Como evitar que o meu gato urine em casa
Os gatos são animais de estimação maravilhosos, limpos e independentes mas em algumas ocasiões podem assumir comportamentos estranhos para os seus donos, como urinar fora da caixa, nos móveis e em vários pontos da casa. Este comportamento, que acontece sobretudo com os machos, faz parte da sua necessidade de marcar território, mas para os donos torna-se em uma grande dor de cabeça. Por isso, em umComo.com.br damos-lhe algumas dicas para que descubra como evitar que o seu gato urine em casa.
Passos a seguir:
Embora estes felinos tenham séculos de domesticação conservam grande parte do seu instinto, o que os leva a fazer saber aos outros gatos que este é o seu território urinando para o marcar. O cheiro da urina, carregado de feromônios, indica a possíveis concorrentes que esse é o seu território.
A melhor opção para evitar que o seu gato marque o território, bem como esse desejo constante de sair de casa e esse comportamento agressivo que alguns gatos têm durante o cio é a esterilização. Com isso, conseguimos controlar a reprodução desta espécie e diminuímos a presença de gatos abandonados.
No entanto, para estar completamente seguro de que a esterilização funcionará, esta deve ser feita antes do seu primeiro cio, deste modo prevenimos completamente o aparecimento deste comportamento. No caso dos gatos que já passaram este período e são adultos às vezes funciona, mas por vezes pode não funcionar.
Uma das melhores opções para impedir que o seu gato urine em casa é usar os produtos que se vendem em lojas de animais para controlar a situação. Aplique-os nos locais em que o seu animal de estimação tem por hábito marcar.
Alguns especialistas recomendam uma opção muito mais econômica, a pimenta. Para isso, basta polvilhar pimenta nas zonas de casa em que o seu gato costuma marcar território. O gato ao sentir o cheiro a pimenta vai afastar-se desse local de imediato.
Pode acontecer também o seu gato urinar fora da caixa de areia, por esta não se encontrar devidamente limpa. Lembre-se que os felinos são muito asseados e se este local não estiver em perfeito estado eles irão fazer as suas necessidades em outro lugar.
Além disso, certifique-se que a caixa de areia não está muito próxima da sua tigela de comida. Caso isso aconteça é normal que o gato decida urinar e inclusivamente defecar fora deste local. Deve manter a caixa de areia e a tigela da comida do seu gato afastadas.
Deve ser bastante paciente, pois castigar o animal não resolverá o problema. O gato faz isto mais como uma resposta instintiva, e não como um comportamento de rebeldia. Se ao colocar em prática todas estas recomendações nada funcionar, então vá a um veterinário para o orientar de forma mais profissional.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que o meu gato urine em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.