos gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como é o cio nos gatos

49 comentários
Pamela
Adotei um gato e não sei ao certo sua idade, mas pelo tamanha e tempo que estamos juntos acredito que seja menos de um ano. Acontece que recentemente ele aprendeu a fugir. Fica miando muito alto pela casa e depois vai atrás das nomoradinhas. Me disseram que é por causa do cheio de alguma gata no cio pela redondeza. Procede? Isso tem durado mais de uma semana e hoje vi o bibiu dele pra fora. Esse cio não passa nunca? Quando será que ele vai ser aquietar? Pretendo castrá-lo, mas como ele tava muito namoradeiro pegou cistite e vou precisar esperar um pouco antes de acabar com a festa dele.
Editor umComo.com.br
Oi Pamela! A única forma é mesmo castrando ele. Por agora não deve deixar ele sair de casa para evitar que ele engravide as gatinhas das redondezas.
Ana Claudia De Macedo Brum
Tenho um casal de gatos,eles são irmãos,e hoje eles estão apresentando comportamento diferente,como se estivessem no cio.Como proceder,quero castrá-los,não quero que deem ninhada.O que faço?
Editor umComo.com.br
Oi Ana Claudia! Confira tudo o que você precisa saber sobre o procedimento nesse artigo: https://animais.umcomo.com.br/artigo/qual-e-a-idade-para-esterilizar-o-meu-gato-4692.html
newdelia
Pq ninguém diz de quando em quando acontece o cio? Cansei de procurar e nada.
Editor umComo.com.br
Oi Newdelia! A informação que você está buscando pode ser encontrada nesse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/o-cio-dos-gatos-sintomas-e-cuidados-20124.html
A sua avaliação:
Elaine
Adotei uma gata de rua, ela estava grávida, faz dois meses que nasceram, como nunca criei gatos, não tenho certeza mais acho que ela está grávida novamente, o pior é que continua chorando a noite toda, característica pelo que leio de quando a gata está no cio. É normal a gata grávida continuar com esse comportamento ou ela está no cio?
Manuel Guapo
Elaine, seria interessante leva-la ao veterinário. Se está com esse comportamento provavelmente está no cio.
A sua avaliação:
OLIMPIA RACHEL CESAR BRANCO
MINHA GATA CRIOU SEUS FILHOTES ESTÃO DE 39 A 40 DIAS JA POSSO DAR VACINA A ELA PARA NÃO CRIAR MAIS!!!
Manuel
Sim, pode. Mas seria ideal você optar pela castração (retirada do útero e ovários). Gatas quando repetidas vezes tomam injeção anticoncepcional tendem a desenvolver câncer de mama.
A sua avaliação:
Shirley dos Santos Rodrigues Motta
minha gata esta no ptimeiro cio. Quantos dias dura o cio?não posso soltá-la senão ela pode ser atacada por cães. daqui quantos dias pode-se esterelizar.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Shirley! O cio de uma gata pode durar até 10 dias, mas isso pode variar de animal para animal. Muito obrigada pelo seu comentário e boa sorte com sua gatinha!
A sua avaliação:
Maria
Meu gato, não é castrado ainda. Mudei de casa para apto. Ele mudou o comportamento, e agora age como os cães.
Quer acasalar nas pernas, no braço, e mia e morde, como se estivesse com a gata. Isso é normal? vou castra lo, mas oq fazer até la. Ja estou apavorada
Eliza
Dura quantos dias? Pode-se castrar neste período? Ou quanto tempo depois?
Wilma
Olá por favor gostaria de saber porque meu gato fica atrás dos gatinhos do vizinho eles são filhotes ainda, mais meu gato não dá sossego pra eles nem tá comendo
Alfredo Monteiro
O meu gato dorme comigo e está semana que messou a miar toda a noite mas eu só descobrir que a vizinha tenha uma gatinha

Como é o cio nos gatos
Imagem: cosasdegastos.es
Imagem: hogarutil.com
Imagem: hogarutil.com
1 de 3
Como é o cio nos gatos

Voltar ao topo da página