Partilhar

Como evitar que o meu gato urine em casa

Os gatos são animais de estimação maravilhosos, limpos e independentes mas em algumas ocasiões podem assumir comportamentos estranhos para os seus donos, como urinar fora da caixa, nos móveis e em vários pontos da casa. Este comportamento, que acontece sobretudo com os machos, faz parte da sua necessidade de marcar território, mas para os donos torna-se em uma grande dor de cabeça. Por isso, em umComo.com.br damos-lhe algumas dicas para que descubra como evitar que o seu gato urine em casa.

Também lhe pode interessar: Como evitar que meu o gato fuja
Passos a seguir:
1

Embora estes felinos tenham séculos de domesticação conservam grande parte do seu instinto, o que os leva a fazer saber aos outros gatos que este é o seu território urinando para o marcar. O cheiro da urina, carregado de feromônios, indica a possíveis concorrentes que esse é o seu território.

2

A melhor opção para evitar que o seu gato marque o território, bem como esse desejo constante de sair de casa e esse comportamento agressivo que alguns gatos têm durante o cio é a esterilização. Com isso, conseguimos controlar a reprodução desta espécie e diminuímos a presença de gatos abandonados.

3

No entanto, para estar completamente seguro de que a esterilização funcionará, esta deve ser feita antes do seu primeiro cio, deste modo prevenimos completamente o aparecimento deste comportamento. No caso dos gatos que já passaram este período e são adultos às vezes funciona, mas por vezes pode não funcionar.

4

Uma das melhores opções para impedir que o seu gato urine em casa é usar os produtos que se vendem em lojas de animais para controlar a situação. Aplique-os nos locais em que o seu animal de estimação tem por hábito marcar.

Como evitar que o meu gato urine em casa - Passo 4
Imagem: smartpet.com.br
5

Alguns especialistas recomendam uma opção muito mais econômica, a pimenta. Para isso, basta polvilhar pimenta nas zonas de casa em que o seu gato costuma marcar território. O gato ao sentir o cheiro a pimenta vai afastar-se desse local de imediato.

6

Pode acontecer também o seu gato urinar fora da caixa de areia, por esta não se encontrar devidamente limpa. Lembre-se que os felinos são muito asseados e se este local não estiver em perfeito estado eles irão fazer as suas necessidades em outro lugar.

Imagem: worldsbestcatlitter.com
7

Além disso, certifique-se que a caixa de areia não está muito próxima da sua tigela de comida. Caso isso aconteça é normal que o gato decida urinar e inclusivamente defecar fora deste local. Deve manter a caixa de areia e a tigela da comida do seu gato afastadas.

8

Deve ser bastante paciente, pois castigar o animal não resolverá o problema. O gato faz isto mais como uma resposta instintiva, e não como um comportamento de rebeldia. Se ao colocar em prática todas estas recomendações nada funcionar, então vá a um veterinário para o orientar de forma mais profissional.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que o meu gato urine em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como evitar que o meu gato urine em casa

58 comentários
A sua avaliação:
Nilza
Bom dia olha meu gato senpre fãs xixi dentro de casa na porta de entre.. O que devo fazer ? Eu tenho um grande jardim. E. Uma porta da menha casa coloquei uma pequena portinha para ela sair e vir. Obrigada espero a resposta
Ana Fátima
Como faço para pulverizar a Pimenta?
Adelaide Andretto Luminati
Meu gato arranca seus pelos com uma freqüência muito grande. Já tentei vários veterinários e até hospital escola da Unesp sem resultado. A única coisa que me informaram é que ele deve ser alérgicoa picada de pulgas, mas isso só passou a ocorrer faz pouco tempo.
Editor umComo.com.br
Oi Adelaida! Foi excluída a possibilidade de ser um problema de origem psicológica?
Raquel
Adelaide, já tive um gato assim e ele fazia isso para chamar minha atenção. Aonde ele deixa esses pêlos arrancados? Em lugares que ficam na sua visão e que você acessa com frequência?
Ellen
olá boa noite, meu gato mais dengoso e carinhoso esta mijando em varios pontos do meu quarto e do banheiro. Não sei mais o que fazer , a caixa esta sempre limpa. e nao é guicho e sim se abaixa no chao e urina. me ajudem por favor.Meu marido ja nao quer mais ele .
Editor umComo.com.br
Oi Ellen! Você experimentou as dicas do artigo?
Ellen
Oi ,ontem passei vinagre em tudo kkkk e chapei na pimenta. Acordei hoje toda boba pq não tinha nada mijado. Pisquei ele foi em baixo da cama e mijou. E não e marcando território , vou castra-lo esse mês estou com medo de não adiantar,o mais velho marcava território castrei marcou,mas no caso dele nem sei.SE tiver alguma outra dica que eu ainda não tenha lido nos seus artigos me mande o titulo por favor. Muito obrigada pela atenção e dedicação nas suas postagens.Está de parabéns
Editor umComo.com.br
A sua avaliação:
Victoria Karoline Melo
se dormi com gastos pega duenças
Editor umComo.com.br
Oi Victoria! Confira as dicas desse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/dormir-com-gatos-faz-mal-20797.html
Bruna
Minhas gatas fazem xixi em qualquer lugar casa. Seus lugares mais frequentes são: sacolas plasticas, potes de plásticos de qualquer tamanho, papel, sofá, bolsa e outros lugares. Como posso fazer para elas usarem apenas a caixa de areia. Preciso muito de ajuda.
Editor umComo.com.br
Oi Bruna! Já experimentou as dicas do texto?
A sua avaliação:
andrezza martins
adorei essas opiniaes meu gato esta muito bem agora
A sua avaliação:
Silvania Ferrera Glória
como evitar que o meu gato mixa fora da areia!
A sua avaliação:
Florence
Qual o tipo de pimenta ? E é so colocar nos lugares onde ele ja marcou? E qto tempo tenho q troca essa pimenta?
A sua avaliação:
sandra regina medeiros
o meus gatos sao bebes eles tem 2 meses eu gostaria de saber como tirar eles parar de fazer xixi na cama

Imagem: smartpet.com.br
Imagem: worldsbestcatlitter.com
1 de 3

Voltar ao topo da página