Os gatos selvagens

Como é o gato palheiro

Como é o gato palheiro
Imagem: animalworld.tumblr.com

O gato palheiro é extremamente belo e bem parecido com os felinos que temos em casa, mas não se engane, ele é um animal selvagem, tal como o gato mourisco ou o gato maracajá. Se você quer saber mais sobre esse animal tão interessante, nós em UmComo.com.br preparamos esse artigo para você! Descubra agora Como é o Gato Palheiro!

Também lhe pode interessar: Como é o gato Chartreux

Índice

  1. Classificação Taxonômica
  2. Características Físicas
  3. Hábitos
  4. Características Marcantes
  5. Gato Palheiro no Brasil
  6. Adaptação ao Ambiente

Classificação Taxonômica

Esse gatinho lindo pertence ao reino Animalia, filo dos Chordatas, ordem carnívora, família Felidae, gênero Leopardus, seu nome científico é Leopardus colocolo popularmente conhecido como gato palheiro é um felino, parente próximo do tigre e da jaguatirica.

Características Físicas

O gato palheiro pesa aproximadamente 3,8 kg e pode chegar a medir até 90 cm, por ser um animal selvagem é bem arisco.

Suas cores são bem diferentes de outros animais da mesma espécie. Possui uma coloração de tons de pelos que varia de marrom á amarelo claro, e possui listras com tons mais escuros na região da pata. Também pode ser encontrado com o pelo na coloração acinzentada.

As orelhas desse felino são bem mais pontiagudas que dos outros da mesma espécie, possui os pelos bem longos por isso quando alguma coisa o assusta ou o deixa irritado ele eriça os pelos ficando muito arrepiados, o que faz com que nessa situação ele pareça aumentar de tamanho diante dos animais predadores.

Como é o gato palheiro - Características Físicas
Imagem: faficp.br

Hábitos

Trata-se de um animal que caça à noite, possui habilidades fantásticas para pegar sua presa por ser extremamente rápido, se alimenta de mamíferos menores como roedores, coelhos, e etc.

Também gosta de comer alguns tipos de vegetação, peixes, aves e alguns tipos de insetos. Jamais comem animais que já estejam mortos há alguns dias, eles gostam de caçar e se encontram algum animal morto simplesmente passam reto.

Características Marcantes

Uma das características mais marcantes do gato palheiro são os olhos que possuem um tom marrom-amarelado. Esse animalzinho pode apresentar variações de pelagem embora seja de uma beleza sem par é uma espécie ameaçada de extinção! Uma das principais causas do seu desaparecimento na natureza é o desmatamento.

Como é o gato palheiro - Características Marcantes
Imagem: en.wiktionary.org

Gato Palheiro no Brasil

É uma espécie muito rara no Brasil, só temos dois criados em cativeiros: um fica no zoológico de São Paulo e o outro no zoológico de Uberlândia. Esses em cativeiro são uma esperança, pois como têm um macho e uma fêmea podem procriar e criar novos descendentes. Se tudo der certo e o cruzamento dos dois for feito, dentro de 80 dias (que é o período de gestação) poderá nascer entre 1 a 3 filhotinhos de gato palheiro.

Adaptação ao Ambiente

É um animal que apresenta fácil adaptação ao ambiente e se não estivesse em extinção poderia ser encontrado no Brasil em diversas paisagens, desde regiões montanhosas, até as regiões mais planas.

O Gato Palheiro é uma espécie maravilhosa que faz parte da fauna brasileira! Embora raramente seja visto na natureza devido ao desmatamento e consequentemente sua extinção, se algum dia você topar com um, ligue para o IBAMA: o número de contato pode ser encontrado facilmente no site da Instituição.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o gato palheiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Ricardo de Aguiar Ribeiro
Moro em Porto Alegre/RS perto das divisas de Alvorada e Viamão e acho que tem um gato palheiro morando no container
roger conrado
temos um exemplar no zoológico de brasília!
Potira
Temos mais exemplares no zoológico de São Paulo mas não ficam em exposição, em maioria tiveram membros amputados por acidentes ou maldade humana, temos imatura de preservação dos felinos onde eles ficam tranquilos e sossegados sem a agitação do público para se reproduzir, os filhotes são levados para a fazenda do zoo, treinados e soltos na natureza
Imagem: animalworld.tumblr.com
Imagem: faficp.br
Imagem: en.wiktionary.org
1 de 3
Como é o gato palheiro