Partilhar

Como evitar que meu gato morda os cabos

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como evitar que meu gato morda os cabos

Se o seu gato começou a morder cabos, está na hora de tomar medidas pois é um comportamento pouco apropriado e, além disso, muito perigoso. Não só porque seus aparelhos elétricos e eletrônicos podem ser danificados mas porque seu gato poderia se electrocutar ou engasgar com o material. Como dono responsável pelo seu animal de estimação você deve protegê-lo de qualquer risco que possa haver em sua casa. Por isso, em umComo.com.br vamos dar alguns conselhos para que descubra como evitar que seu gato morda os cabos.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como evitar que o meu gato me morda
Passos a seguir:
1

O segredo é a precaução e a prudência. O mais importante é que dê uma boa olhada pela casa para identificar todos os pontos de risco elétrico.

Você deve prestar atenção especial a qualquer objeto que esteja à altura do seu gato e sobre superfícies onde possa pular, lembrando que são muito bons pulando e podem alcançar quase qualquer lugar da casa.

Muito cuidado com:

  • Cabos de computadores, da Internet ou impressora.
  • Cabos de uso temporário, como luzes de natal, algum ventilador, algum secador, etc.
  • Cabos que não estão ao seu alcance mas sim ao alcance do seu gato: os gatos chegam e cabem em qualquer lugar, por isso preste atenção e revise os fios de todas as áreas que pareçam inacessíveis.
  • Muito cuidado com as pontas de conexão com o aparelho elétrico. Por mais que estejam protegidas, os trechos finais não estão totalmente encapados.
2

Para evitar que seu gato morda os cabos tente não ter muitos aparelhos conectados em uma só tomada. Não só para prevenir choques que coloquem em risco a vida de seu felino, mas também para que não sofra nenhum acidente.

Mantenha a ponta do cabo do aparelho perto da tomada para evitar tropeçar nele e que seu gato veja os cabos como um verdadeiro parque de atrações. E nem louco deixe um cabo muito esticado como se fosse um varal, porque de certeza que seu amigo felino pulará para se pendurar nele.

3

Se você não usa alguns aparelhos de forma habitual, é melhor guardá-los porque não vale a pena que estejam ao alcance do gato, pegando pó e representando um risco desnecessário.

4

Redistribua os móveis para que os cabos fiquem bem ocultos e recolhidos e não estejam à vista do seu animal de estimação.

Os gatos são bastante flexíveis e cabem em quase qualquer canto, por isso dedique um tempo a bloquear espaços de acesso à parte traseira de estantes, mesas, etc. Tente sempre que seu gato não veja os cabos para evitar que os morda.

5

Uma ótima opção, sempre que possível, é ter aparelhos com tecnologia sem fio. Com isso, deixará de ter tanto cabo pelo caminho, reduzindo consideravelmente o risco para seu gato e evitando preocupações com a eletricidade.

6

Você deve proteger os cabos, conectores e tomadas. Existem várias formas de fazer isso, entre elas:

  • Usar fitas de dupla face, fita isoladora, papelão ou clipes para fixar os cabos soltos e cobri-los.
  • Coloque nos cabos alguma substância desagradável para o gato (cítricos, vinagre, pimenta, etc). É bom deixar secar antes de voltar a conectá-los. Não use nada que seja salgado porque isso atrairá o felino.
  • Existem produtos específicos, como da marca Chewsafe, para cobrir os cabos com essências cítricas que tirarão do seu felino a vontade de morder cabos.
7

Para evitar que seu gato morda os cabos é importante dar bronca quando o fizer. Você deve dizer um NÃO com firmeza se o pegar em flagrante.

Também pode distrai-lo deixando algum objeto muito fino e leve cair perto dele para atrair sua atenção para outras coisas. Existem sensores de movimento que pode colocar perto dos cabos e cada vez que o gato se aproximar, emitem um som muito desagradável para ele.

8

Se seu gato tem tendência a procurar e brincar com os cabos, coloque mãos à obra para que seu felino esteja distraído e muito ativo:

  • Catnip é a erva dos gatos, muito conhecida pela fascinação que desperta neles: eles gostam do cheiro e é bom para eles morderem.
  • Brinquedos para gatos, inclusive os improvisados: não se esqueça do poder das caixas de papelão para que seu animal fique louco de alegria.
9

Quando for usar algum eletrodoméstico de forma pontual como no caso do ferro de passar roupa, aspirador de pó ou qualquer outro, tente que seu gato não esteja por perto enquanto faz isso, pois o melhor é evitar riscos e tentações.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que meu gato morda os cabos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se for precavido, não terá nenhum problema. Recomendamos paciência com seu gato, e antes de mais nada, muito cuidado.
  • Se seu gato ingerir algo vá imediatamente ao veterinário antes que sofra de uma obstrução.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como evitar que meu gato morda os cabos
Como evitar que meu gato morda os cabos

Voltar ao topo da página